Como a realidade aumentada (#AR) e a inteligência artificial (#AI) redefinem o RH

Como a realidade aumentada (#AR) e a inteligência artificial (#AI) redefinem o RH

Vivemos em uma era que está pronta para a transformação digital. O poder disruptivo da pandemia Covid-19 acelerou o desenvolvimento de tecnologias como automação, robótica, tecnologia de realidade, IA e computação em nuvem, para citar apenas alguns.

Todos esses desenvolvimentos ajudarão a mudar a maneira como vivemos e trabalhamos para sempre, mas pode não haver impacto mais forte no mundo de RH do que a combinação de realidade aumentada e inteligência artificial.

Otimizando RH em um cenário pós-Covid

A crise de saúde presenteou funcionários em todo o mundo com o gostinho de uma vida passada longe de escritórios, deslocamentos e cantinas. A era do ‘novo normal’ continuará a impulsionar o trabalho remoto, à medida que os funcionários vêem os benefícios de um escritório em casa.

O apetite dos trabalhadores por trabalhar em casa é tão forte que 58% dos entrevistados afirmaram que considerariam procurar um novo emprego em vez de voltar ao escritório.

Isso apresenta um novo enigma para os gerentes de RH. Como as equipes de RH podem avaliar com eficácia os candidatos para as funções e integrá-los, se talvez nunca os encontrem pessoalmente?

A tecnologia da realidade abre as portas para maneiras novas e inovadoras de recrutar candidatos. Antes da pandemia, a indústria de RH já estava procurando se afastar das estratégias tradicionais de recrutamento, e as visitas de realidade virtual ao local de trabalho já ajudaram a dar aos candidatos uma visão remota dos ambientes de escritório de suas empresas, enquanto alguns aplicativos integrados permitiram até mesmo aos candidatos desempenhe as posições para as quais estão se candidatando de uma maneira mais envolvente.

A realidade aumentada para empresas tem sido uma área de prioridade para as empresas nos últimos dois anos, indicando que poderemos ver mais desenvolvimentos e casos de uso surgindo em um futuro próximo.

A RA e a RV certamente trarão muitos benefícios para uma série de empresas no futuro. Alimentado por inteligência artificial que interpreta como os usuários interagem com seu campo de visão, a Forbes relata que o treinamento e as orientações baseados na realidade podem ter o potencial de reduzir o tempo de integração em 40% - e melhorar o desempenho dos funcionários em até 70%. Também pode haver volumes significativos de mão de obra economizada no processo de treinamento, com programas inteligentes ajudando a treinar novos recrutas.

Embora a tecnologia da realidade já esteja sendo explorada em muitos setores para marketing e operações, suas aplicações potenciais no cenário de RH merecem atenção. Isso pode criar novas maneiras de aumentar e maximizar o capital humano em uma época em que a indústria foi afetada pelo surgimento do trabalho remoto.

Aplicação de soluções aumentadas e de IA ao RH

Vamos explorar como a realidade aumentada e a inteligência artificial podem se combinar para otimizar os processos de RH. Esta tecnologia emergente pode ser utilizada para trazer aprendizagem inovadora para profissionais, integração avançada e treinamento sob medida para posições especializadas:

  • Processos de integração aprimorados: a integração é uma faceta crítica para garantir que os novos funcionários recebam uma introdução eficaz aos seus ambientes de trabalho. Esse processo pode ter efeitos de longo prazo no desempenho do funcionário e na empresa como um todo - especialmente em termos de construção de competências em um ritmo mais rápido. Com isso em mente, as empresas estão aproveitando a RA para rejuvenescer o processo de integração, usando experiências imersivas para oferecer maior engajamento. Isso não apenas melhora a qualidade do engajamento entre uma empresa e seus novos contratados, mas também pode ajudar a minimizar o desperdício de papel e material durante a integração - com informações que podem ser armazenadas online.
  • Interação simulada: há algumas coisas para as quais os funcionários não podem ser facilmente treinados, especialmente quando se trata de funções voltadas para o cliente. No entanto, o AR dá aos funcionários a capacidade de simular interações típicas com o cliente diretamente no contexto de seus ambientes de trabalho por meio de seus smartphones. Com a capacidade de AR de transcender encenações desajeitadas de empregador para funcionário, a equipe pode se familiarizar com cenários realistas que podem ser repetidos e aperfeiçoados sem tirar horas de produtividade do empregador - ajudando a aumentar a confiança do funcionário em seu próprio ritmo.
  • Suporte para cargos especializados: trabalhadores de fábrica e funcionários de linha de produção podem ter funções exclusivas que são amplamente especializadas, exigindo muita experiência prática para acertar. No entanto, quando se trata de operar máquinas perigosas, há uma maior margem de erro, o que torna a tarefa mais difícil para novos funcionários treinarem de forma eficaz. A realidade aumentada tem o poder de aprimorar o desenvolvimento do funcionário nessas funções especializadas, oferecendo um alto nível de visualização do processo que pode minimizar o risco e aumentar a confiança do funcionário. Ao utilizar a tecnologia para fornecer uma camada digital de orientação diretamente para o equipamento que usarão, a AR pode ajudar os funcionários a desenvolver suas competências sem o perigo de erros dispendiosos.

Treinamento e desenvolvimento em um futuro movido a RA

Os aplicativos baseados na realidade têm o potencial de levar o treinamento de funcionários a um nível totalmente novo, além das capacidades dos métodos de aprendizagem tradicionais.

Por meio de um projeto espacial específico, os aplicativos de AR e VR podem simular ambientes do mundo real para evitar incidentes perigosos durante o treinamento de segurança. Eles também podem permitir que os usuários manipulem objetos virtuais como meio de aprendizagem imersiva.

Embora as plataformas móveis agora sejam capazes de apresentar conteúdo 3D e sobrepô-lo à realidade como meio de facilitar uma experiência de aprendizado, a próxima geração de óculos inteligentes provavelmente será a próxima evolução natural da tecnologia de realidade aumentada. Com metade do planeta precisando de óculos até 2050, a adoção da tecnologia provavelmente será mais natural do que outros wearables inteligentes - e pode abrir caminho para experiências de integração ainda mais envolventes em um futuro próximo.

Por exemplo, a Health Education England adotou a tecnologia AR junto com as soluções de IA para apoiar o processo de aprendizagem de seus alunos de medicina especializados em saúde mental. Os alunos usam óculos inteligentes enquanto conduzem sessões psiquiátricas com pacientes simulados, enquanto seu tutor observa seu desempenho de uma maneira não intrusiva, enquanto oferece conselhos e orientação por meio de um fone de ouvido.

“A tecnologia imersiva vai desempenhar um papel cada vez mais importante na forma como treinamos e educamos a força de trabalho de saúde e cuidados”, explicou o Dr. Neil Ralph, chefe de aprendizagem aprimorada por tecnologia da Health Education England. “Está se tornando cada vez mais importante que aqueles envolvidos na oferta de educação e apoio à força de trabalho estejam equipados para tomar decisões que garantirão o melhor retorno sobre o investimento.”

Em um mundo que está se tornando cada vez mais maduro para a transformação digital na esteira da pandemia Covid-19, é provável que vejamos a realidade aumentada alavancar processos de integração mais imersivos conforme a tecnologia se desenvolve e os locais de trabalho se tornam mais remotos - abrindo caminho para mais recursos, funcionários confiantes e eficientes em uma variedade de setores.

Quero implementar o E-ARShop com #AI, além de #AR. 🤓

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Delano de Valença Lins Filho

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos