COMO SERÃO OS ANOS DE 2017 E 2018?
Certamente a resposta dessa pergunta, é aquela que vale Trilhões de Reais! E muitos Gurus, gostariam de serem eles a poderem respondê-la!
Mas aqui entre nós, como não sou nenhum Guru, e nem pretendo vender essa resposta por Trilhões de Reais, apenas focarei nas possibilidades para esses dois anos, tão importantes e significativos para nós Brasileiros e para as Empresas que produzem, prestam serviços e fazem negócios no Brasil.
Avaliando o mercado até 2016, vimos que mesmo com os inúmeros problemas, dificuldades e incertezas internas e externas, os negócios, de uma maneira ou de outra, foram sendo realizados; vendas ocorreram, as fábricas produziram e a área de serviços teve um crescimento, embora em parte foram constatadas quedas no setor do Comércio, alguns nichos da Indústria e até em setores importantes como o da Construção Civil, Imobiliário e de Automobilística.
Sem dúvida temos 12 Milhões de desempregados, considerando ainda outros possíveis 04 Milhões de profissionais, que estão numa condição de subemprego, temos uma significativa parcela dos Brasileiros ativos que não tem como agregar valor na economia nacional, pois estão numa condição de sobrevivência diária.
Sem contarmos com outros tantos Milhões que trabalham em dois empregos, para poderem ter uma renda mensal maior para poderem ao menos ter o mínimo necessário para o seu sustento.
Então, tudo isso está acontecendo em 2016! E como será 2017? E 2018?
Se apenas focarmos nas necessidades para gerarmos mais negócios, estaremos falando em pelo menos 12 importantes itens, que as empresas deverão ter, a saber:
1- Melhor Produtividade
2- Melhor Qualidade
3- Melhor Custo
4- Melhor Qualidade
5- Melhor Logística
6- Melhor Planejamento
7- Melhor Prazo
8- Melhor Recurso
9- Melhor Comunicação
10- Melhor Gestão
11- Melhor Preço
12- Melhor Capacitação
Esses 12 itens, refletem o que o atual mercado exige, pois a competitividade nacional e internacional, a cada dia, se torna mais e mais ferrenha e dura, para aquelas empresas que não conseguem se adequar, renovar e/ ou inovar.
Com certeza para esses anos será necessário que as empresas tenham um foco em rapidez de atendimento, fornecimento e de negociação, pois atual e futuramente, de fato, o velho ditado, se torna mais realista, que é: “Tempo é Dinheiro!”, onde será necessário ter a rapidez das informações, das comunicações e das tratativas, pois as decisões serão feitas em Tempo Real; e por questões de segundos ou minutos, está a diferença entre o Ganhar e o Perder.
Então o que fazer para 2017 e 2018?
Dentro desse contexto, sem dúvida, é ter uma eficaz rede de TI e de Telecomunicações, que garanta a Continuidade dos Negócios, e do mesmo modo para aqueles 12 itens, pois somente mantendo os meios de Comunicação produtivos, ativos e inovados, é que poderá obter certo sucesso nos objetivos planejados. Objetivos esses delineados pelo próprio mercado, pelas estratégias e pelas políticas nacionais e internacionais.
Portanto se torna necessário ter um maior controle dos ativos, da gestão, dos custos, dos aplicativos e dos desenvolvimentos da área de Telecomunicações, cujos serviços dependem os negócios de cada empresa. Pois a capacidade produtiva, da prestação de serviços e da força de vendas, com absoluta certeza aumentará significativamente se tiver uma empresa de Gestão de Telecomunicações, focada em Soluções para esses serviços tão importantes e inseridos dentro de cada empresa e mercado.
Nesse foco nós da SAFIRA TELECOM, já estamos focados nessa necessidade do mercado.
Raul Parada