Como se alertar para a possível cultura tóxica de uma empresa; o valor da vulnerabilidade no trabalho; Gucci inova no mundo da adaptabilidade e mais.

Como se alertar para a possível cultura tóxica de uma empresa; o valor da vulnerabilidade no trabalho; Gucci inova no mundo da adaptabilidade e mais.

Palavras de alerta

Uma carreira que nos traga sucesso e bons momentos é o que todos buscamos, isso é fato. E, estar em um ambiente de trabalho equilibrado, com valores e personalidade que se encontrem com aquilo que acreditamos é muito importante para atingirmos isso.

Pertencimento, crescimento pessoal e profissional são pontos essenciais para que possamos nos desenvolver. Mas, armadilhas sempre existem e elas precisam ser evitadas. Por exemplo, ninguém quer estar em uma cultura tóxica, com valores negativos ou ações que não se encaixam em boas práticas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Giphy

A grande questão na hora de buscar um emprego…

Como identificar a cultura que melhor se alinha com suas aspirações e valores? Essa resposta pode ter diversas fontes. A primeira pode ser autoconsciência. Saber suas preferências pessoais, valores e metas profissionais é o caminho para encontrar o ajuste perfeito. Mas, existem outros tópicos que podem ser usados para ficar “alerta” na busca de emprego. Separamos 5 frases comuns em anúncios de emprego que podem ser indicativos de uma cultura corporativa controversa:

  • Ambiente de ritmo acelerado: essa frase pode sugerir desequilíbrio entre entre vida profissional e pessoal, levando ao esgotamento dos funcionários.
  • Disponibilidade 24/7: esse pedido demonstra uma cultura de trabalho excessivamente demandante e que prejudica a qualidade de vida dos colaboradores.
  • Alta tolerância à ambiguidade: adaptabilidade é necessária em todo tipo de trabalho, mas esse pedido revela gaps de comunicação e ambiente caótico.
  • Trabalhar bem sob pressão: pressão acontece em todo tipo de trabalho, mas essa frase pode indicar que a empresa costuma estar sempre em modo de alerta, o que pode resultar em alto estresse entre os colaboradores.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Giphy

O estudo "Hiring For Attitude" da Leadership IQ, empresa de pesquisa em liderança, mostra que a maior parte dos erros de contratação se relaciona com comportamento. Ele mostra que 46% das novas contratações dão errado em até 18 meses. O que isso significa? Que mesmo querendo escolher um ambiente favorável para mostrar suas habilidades, ter o equilíbrio de cultura ou de comportamento é fundamental para garantir o desenvolvimento na empresa escolhida.

E, nunca é demais lembrar, os anúncios de emprego podem dar pistas sutis sobre como a empresa funciona e qual é a sua real cultura. Atenção quando for se candidatar e leia tudo nos mínimos detalhes. Além de confiar em sua intuição ao tomar decisões sobre sua carreira.


Vulnerabilidade em pauta

Uma discussão que já vem tendo repercussão há um tempo é a vulnerabilidade. Brené Brown nos ensina sempre que precisamos abraçá-la! Muito mudou sobre a forma como pensamos sobre ela, há algum tempo ninguém imaginava que ela poderia ser algo positivo. Mas, você já parou para pensar que ela pode ser uma aliada em seu crescimento profissional?

Com tantos desafios e incertezas que passamos atualmente, com líderes e profissionais em constante pressão para terem respostas, é necessário repensar como a vulnerabilidade se faz presente ao longo de nossas carreiras. Sabermos nossas limitações e aceitarmos nossa humanidade com pontos positivos e negativos é o 1° passo para a autodescoberta, o aprendizado contínuo e conexões mais autênticas no ambiente de trabalho.

  •  Construindo relações autênticas: quando sabemos nossas vulnerabilidades, conseguimos construir relacionamentos sólidos e significativos com colegas de trabalho e líderes. Mostrar humanidade e admitir que não sabemos de tudo cria um ambiente de confiança mútua facilitando que todos se sintam à vontade para compartilhar suas próprias histórias e desafios. Essa abertura torna os líderes mais “humanos”, empáticos e inspiradores. Liderar com autenticidade, reconhecer as limitações e buscar constante aprendizagem uns com os outros, valoriza nossa equipe promovendo senso de pertencimento e colaboração, resultando em um time mais coeso e produtivo.
  • Aprendizado contínuo e feedback construtivo: quando abraçamos a vulnerabilidade, conseguimos mais oportunidades de aprendizado e crescimento na carreira. Tendo a visão de que não sabemos tudo e que sempre podemos melhorar, conseguimos nos abrir para feedbacks construtivos e aprimoramento de nossas habilidades de forma constante. Querer aprender e se adaptar às novas demandas do mercado é uma vantagem competitiva valiosa em um mundo profissional em constante mudança.
  • Resiliência e Inovação: estamos em ambientes dinâmicos constantemente e a imprevisibilidade e a vulnerabilidade são parte disso. Reconhecer limitações nos prepara para enfrentar os desafios e incertezas presentes no ambiente de trabalho. A vulnerabilidade nos traz adaptabilidade e impulsiona a busca por soluções inovadoras. Assumir riscos calculados e abraçar o desconhecido é peça-chave para ter sucesso. 


Como podemos ver, a vulnerabilidade não é uma fraqueza, mas sim, uma poderosa ferramenta para o sucesso na carreira. Abraçá-la nos ajuda a construirmos relações autênticas, nos tornamos líderes mais empáticos e inspiradores e nos abrirmos para o aprendizado contínuo. Permita-se ser vulnerável, é aí que está nossa autenticidade, força para enfrentar os desafios e atingir nossos objetivos com coragem e resiliência. Faça da vulnerabilidade sua aliada para o sucesso e a realização profissional!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Giphy

Gucci e a melhor experiência na moda

Moda é movimento e está em constante mudança, vivenciamos isso pelos diversos tópicos que surgem a cada momento. E, a tecnologia e inclusão são temas quentes no momento! A Gucci está liderando esse caminho com inovações surpreendentes para que suas lojas sejam mais acessíveis a clientes cegos e com baixa visão.

Pense com a gente: um mundo em que a deficiência visual não é barreira para ter uma experiência de compra única. A Gucci em parceria com o serviço de interpretação visual Aira, conseguiu isso! Agora clientes cegos e com baixa visão vão conseguir explorar suas lojas com confiança e comodidade.

Usando o aplicativo Aira, os clientes podem acessar intérpretes visuais remotos, disponíveis para auxiliá-los durante sua experiência de compras. Da descrição do visual da loja, identificação de barreiras de acesso até o destaque de categorias de produtos, provadores e balcões de checkout, os intérpretes guiam uma experiência personalizada e acessível.

E o impacto dessa tecnologia não fica apenas nisso! Segundo a consultora de acessibilidade da Gucci, Sinéad Burke, essa iniciativa também pode beneficiar clientes com ansiedade ou outras necessidades específicas, fazendo da marca referência em empatia e modernidade.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem: Giphy

E, ainda tem mais! A Gucci tem pontuação máxima no Índice de Igualdade de Deficiência Anual, isso mostra seu compromisso com a acessibilidade de forma geral. E a marca pretende ir ainda mais longe nisso, planejando a intersecção entre arquitetura e acessibilidade para que os espaços de suas lojas e escritórios sejam ainda mais inclusivos.

A Gucci acerta em utilizar tecnologia de ponta e parcerias estratégicas para firmar seu compromisso com a acessibilidade, reforçando a mensagem real de que a moda deve ser para todos. O primeiro passo é derrubar barreiras para construir pontes, ajudando todos a perceberem que o mundo da moda pode, sim, ser para todos, valorizando os indivíduos por suas características, os representando e celebrando.

Esperamos que a moda siga cada vez mais como um espaço acolhedor e diversificado, refletindo a beleza e a singularidade de cada ser humano.


Mala de viagem

Nossa mala de viagem dessa semana está recheada de dicas incríveis! Como sempre falamos no podcast, queremos que a mala de viagem de vocês esteja repleta de itens que merecem ser lembrados e compartilhados. Por aqui, sempre daremos dicas de filmes, livros, documentários e muito mais!


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Série: Stranger

Quem já assistiu alguma série coreana? Chegou o momento! A serie de suspense conta a história de uma detetive ousada que ajuda um promotor zero empático a investigar um caso de assassinato e corrupção política. Tem drama, suspense e um roteiro muito bem articulado que prende! Não sentir nada pode ser um grande problema!Vem conhecer, aqui.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Podcast: Mano a mano

Mano Brown mostra um lado seu que nem todos conhecem, o de entrevistador! Em seus podcast, ele não tem papas na língua e faz perguntas de todos os tipos para seus entrevistados. Com seu posicionamento politizado, ele traz os participantes para essa atmosfera e ouve revelações incríveis que colocam todos para pensar!

Ouça aqui.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Livro: História social da beleza negra - Giovana Xavier

No livro, a historiadora e teórica do feminismo negro Giovana Xavier explora o surgimento de uma indústria cosmética voltada para a mulher negra nos Estados Unidos na virada do século XIX ao XX, período de normatização agressiva da brancura como padrão de beleza universal, de popularização da eugenia e de difusão de valores associados à ideia de supremacia branca. O livro traça paralelos e mostra uma realidade difícil e que nem sempre foi percebida. Vale a leitura! Aqui.


De Carona Na Carreira

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Essa semana Thais entrevista Rosângela, fundadora da marca Negra Rosa, que começou no mercado como influenciadora de beleza, mas não encontrava produtos de acordo com o seu tom de pele e resolveu criar sua marca. Hoje ela conta com uma gama de clientes que são revendedoras de sua marca em todo Brasil e vai contar sua estratégia de negócios no podcast.

 Vambora ouvir o episódio?


Beijos,

Thaís Roque e equipe


QUER SEGUIR A GENTE NO INSTA? 

@thaisroque | @jnfonseca | @annelizepires | @thaiscamposf






Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos