Como saber se você foi bem em uma entrevista?
Uma entrevista de emprego sempre é uma situação relativamente tensa porque nenhum dos dois lados (avaliador e avaliado) tem o controle total do momento e tampouco sabem o que vão encontrar do outro lado da mesa. É normal o candidato ficar ansioso e nervoso antes da conversa, já que o intuito do entrevistador vai ser analisá-lo e ele sabe disso. Já para o recrutador, a entrevista faz parte de sua rotina e o estresse acaba sendo controlado. Em muitos casos, ele pode até mesmo se esquecer que aquela é uma situação tensa para o candidato.
Nesse contexto, os fatores que interferem em uma entrevista de emprego podem ter pesos e interpretações diferentes para entrevistados e entrevistadores. Então, como saber se você foi bem em uma entrevista? Confira abaixo alguns sinais que podem ajudá-lo a entender se o recrutador gostou ou não da conversa:
Duração / Tempo: quando a conversa é interessante, o avaliador tende a investir mais tempo nela, perguntando mais detalhes sobre pontos específicos do perfil e do histórico profissional, o que acaba alongando o bate-papo. Vale ressaltar que entrevistas rápidas não são necessariamente um sinal de que você foi mal, pois irá depender muito do perfil de quem está entrevistando.
Interação / Atenção: um diálogo aberto, com perguntas e respostas dos dois lados e com participação ativa tanto do candidato quanto do recrutador, pode ser sinal de que a conversa está produtiva e o avaliador está interessado em seu perfil.
Etapas adiantadas: outro possível sinal é quando o entrevistador aproveita a presença do candidato para adiantar etapas do processo e o coloca para conversar com outra pessoa (que entraria no processo em uma possível próxima fase) ou realizar algum teste técnico ou comportamental. Dependendo da urgência e da aderência de seu perfil à vaga, os recrutadores podem acelerar o processo e até agilizar as fases seguintes em um mesmo dia.
Informações sobre o interesse do candidato: questionamentos sobre o real interesse do profissional naquela posição, como perguntas sobre o tempo necessário para iniciar o trabalho ou qual seria a reação do candidato com uma eventual contraproposta do seu atual trabalho, podem ser indicações importantes de que a entrevista foi bem sucedida.
Detalhes sobre os próximos passos do processo: se o avaliador fornece proativamente muitos detalhes sobre as próximas etapas do processo seletivo (conclusão, próximas fases, previsão de resposta) e pede para você avisá-lo a respeito de qualquer novidade na evolução de outros processos que esteja participando, pode ser um indício de que ele não quer te perder e que deseja evoluir com a sua participação.
Tempo de retorno sobre a entrevista: este é um período que pode variar muito (de algumas horas a alguns meses), de acordo com a urgência, confidencialidade e disponibilidade da empresa que está contratando. Ao mesmo tempo, um retorno rápido pode ser um grande sinal de que você está bem cotado para a posição e que o entrevistador gostou do seu perfil. Mas o contrário não é verdadeiro: feedbacks mais demorados não significam que você foi mal.
Por fim, toda vez que saímos de uma entrevista, temos uma impressão boa ou ruim sobre nosso desempenho – não deixe de considerar essa sensação. Muitas vezes, apesar de subjetiva, ela condiz com a impressão que o outro lado (recrutador) também ficou da conversa e pode ser um termômetro importante para saber se você foi bem avaliado ou não!
Gerente de Vendas
8 aMuito bom, e concordo com as colocações do Carlos está faltando um pouco de ética Por parte de alguns recrutadores no que venha a ser retorno ao candidato
Operador de Produção
8 aGostei
Analista Sênior de Planejamento Financeiro de Projetos de Capital na Mosaic Brasil | Terapeuta Reiki
8 aInfelizmente, hoje o que vemos são as empresas exigindo o máximo dos candidatos e colocando entrevistadores totalmente despreparados tanto para avaliação técnica quanto comportamental!
Gestor de Segurança do Trabalho, Saúde & do Meio Ambiente, Gestão e Liderança de Pessoas.
8 aFelipe. Eu diria que uma entrevista é tudo que você tem de melhor é para ser mostrado e que nem sempre sabemos como fazê-lo. Boas e bem pertinentes as sus colocações. estive recentemente participando de uma, e ao sair fiz uma alto avaliação e não gostei, tinha achado que havia me saído mal. Pelas perguntas que eu não esperava, e pelas minhas respostas. Foi um pouco tumultuada ( via Skype ). Não tive retorno mais. Acertei na minha intuição. A primeira impressão pesa muito na avaliação. Obrigado e muito boa a suas colocações.
Gerente de S&OP | Alfama Foods
8 aParabéns pelo texto Felipe Brunieri; excelente dicas para identificar 'performance' na entrevista!