Como será o amanhã?
Essa é a pergunta que nos assombra diariamente, e nesse contexto de incerteza e falta de visibilidade, muitos se arriscam a publicar previsões e cenários possíveis. Quando a economia vai retomar, quais os segmentos que terão mais velocidade, como será a dinâmica pós COVID-19.
Mas se tem muita gente prevendo, tem muita mais gente investindo em planejamentos, lendo esses estudos e criando estratégias para o tão esperado retorno ao mercado e às atividades econômicas.
Eu também sou empresária, e aqui do meu isolamento, ouço, leio, observo e penso, ah como eu penso...
E nunca concordo com os estudos sobre a “volta dos que não queriam ter ido”
Na minha opinião, a tão sonhada “retomada” ira demorar muito mais tempo do que o previsto e por motivos óbvios:
As lojas voltarão com estoques lotados e desatualizados.
Grande parte da população mundial sairá da quarentena endividada com a renegociação de agua, luz, escolas, cartões de credito, prestações de carros, etc, pois mesmo que os credores estejam sendo compreensivos agora, as dívidas não estão sendo perdoadas e sim adiadas, o que significa que no fim da quarentena todos terão uma parte do orçamento dedicado a isso e a partir dessa nova realidade, as prioridades de consumo serão revistas.
O mercado também será outro e de novo, na minha opinião, esse cenário ainda é um mistério, e qualquer coisa que se diga é especulação.
As empresas não sabem quantos consumidores estarão economicamente ativos e muito menos qual o novo perfil desses consumidores.
Não se sabe quem serão os concorrentes, pois ainda não sabemos quem quebra e quem se salva.
Não sabemos qual será a estratégia de credito que as administradoras de cartões, bancos e financeiras irão adotar para incentivar o consumo, já que o mundo estará endividado e inadimplente.
Não sabemos quais os fornecedores ainda estarão no mercado, não sabemos quais são os segmentos que definitivamente migrarão para o digital.
Enfim não sabemos absolutamente nada.
Na minha opinião, o mundo acabou e as pessoas estão resistentes a reconhecer que voltamos TODOS para casa 01 do jogo com placar zerado.
E após esse reset, eu estou apostando que a genialidade e simplicidade dos que sempre sobreviveram à guerras invisíveis e cotidianas será o novo “MBA em Harvard.”
O que vem pós pandemia, é um outro mundo e neste novo mundo, não vai ganhar quem tiver mais dinheiro, nem quem tem mais diploma. Ganhará quem for mais atento aos novos valores, criativo, adaptável à mudanças e com uma capacidade imensa em fazer limonada com muito limão e pouquíssimo açúcar.
Acabei de descrever um empreendedor de periferia?
Amigos, como eu disse, eu penso, penso e quanto mais eu penso, mais eu fico animada com o que vem pela frente.
Que tenhamos saúde para chegar até lá, então cuidem-se e quem puder, fique em casa.
Mirtis Fernandes
Technology/ Digital Business/ Intellectual Property at Motta Fernandes
1 a👍👍👍