Como selecionar um consultor de TI para PMEs
Quase todo proprietário ou CEO de uma empresa de pequeno ou médio porte (SMB) depende de computadores para administrar seus negócios. Obter a tecnologia certa é um dos fatores mais importantes para o sucesso da empresa. Selecionar um consultor de TI para PMEs, torna-se um requisito primário.
À medida que a sua empresa cresce, você deve decidir contratar sua própria equipe de TI ou terceirizar a manutenção da rede, segurança de dados, site, comércio eletrônico, sistemas de PoS e outros equipamentos e software de TI a um consultor de TI para PMEs e provedor de serviços gerenciados (MSP) . Muitos líderes empresariais optam por terceirizar para que possam concentrar seus recursos no que fazem de melhor.
TI como uma mercadoria ou estratégia para o crescimento da receita?
Uma vez tomada a decisão de terceirizar, o trabalho de selecionar o consultor de TI certo deve ser resolvido. Antes de fazer uma lista de perguntas para fazer com possíveis consultores, pergunte a si mesmo: o que estou realmente buscando da TI em meus negócios?
Se a resposta for: "A TI é uma mercadoria, eu só quero que ela funcione", qualquer consultor de TI competente o fará. Provavelmente vários estarão dispostos a oferecer o menor preço pelos seus servidores, equipamentos de rede, desktops, laptops e outros equipamentos. Você receberá o que o preço mais baixo comprar.
Por outro lado, se o que você mais deseja é alavancar a tecnologia para aumentar os negócios e aumentar as receitas enquanto os custos diminuem, isso reduz consideravelmente o pool de seleção.
Você deseja um RoI no seu investimento em TI que atenda às suas expectativas e às de seus investidores. Conseqüentemente, encontrar um consultor de TI para PMEs que possa lhe mostrar como atingir esse objetivo se torna seu objetivo.
Fatores Secundários
Ao escolher um consultor de TI para PMEs, você também pode estar procurando alguns ou todos os seguintes itens:
- O projeto deve ser concluído dentro do prazo e do orçamento, com o mínimo de interrupções
- Não ouvir más notícias inesperadas
- Sua equipe para se tornar mais capaz e adquirir novas habilidades e conhecimentos do consultor
- Conselho que desencadeia novas idéias e possibilidades, em vez de restringir seu pensamento
Também suspeito que você deseja que seu consultor resolva os erros imediatamente e interrompa o projeto até que eles sejam entendidos e resolvidos. Você está procurando atualizações honestas e relatórios de progresso, resultados esperados e datas de conclusão precisas.
Acima de tudo, você provavelmente deseja um consultor que entenda seus negócios e possa contribuir e ajudá-lo a executar seu plano de sucesso. Você deseja um consultor de TI para PMEs que seja um parceiro em seu sucesso, acredite em você e em suas idéias e possa imaginar como a TI o ajudará a chegar lá com mais rapidez e segurança.
Sabemos que, ao longo do caminho, você espera um serviço proativo, suporte ágil, alto nível de conhecimento, taxas previsíveis, tecnologia de ponta e equipe de suporte adequada. E você realmente prefere ter um relacionamento pessoal com seu parceiro de sucesso, que o está ajudando com uma parte tão importante do seu negócio.
Portanto, se esses critérios sobre como selecionar um consultor de TI para ajudá-lo a expandir seus negócios são importantes para você, aqui está uma lista de 06 perguntas a serem feitas ao selecionar um consultor de TI para PMEs.
Como selecionar um consultor de TI para PMEs
06 perguntas para fazer:
O relacionamento
1.Você está satisfeito com sua empresa ou recurso atual de serviços de TI?
Faça a si mesmo essa pergunta simples no início de uma pesquisa por um recurso de TI terceirizado ou se você estiver trabalhando com um departamento ou equipe de TI interno em que uma decisão de "construir ou comprar" está sendo considerada. Não conserte o que não está quebrado, mas se você estiver um pouco insatisfeito ou preocupado com o funcionamento do suporte de TI na sua empresa, aqui estão mais algumas perguntas que ajudarão você a encontrar o melhor parceiro de TI possível.
2. Você gosta deles (a gerência e os técnicos que trabalham na sua conta)?
Ninguém quer trabalhar com um mau humorado ou alguém que não consegue se comunicar bem. Procure um consultor de TI para PMEs que seja agradável de lidar pessoalmente e profissionalmente. Não negligencie intangíveis, como a motivação, atitude, honestidade, capacidade e cultura do consultor.
Reputação
3. Eles são reconhecidos pelo setor de TI ?
Verifique a experiência e o desejo do consultor de TI para PMEs de fornecer liderança no setor, examinando seus trabalhos comerciais e de parceiros e a participação em organizações profissionais.
Experiência
4. Eles entendem seus problemas de negócios ?
Procure um parceiro de TI com experiência profunda em seu setor específico. Médicos experientes podem ouvi-lo falar sobre os sintomas e fornecer o diagnóstico e tratamento corretos. Bons consultores de TI para PMEs devem ser capazes de compreender rapidamente os processos de trabalho e o fluxo de informações, identificar problemas ou gargalos e recomendar rapidamente uma solução eficaz e acessível.
5. Eles têm clientes satisfeitos que são empresas como a sua?
Todos os consultores de TI podem fornecer algumas referências. Peça a eles que forneçam as informações de contato de clientes de longo prazo para que você possa verificar o nível de satisfação.
Valor
6. Eles oferecem custos previsíveis de TI que incluem suporte ilimitado a uma taxa fixa mensal?
É fácil comparar as taxas, valor/horas típicas dos consultores de TI fazendo algumas ligações. No entanto, o mais difícil de identificar é quantas horas um projeto ou reparo leva. Se você optar por contratar um consultor de TI a cada hora, ele poderá fornecer um valor médio ou exemplos de custos para o projeto, para que você não fique completamente surpreso com a fatura.
Existem diversos motivos que justificam a contratação de uma consultoria em TI. Abaixo, listamos as cinco razões que consideramos cruciais na hora de decidir. Veja:
1. Receber apoio personalizado
2. Aprender com quem já sabe
3. Adotar as melhores práticas mundiais
4. Trazer visibilidade para a área de TI
5. Aumentar os resultados
A Consultoria da PCCOM visa elevar o potencial dos negócios por meio de uma forte parceria pautadas no respeito e na capacidade técnica profissional, que com isso permitirá construir soluções para os desafios crescentes dos negócios.
www.pccom.pro
Paulo Célio Soares
PCCOM
CEO Condados Consultoria | Mentora de Estratégia empresarial e Gestão Financeira
4 aMuito importante para as pequenas empresas, principalmente agora na #CoronaCrise quando precisam criar processos digitais para o negócio.