Como se manter produtivo trabalhando com vendas
Talvez um dos maiores desafios de trabalhos que utilizam a mente como força motora seja conseguir se manter produtivo. O corpo é ligeiramente fácil descansar, você senta, para por alguns minutos e está pronto para recomeçar. Mas na área de vendas isso pode ser muito diferente.
Normalmente seguimos padrões, roteiros pré-moldados, rotinas por muito tempo e, é o que nos faz ficar um tanto quanto estafados das tarefas diárias. Isso sem contar que a grande maioria dos vendedores gasta muito tempo com atividades não relacionadas diretamente a vender.
Seja como for, certamente se manter produtivo trabalhando na área de vendas é certamente mais difícil propriamente do que vender.
Hoje irei propor alguns passos simples para te ajudar a se manter produtivo trabalhando com vendas. Vamos conferir?
1 - Verifique se a motivação está correta
Primeiramente é importante entender que a motivação aparece quando você tem objetivos claros para executar uma tarefa. Ou seja, vender para entregar as metas e manter sua empregabilidade, pelo desafio pessoal, para ganhar a comissão e comprar algo que necessite...
Se a sua meta pessoal é comprar um carro novo e você não sente tanta falta dele assim, provavelmente você vai começar a desanimar ao longo da trajetória.
Motivações fracas geram resultados fracos, o importante é descobrir realmente os fatores que te motivam.
Para tanto, antes, vamos conceituar motivação. A palavra em Latim "Moverè” força motor ou força interna que faz você ter determinada atitude, ou realizar determinada tarefa.
Temos uma bela lista de fatores motivadores, porém os considerados básicos são: dinheiro, amor e glória. Existem estudos que desdobram esses em outros fatores tais como: desafio, carreira, interação social, diversão, ordem, poder, status, honra, aceitação, liberdade e obrigação.
A pergunta que não quer calar é se você realmente identificou sua real motivação? É algo que te impulsiona a seguir focado e comprometido?
Quais fatores te motivam mais e, portanto, precisam de cuidado para te manter lá em cima? Não é fácil, mas tem uma máxima que diz: “Fique motivado ou morra tentando”.
Seja como for, eu sugiro inicialmente a pensar em coisas mais urgentes, como contas a vencer ou mesmo uma meta mais presente, como uma viagem.
Analise periodicamente, aprenda trabalhar sua mente.
2 - Compreenda seus limites
Mesmo a motivação mais poderosa no mundo vai encontrar limites. Não adianta pensar que você vai conseguir seguir 24 horas sendo produtivo, isto simplesmente é impossível. Então comece a compreender as suas barreiras e limites, e se comporte de maneira racional com seu corpo.
Se você tem que andar muito a pé e se sente cansado, então quem sabe não é o momento de trabalhar seu condicionamento físico nas horas vagas? Você pode também pensar se não é a hora de se deslocar de moto ou carro.
Algumas vezes é necessário espaçar mais sua agenda de compromissos e reuniões planejando estrategicamente. Seu cansaço só vai fazer com que você tenha problemas para fechar vendas, você vai dar menos de si, e isto não é falta de motivação, é falta de energia é contraproducente mesmo.
3 - Crie intervalos
Talvez você esteja achando um tanto quanto curioso, porém os intervalos têm o objetivo de “recriação”. Um momento onde você está criando forças para retomar sua capacidade.
Além de descontar o tempo do trajeto até o próximo cliente, o ideal também é que antes desse compromisso agendado, você invista pelo menos uns 15 ou 20 minutos refrescando a sua mente se preparando para tal atividade.
Talvez ouvir um pequeno podcast sobre vendas, ou mesmo relaxar sob um café enquanto revisa alguns dados importantes, realiza alguma pesquisa... Sempre há algo para ser trabalhado, e você pode utilizar estes esforços para colher excelentes resultados no médio prazo.
4 - Comece a agir
Muitos de nós temos problemas com motivação porque esperamos demais, queremos resultados perfeitos e planejamos, planejamos e planejamos. Planejamento é extremante importante, entretanto, por si só ele não garante nenhum resultado.
Quando você começa a agir é que as coisas começam a acontecer. Por isso ao invés de planejar demais, tente começar a agir mais.
Resultados aparecendo vão com certeza fazer mais pela sua motivação do que qualquer plano infalível.
5 - Aprenda com suas falhas
Errar todo mundo erra. Então comece a olhar para seus erros como uma probabilidade, ou seja, provar ou testar. Vejam todos os erros como aprendizado e como uma grande oportunidade de transformar seus resultados.
Aprenda com os erros e/ou com os acertos, mas sempre aprenda alguma coisa. Comece a trabalhar para sair do lugar e fazer resultados reais. Assim você estará sempre em evolução, o que é um fator chave para começar a ter sucesso.
A motivação também vem da confiança, e não há fonte melhor de confiança do que realmente olhar para trás e conseguir enxergar resultados reais de suas conquistas. Ver que você progrediu e que realmente consegue mostrar frutos que nem todos conseguem.
6 - Não se compare tanto
Algumas empresas que adoram criar ranking de vencedores do mês, e realmente esta é uma espada de dois gumes. Principalmente porque poucos realmente são motivados por encontrar seu nome no final da lista de vendedores.
Não se sinta mal por não ser o primeiro, nem queira ser o primeiro por si só. Queira ser melhor do que você é hoje. Busque crescimento, passe a tomar atitudes inteligentes e faça o seu melhor para atingir bons resultados.
No mais é isso, em breve estarei de volta com novos artigos.
Sobre o autor Sou o Anselmo Costa, pós-graduado em Gestão Empresarial e especialista na área comercial com mais de 20 anos de carreira.
Em caso de precisar de apoio, estarei à disposição, será um prazer contribuir com seu sucesso!E-mail: anselmo.jcosta@gmail.com