Como repensar a carreira em tempos de crise (sem chutar o balde antes da hora).

Como repensar a carreira em tempos de crise (sem chutar o balde antes da hora).

Muitas mulheres estão vivendo uma crise com suas escolhas profissionais neste período de pandemia. A insatisfação com o trabalho ganha contornos ainda mais fortes em um momento em que nossas emoções estão à flor da pele.

"Agora não dá pra pensar nisso, tanta gente precisando de um emprego!"

"E se eu for desligada? Vou pro mercado ou arrisco a mudança que eu tanto quero?"

"Se não fosse pelo dinheiro, eu já tinha chutado o balde!"

Se pensamentos deste tipo rondam a sua cabeça, está na hora de parar de tentar fugir da realidade. O momento em que vivemos só desvendou o que você já estava sentindo: você não está feliz.

Mas, antes de agir por impulso, tem algo importante que você pode fazer: aprender a projetar o qual seria o próximo passo da sua carreira considerando todos os limites externos e todos os anseios internos. Projete o próximo passo, não o resto de sua vida.

Para isso, deixe de lado a necessidade de encontrar a ideia certa e elabore muitas ideias para poder explorar possibilidades diferentes para o seu futuro.

Sugiro este passo a passo para você sair de onde está e começar uma nova fase em sua vida:

  1. Liste 5 a 10 coisas que você faz no trabalho que faz com que você se sinta engajada (não vê o tempo passar) e/ou energizada (sai da atividade melhor do que entra).
  2. Envie uma mensagem para 3 a 5 colegas e ex-colegas de trabalho perguntando quais são suas características mais marcantes no papel profissional.
  3. Liste as experiências mais alegres que você teve em sua vida profissional até agora.
  4. Reúna as informações acima e organize uma lista com suas principais habilidades e seus talentos.
  5. Elabore infinitas possibilidades cruzando cada um desses talentos com diferentes ações possíveis como por exemplo: ensinar para alguém, produzir e vender algo, produzir o que outro vendeu, vender o que outro produziu, liderar quem produz e/ou vende, etc.
  6. Escolhas três alternativas considerando questões objetivas (mercado, rede de contatos, investimentos necessários) e também questões subjetivas (desejo, intuição, satisfação, propósito). Confie mais nas questões subjetivas.
  7. Elabore três protótipos (ações que você pode realizar de onde você está, sem chutar o balde) para testar essas alternativas. Pode ser dentro da empresa onde você trabalha, se isso for possível, ou fora.
  8. Vivencie cada um dos protótipos e faça perguntas como: Como seria expandir essa ideia? Como eu me sinto realizando isso? O que ainda preciso pesquisar?
  9. Depois disso, você estará pronta para decidir o próximo capítulo da sua vida!

A crise não pode te paralisar. Você pode caminhar na direção da sua autorrealização sem que para isso precise arriscar tudo o que já conquistou. Você poderá descobrir que só precisa de um ajuste de rota (novos projetos, mudança de área ou mudança de empresa) ou que está pronta para uma mudança radical (transição de carreira). Seguindo esse passo a passo, em ambas as situações você terá a clareza de que está no caminho certo e isso é um grande passo!

Tenha coragem para começar! E peça ajuda se precisar.

Magele Valdo - Mentoria de Carreira

Novo perfil no Instagram com aulas semanais ao vivo: @magele.valdo



Daniela Melo Franco

Especialista de Projetos Educacionais | Gestão de Projetos | Educação Corporativa | Gestão de Treinamentos

1 a

Adorei!!! Tão atual!

Krishna Coelho

Recursos Humanos | Tech Recruiter | R&S | Talent Acquisition

4 a

Pelo contrário a crise deve ser uma oportunidade para vermos o quanto somos mutável, e devemos aproveitar esse momento e nos ressignificar. Gostei muito do post. Parabéns

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos