Como se vestir para uma entrevista…

No alt text provided for this image


Há vários artigos em literatura, revistas, sites e similares de como as mulheres devem se apresentar para uma entrevista. Eu, com meus tantos anos de vivência no mundo corporativo, e com o olhar de alguém de RH, digo: “depende”.

Você mandou seu belo currículo, foi chamada para uma primeira entrevista, que bom! A primeira coisa que você deve ter em mente é: buscar o máximo de informações sobre a empresa, o tipo de negócio, onde fica, ler sobre sua cultura; enfim, buscar em sites de relacionamentos profissionais toda e qualquer informação sobre a empresa. Feito isso, você deve analisar qual o segmento de negócio e como as pessoas desse segmento geralmente se “comportam” – isso é uma boa dica! Suponhamos que você tenha sido chamada para uma empresa de marketing esportivo… Será que os homens de lá trabalham de terno e gravata todo dia? Será que as mulheres usam terninho? Acredito que não… Então procure, mentalmente, se colocar no ambiente da empresa. Decida por uma roupa, elegante, que pode ser descontraída; só não pode ser curta, transparente e muito cheia de informações… o menos é mais. Para marketing esportivo, pode ser uma bela calça – até jeans, com uma camisa gola-polo feminina e um blazer; sapatilha ou sapato “descolado” ou até mesmo um tênis de qualidade; não se esqueça de uma maquiagem, mais próxima do natural…as unhas limpas e sempre bem cuidadas – em qualquer circunstância, basta base, esmalte sem problemas, mas nem tanto as “cores diferenciadas”! Cabelo… um corte bacana e moderno faz a diferença.

Quando falamos de um ambiente corporativo mais austero, aí é hora de usar os vestidos e roupas de alfaiataria – Finanças, RH, Controladoria, Contabilidade, secretárias, advogadas – são sempre mais formais; dificilmente uma pessoa de TI irá trabalhar o tempo todo com roupas formais. Nesta área, as mulheres podem usar calças de diversas cores, com blusas – prime sempre pelo conforto; pense que em TI há muitos movimentos corporais, principalmente se você for de infraestrutura.

De modo geral, acessórios podem ser usados, com parcimônia – não vai ter erro!

Por incrível que pareça, os estilos mudam também de acordo com a região, o estado. No calor de 40º do Rio de Janeiro, dificilmente vemos uma mulher usando uma meia-calça – é raro! Já em São Paulo, quase sempre quando a roupa é mais formal.

O que eu gostaria de dizer é que: ter uma saia preta básica, um vestidinho básico preto ou mesmo de outros tons, estas peças devem fazer parte do seu guarda-roupa de entrevista; depois que você conseguir o emprego, você vai percebendo, discretamente, como as pessoas se vestem e assim, você vai aos poucos se adequando ao ambiente. Outra coisa importante é atentar para sua idade e buscar se vestir de acordo. Sucesso!!!

Joelma Rocha - RH

Adriana Alves

Gerente de Recursos Humanos | Analista de Departamento Pessoal | Folha de pagamento | eSocial | Prosoft

5 a

Excelente dica!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos