Como se tornar um líder digital
Que a tecnologia invadiu nosso dia a dia é fato, mas, independentemente se você é um CEO, empresário, proprietário de empresa ou empreendedor de uma startup, abraçar o futuro dos negócios nunca será fácil.
Costuma-se dizer que os Gen-Xers (Geração X) estão predispostos a perguntar “o que” eles precisam fazer enquanto os Millennials estão predispostos a perguntar “por que” eles precisam fazer isso. A diversidade dessas gerações é um dos principais tópicos de discussão na força de trabalho moderna, devido à longa luta por poder e responsabilidade entre as duas gerações. Na era digital, ambos os grupos podem se encontrar em desvantagem, já que a questão-chave a ser perguntada a si mesmo é “como” devemos fazê-lo.
A menos que você tenha nascido nos anos 90, você provavelmente é um imigrante digital - alguém cuja capacidade de usar um smartphone, tablet e interagir via redes sociais não é tão natural quanto para os nativos digitais. Mas, como em qualquer imigrante de uma cultura estrangeira, há novos idiomas, atitudes e mentalidades que podem ser aprendidos, ajudando a facilitar sua transição para esse novo ambiente.
Warren Knight, um dos top 100 especialistas em transformação digital após trabalhar com startups de tecnologia e ajudar grandes marcas globais a passar por uma transformação digital percebeu uma coisa em comum, o elemento humano de uma “mentalidade digital”, onde todo mundo estava falando sobre o “por que você deve mudar sua mentalidade digital” ao invés do “como”.
Existem vários estudos publicados sobre esse tema, e a mentalidade sobre a tecnologia no processo de transformação digital é tão importante quanto, (embora o lado da tecnologia seja a parte mais empolgante em que você consegue entender sobre inteligência artificial, robôs, aprendizado de máquina, internet das coisas), mas não é onde o real aprendizado e desenvolvimento acontece. Uma mudança de mentalidade é necessária, e nenhuma tecnologia transformará uma empresa em um sucesso sem passar por uma mudança significativa na mentalidade digital.
Adquirir um mindset digital tem a ver com trabalhar em modo colaborativo. Tem a ver com a cooperação, mente aberta e respeito dentro de um negócio. Todos terão um ponto de vista diferente, e é sobre juntar tudo isso para construir confiança online. Porém, é interessante porque nem todos os indivíduos querem abraçar as mudanças e então evitarão passar por qualquer tipo de mudança de mentalidade, e ao meu ver isso pode ser entendido como mentalidade fixa, como disse Carol Dweck em o Livro: Mindset, a nova psicologia do sucesso. O completo oposto disso é uma mentalidade de crescimento. Portanto, aproveitar todas as oportunidades, aprendendo, experimentando e superando desafios é o que pode ser esperado se você se adaptar a uma mentalidade de crescimento. Eu entendo que passar por uma mudança de mentalidade pode ser difícil, eu mesmo passei por isso. Quero compartilhar com você três coisas importantes que me ajudaram no processo de mudança de mindset a passar da minha mudança de “por que” para “como”, pegando carona no que também afirma Knight.
- O primeiro passo é construir novos hábitos para desenvolver uma mentalidade digital, e é necessário ter muita disciplina na construção de novos hábitos. Para conseguir algo novo, que vai impactar o modo como você faz negócios seguindo em frente, você precisa estabelecer metas, ser disciplinado e esquecer seus velhos hábitos.
- O segundo passo é definir sua visão e suas paixões. Você vai ter que sair de sua zona de conforto ao desenvolver uma mentalidade digital e isso vai colocar em questão sua visão e paixões de negócios, vida pessoal e vida profissional. Por exemplo, com uma mentalidade digital, anote todas as suas visões de negócios e realmente observe como isso vai mudar a forma como você faz negócios.
- E o terceiro é dar três pequenos passos todos os dias. Isso pode ser uma grande mudança, começe com ações simples para evitar sentir-se sobrecarregado ou sem saber por onde começar. O que você vai experimentar é algo completamente novo. Parte do “como” está desenvolvendo um novo você, e há qualidades que você vai querer abraçar para ajudá-lo nesse processo.
Aceitar as novas formas de trabalhar e adaptar-se à essa mudança serão dois aspectos chave de uma nova mudança de mentalidade. O cenário digital está em constante mudança e você precisará adaptar-se a essas mudanças. Haverá decisões a serem tomadas, independentemente se for uma empresa já consolidada, uma startup ou até uma pequena empresa. Você terá que estar aberto à ambiguidade e preencher as lacunas através do debate.
Nesse novo ambiente, a curiosidade fará parte do processo de transformação de mindset, indo além do papel que você definiu como trabalho. Será a chave para avançar, portanto, aproveite todas as oportunidades à sua frente, e permita-se que a curiosidade seja sua ferramenta que lhe possibilite explorar.
Os Professores Sandra Sieber, Evgeny Káganer e Javier Zamora, do Departamento de Sistemas de Informação do IESE, destacam como os líderes podem superar o fosso digital e "se tornar nativos", impulsionando a transformação digital em suas organizações.
1 - Torne-se digitalmente fluente
A disposição de se transformar é crucial para abraçar o mundo digital. Em primeiro lugar, os executivos precisam reconhecer que precisam se tornar fluentes digitalmente e garantir que integrem o pensamento digital em seu gerenciamento diário.
2 - Desenvolver novos recursos
Incentive todos os colaboradores a desenvolver competências digitais. Quanto mais alfabetizada digitalmente uma força de trabalho, maior seu potencial de contribuir para a criação de valor.
3 - Disposição para experimentar
"Nowcasting" - usando ferramentas de mídia social em tempo real, como o Twitter, para entender o clima do público - está rapidamente se tornando uma maneira importante de obter insights imediatos sobre as preferências dos clientes em rápida evolução. Aproveitar o potencial que oferece requer processos ágeis e vontade de experimentar. Como o professor Káganer aconselha: "adote a perda de controle e comece a promover novos relacionamentos mutuamente benéficos com os clientes e colaboradores que têm o poder do digital hoje".
4 - Entenda como a tecnologia está transformando a sociedade e traduza em impacto nos negócios
Segundo o professor Zamor, “os líderes digitais precisam entender as mudanças (comportamentais, econômicas e sociais) que os novos drivers de tecnologia estão criando: como dispositivos mobiles, redes sociais, nuvem, big data”. Segundo Káganer, os líderes devem, então, "traduzir essas mudanças fundamentais em impactos nos negócios no setor, organização e nível individual".
5 - Promova ambientes colaborativos
Os departamentos de TI não podem mais ser tratados isoladamente, nem a tecnologia pode ser considerada como uma área de negócios distinta. Zamora: “O digital permeia toda a organização e afeta todas as fases da cadeia de valor. Da mesma forma que um gerente é capaz de interpretar um balanço, ele deve saber como a tecnologia afetará a estratégia de negócios da empresa”.
Além disso, as tecnologias da informação são fundamentais para capacitar os colaboradores e alcançar objetivos estratégicos de negócios. Exemplos incluem:
- A tendência em direção ao BYOD ("traga seu próprio dispositivo"), em que os funcionários são incentivados a levar seus próprios dispositivos móveis para o trabalho e autorizados a conectá-los às redes corporativas, acessando aplicativos do local de trabalho e informações privilegiadas.
- O uso disseminado das redes de mídia social, que criaram novos tipos de envolvimento do cliente, obrigando as empresas a se tornarem muito mais centradas no cliente.
Essas tendências geram uma série de novas questões. Como explica o professor Sieber, "o desafio não é a tecnologia em si, mas como os líderes de negócios ajustam os processos e culturas organizacionais para aproveitar os benefícios que a tecnologia oferece. Sem dúvida, teremos que quebrar os silos de comunicação e migrar em direção a uma "cultura e ambiente colaborativo, o que facilita o trabalho em equipe".
6 - Use as informações, não apenas a tecnologia
Talvez o maior passo para ultrapassar o fosso digital se refira à questão do big data. Entender como transformar big data em decisões que melhoram o desempenho dos negócios deve estar no topo de todas as agendas executivas. Mas também devemos considerar como usá-lo para aumentar o desempenho individual.
"Pense em todos os e-mails que você envia todos os dias; todas as chamadas que você faz; todos os aplicativos que você usa em seus dispositivos móveis: refletem seus hábitos de trabalho, seus padrões de produtividade, seus movimentos, seus padrões de sono", diz o Prof. Káganer. “Qual é a relação entre meus hábitos de trabalho, padrões de produtividade e atividades diárias em termos de bem-estar pessoal? Nós, como indivíduos, podemos começar a orientar a conversa, dizendo às empresas como queremos que sejam produtos, serviços e modelos de negócios, e não o contrário".
Conclusão
Para concluir sobre a minha experiência, quero compartilhar algumas dicas que com certeza podem ajudá-lo a implementar sua mudança de mentalidade digital.
Os dados sempre foram vistos como algo caro, desajeitado e avassalador para muitas empresas, portanto, permita que eles tornem-se seu novo melhor amigo. Você passará por uma fase experimental com seu negócio ao adaptar uma nova mentalidade e sem analisar os dados por trás disso, você não saberá o que está funcionando bem. Muitas empresas agora estão investindo em produtos habilitados por dados, a fim de obter uma percepção mais profunda e mais oportunidades no futuro.