Como ser um bom líder e engajar pessoas

Como ser um bom líder e engajar pessoas

Ser considerado um bom líder pela sua equipe é, ou deveria ser, uma preocupação real de todos os profissionais que gerenciam pessoas. Pensando em ajudar estes gestores a atingirem seu objetivo e melhorar seu engajamento junto aos seus liderados, pesquisadores de Harvard desenvolveram um estudo para verificar quais características tornam alguém um bom líder.

Através de pesquisas aplicadas aos colaboradores de diversas empresas, eles avaliaram como cada característica citada interfere na forma como os liderados enxergam seus gestores. Assim, puderam entender quais comportamentos adotados por estes líderes despertam a confiança das pessoas e quais gerariam desconfiança.

Ao final das análises, 3 características principais se destacaram como indispensáveis para ser considerado um bom líder pela sua equipe: relacionamentos positivos, bom julgamento e consistência. Abordaremos mais detalhadamente cada uma delas.

Relacionamentos positivos: foi considerada a característica mais importante dentre as 3 pelos entrevistados. Isso porque, para a maioria, estabelecer bons relacionamentos é indispensável para conquistar a confiança das pessoas.

Porém, mais do que isso, esta capacidade de estabelecer bons relacionamentos está ligada a forma como o líder se posiciona junto a sua equipe, facilitando a cooperação entre eles ao demonstrar uma preocupação verdadeira com cada liderado e oferecendo feedbacks realmente valiosos e construtivos.

Bom julgamento: para tomar boas decisões, é preciso ter mais do que conhecimento técnico. Por isso, muitas equipes avaliaram melhor os gestores que possuíam mais experiência, julgando que, por este motivo, eles faziam melhores escolhas.

O fato é que, ao se depararem com líderes que conheciam na prática sua rotina de trabalho, estes colaboradores tinham mais confiança em suas soluções, feedbacks e dicas, e percebiam nestes líderes uma maior facilidade para se antecipar aos problemas, oferecendo resoluções mais rápidas e assertivas.

Consistência: esta característica aponta que as pessoas confiam mais nas pessoas que têm suas atitudes alinhadas à sua fala. Ou seja, bons líderes devem, antes de tudo, dar o exemplo e pôr em prática tudo aquilo que “pregam” no ambiente corporativo.

Além disso, estar alinhado à sua fala também diz respeito a honrar seus compromissos, cumprindo com aquilo que prometeu à equipe, respeitando os prazos estabelecidos e estando disposto a assumir tarefas junto de seus liderados para alcançarem melhores resultados.

Importante salientar que, diante de tal estudo, podemos nos utilizar de tais conhecimentos para aprimoramento pessoal mesmo quando não estamos liderando uma equipe. Afinal, demonstrar ser uma pessoa confiável é extremamente importante não só no contexto profissional.

Mas se você tem como objetivo chegar a um cargo de liderança em breve ou concorrer a uma promoção, este conhecimento se torna ainda mais importante e útil. Sabemos que as soft skills são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Então, a partir deste estudo você já sabe quais competências precisa focar e desenvolver para atingir sua meta profissional.

Soraia Ramos

Setor Pedagógico | Coordenação Pedagógica | Técnica em Organização Escolar

1 a

Exato , tive o privilégio de trabalhar na Gerar e minhas líderes foram fundamentais para o meu crescimento profissional! Saudades demais da GERAR ✨

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de GERAR - Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos