COMO SER UM LÍDER TRANSCENDENTE

COMO SER UM LÍDER TRANSCENDENTE

Pessoal, recentemente, li um livro excelente chamado Liderança e Propósito do Fred Kofman, ex-VP do LinkedIn e do Google.

Fazia tempo que eu não via um livro profundo e com tantos conceitos úteis e bem explicados sobre como se tornar um líder de forma prática.

Compartilho aqui os principais ensinamentos dele sobre como se tornar um inspirador transcendente:

Ser um protagonista e não, uma vítima

Um passo essencial para passar de uma posição de vítima para uma de protagonista é modificar seu modo de explicar os eventos:

Em vez de dizer “a reunião me atrasou”, diga “Fiquei mais tarde na reunião”. Seguem alguns exemplos de afirmações de protagonistas:

  • Não fiz backup dos arquivos
  • Passei do prazo
  • Perdi a noção do tempo e demorei
  • Não descobri meios de alcançar nossa meta de lucros
  • Não estabeleci uma boa relação com o cliente
  • Não consegui convencer meus superiores a apoiar o projeto

Mesmo quando eventos inesperados ocorrerem, adote a linguagem do protagonista. Em vez de focar no evento, assuma que não previu as possibilidades. As palavras exatas importam menos do que a mentalidade.

Parar de defender o ego

Como o hábito de defesa de ego está armazenado como memória inconsciente nas partes do cérebro que se desenvolvem mais cedo, tentar usar sua vontade adulta para modificá-lo é como colocar a mão no fogão quente.

A chave para neutralizar essas reações é investigar profundamente que interpretações primárias e infantis estão operando por trás do medo do possível fracasso, julgamento, vergonha ou rejeição. Ele recomenda 5 passos para dissipar a ameaça imaginária ao seu ego:

Repare nos momentos de sua vida em que sente um “beliscão emocional”.

Em vez de reagir ao beliscão externo, procure o que foi acionado dentro de você.

Quando perceber que outra pessoa está se escondendo atrás de uma fachada defensiva de agressões ou indiferença, leve em conta as vulnerabilidades que podem estar ameaçando-a.

Conecte-se às intenções mais profundas que o motivam a romper com seus padrões defensivos

Ao conversar com outra pessoa, arrisque revelar seu sentimento de vulnerabilidade.

Cultivar a vida interior e tornar-se um modelo para os outros

A liderança transcendente exige uma vida interior profunda e forte que harmonize um líder e um objetivo transcendente.

Todo líder precisa afinar a si mesmo assim como fazemos com um instrumento musical.

A ferramenta mais poderosa para suscitar o compromisso dos outros com a missão que você deseja realizar é expandir o seu amor ágape a eles, estimulando o crescimento e o bem-estar deles e oferecendo-lhes meios de tornar a vida mais nobre, valiosa e cheia de propósito.

O líder transcendente deve olhar seriamente para dentro de si e encarar seus maiores medos a fim de tornar-se senhor da própria vida. Somente depois de vencer sua sombra e descobrir sua verdade mais profunda, você poderá tornar-se um modelo para os outros e inspirar confiança ao invés de cinismo.

Um líder e seu negócio devem SERVIR

O capitalismo é baseado na ideia de serviço. Se um negócio não servir aos seus clientes, não os terá. Se um líder não servir aos seus funcionários, não os terá. Se uma empresa não servir aos seus fornecedores, não os terá.

Conclusão

O livro fala muito mais coisas além desses 4 pontos que destaquei, mas trouxe aqui o essencial para você desenvolver as virtudes de um líder transcendente!

Caso tenha interesse no livro (RECOMENDO DEMAIS), você pode comprá-lo aqui.

Boa leitura!

Ludiane Pinheiro

Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção | Black Belt | Auditora Interna | Indústria 4.0 | Melhoria de processos | Gestão de projetos | Aumento de eficiência operacional | Redução de custos

1 a

Apaixonada pelo livro! Um dos melhores sobre liderança que já li!!!

Daniel Fideles

INSEAD MBA Candidate Class of 25J | Expanding the best enterprise B2B solutions

2 a

Jader Henrique Tonet , obrigado pelo excelente presente!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos