Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Hoje vemos uma serie de textos enormes a respeito do comportamento situacional relacionado a recolocação no mercado de trabalho. É comum livros, lives, dicas e muitas outras informações relacionadas ao tema, porem uma das mais importantes tem sido deixada de lado. Você já parou para pensar quantas vezes você assumiu um comportamento baseado nessas dicas e mesmo assim não passou na entrevista? Já parou para pensar que o que é avaliado não é o comportamento padrão?

Vivemos um momento em que a transparência é a palavra chave para o mundo dos negócios, que cada vez mais a aderência com a identidade da empresa muitas vezes fala mais do que as competências técnicas de um currículo (claro, guardadas as proporções). Assumimos uma serie de comportamentos não naturais que delatam nossa verdadeira essência e alem de tudo isso, saímos frustrados por seguir a risca orientações padronizadas que foram elaboradas em outro momento da historia do R&S, por isso abaixo seguem algumas condutas que vão ajudar na hora de buscar uma nova oportunidade aos que necessitam ou procuram:

  1. ANTES DE MAIS NADA PESQUISE SOBRE A EMPRESA - Essa empresa, tem a missão, visão e valores próximas aos meus? eu sou capaz de entender o funcionamento dessa dinâmica de mercado? eu estou disposto a fazer parte desse time e contribuir para esta causa? verifique se o negocio da empresa e seus valores estão relacionados ao que você acredita, dessa forma é mais fácil passar nas demais etapas do processo.
  2. FUI CONVOCADO! E AGORA? - Esteja preparado, pegue sua pesquisa sobre a empresa, entenda sobre o negocio, procure entender o que fara nesta função a qual esta concorrendo, verifique avaliações sobre a empresa, investigue!
  3. E NA ENTREVISTA COMO DEVO ME COMPORTAR? - Preste muita atenção nas perguntas que estão sendo feitas, procure entender qual é o perfil daquela empresa pela apresentação do Recrutador, seja honesto com ele da mesma forma que ele sera com você, não se limite a responder somente o que ele te pergunta. Mostre interesse! afinal você quer esse emprego não quer? Seja você mesmo com uma conduta profissional;
  4. FALSO OU VERDADEIRO ? - não omita informações relevantes, nem procure agir de uma forma que não é a sua, a muitos pontos que podem eliminar um candidato então antes de pensar que foi por causa de uma coçada no olho direito, um espirro ou qualquer algo do tipo, verifique seu trajeto até a empresa, veja se ele não é muito longo as vezes foi isso que eliminou você do processo por exemplo,uma empresa que preza pela qualidade de vida não vai permitir que um colaborador fique 2:30h em um transporte publico. Entende? são pequenos detalhes que com o passar do tempo desgastam as pessoas; abaixo alguns verdadeiros e falsos sobre as analises realizadas:
  • o Recrutador sabe se eu estou mentindo pela minha letra ou pelo meu olhar? FALSO na maioria das vezes dados são utilizados, referencias, datas, etc. Ha métodos como analises comportamentais que dizem muito a seu respeito como dinamicas, testes entre outros, nada disso e 100% garantido e não substituem uma boa conversa.
  • O Recrutador avalia minha postura ao sentar e ou me comunicar? VERDADEIRO principalmente para vagas que estão relacionadas ao atendimento ao publico. Veja bem quais são os requisitos necessários para aquela posição, mas comunicar-se adequadamente é essencial.
  • O Recrutador reprova as pessoas por que o celular tocou ? FALSO, apesar de tomar cuidado para que isso não aconteça por ser embaraçoso, somente o celular ou um espirro coisas do tipo não são fatores de reprovação suficiente.
  • O papel do Recrutador é me reprovar? FALSO, o papel do Recrutador e trazer o candidato certo para empresa certa e a empresa certa para o candidato certo. Se você não passou no processo seletivo para uma posição coloque-se disponível para outra, não se sinta reprovado e sim entenda que talvez não tenha dado certo mesmo.

Sempre seja você mesmo, ninguém pode dizer que você esta fazendo isso errado! Boa sorte a todos espero ter contribuído.

Felipe Ferraz Leonardo

Data Engineer | Google Data Engineer Certified | AWS Certified | Data Platform | Analytics Engineer | Podcaster at Papo Junior

4 a

Ótimo! Irei indicar esse artigo para alguns amigos !

Francisco Morgado

Gerente de Produção/PCP/Qualidade/Operações

5 a

Gostei.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Naara Fernandes

  • Dicas para trabalhos Home-office

    Dicas para trabalhos Home-office

    É com toda essa movimentação do #coronavírus #covit19 estamos vivendo tempos onde para o bem comum não é seguro…

    4 comentários
  • RH- CORUJA OU CARRASCO

    RH- CORUJA OU CARRASCO

    É sabido que os Recursos Humanos tem vivido um papel de realinhamento em termos de responsabilidades e papeis, onde…

  • Vamos falar sobre o seu currículo?

    Vamos falar sobre o seu currículo?

    Esse artigo trás algumas dicas importantes sobre a elaboração do seu currículo e informações relevantes sobre o momento…

  • O Periquito do Realejo e o Recrutamento e Seleção

    O Periquito do Realejo e o Recrutamento e Seleção

    Qual é a principal diferença entre os dois? Numa era de transformações como temos enfrentado os Subsistemas de RH têm…

  • Ação de Halloween RH

    Ação de Halloween RH

    O Halloween é comemorado no dia 31/10 e é uma festa divertida onde a maioria das empresas costumam promover ações com…

  • Desmistificando a Discussão em Ambiente Corporativo

    Desmistificando a Discussão em Ambiente Corporativo

    Discussões costumam parecer algo ruim dentro do conceito que muita gente ainda mantém, principalmente em ambiente…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos