Como receber feedbacks eficazes da sua liderança
Sei que ouvir um “quero te dar um feedback” pode causar um certo desconforto. Mas não é apenas a palavra “feedback” que assusta. É comum estremecer recordando de todas as vezes que você já teve alguma reunião que seria “apenas um feedback”, e que se transformou em uma conversa desagradável, sem verdadeiras trocas construtivas.
Embora as pessoas temam feedbacks, de acordo com um estudo realizado pela Harvard Business Review, 92% dos entrevistados concordam que “uma crítica, se fornecida de maneira adequada, é eficaz para melhorar o desempenho”.
Para os líderes, ter “aversão” por críticas é um problema, pois líderes precisam receber críticas que o ajudem a crescer e evoluir. Mesmo assim, pelo fato de muitas pessoas terem tido experiências ruins com feedbacks, algumas se sentem desconfortáveis ao passar feedbacks aos seus líderes, e alguns líderes não sabem lidar com feedbacks.
Então a pergunta é: Como converter essa situação? O segredo é simples: a liderança não é sobre você, mas sim sobre as pessoas das quais você trabalha. Você não quer um feedback apenas por tê-lo, você quer o resultado que virá dele, quer o insight que o ajude a tomar melhores decisões e ajudar as pessoas a sua volta.
Essa mudança de pensamento funciona como uma girada de chave, e para que você tenha êxito ao receber feedbacks, ao invés de perguntar: “Qual é o feedback que você tem para mim?”, você deve perguntar “O que posso fazer para colaborar/melhorar?”.
Dica final: reflita sobre a importância de receber feedbacks, reflita como você dá feedbacks e como os recebe. Faça uma autoanálise e vá em busca da sua melhor versão!