Como ser uma cidade Inteligente no meio de processos sem fluxos definidos?

Como ser uma cidade Inteligente no meio de processos sem fluxos definidos?

Vamos continuar falando de cidade inteligente e conectada!

Como falei na minha última publicação, para que o município se torne uma cidade inteligente, é necessário compreender as demandas e buscar constantemente melhorar e simplificar os processos, humanizar o atendimento, promover a eficiência dos serviços e dos recursos e buscar maior transparência das informações.

Diante disso, o município de Palhoça tem buscado investir na melhoria do atendimento do cidadão!

Sabe como chegamos à conclusão que só poderíamos dizer que somos inteligentes depois que passássemos por mais esta etapa?

O mundo vem se tornado digital!

- Hoje você não sai de casa ou enfrenta filas para pagar suas contas…

- Hoje você busca solucionar tudo de forma digital e rápida.

E aí será que o cidadão, quer sair para resolver algo que poderia ser feito de casa?

Resposta é não!

Então, como a iniciativa privada, nós da área pública também precisamos nos adaptar a essa realidade!

Sabendo disso, estamos buscando tornar as rotinas e processos digitais, com o foco em facilitar, simplificar e humanizar o atendimento ao cidadão.

E como estamos fazendo isso?

Montamos um grupo de trabalho com os servidores de TI e da Secretaria de Administração para analisar, simplificar, desenhar os processos no sistema de gestão e em seguida colocar rodar nos setores.

Criamos políticas que incentivam o processo digital e buscamos implementar políticas de redução de emissão de processos físicos. Um exemplo, estamos programando a redução do nosso quantitativo de impressoras no próximo ano!

Contratamos uma empresa para automatizar o atendimento ao cidadão via WhatsApp.

Além de estarmos desenvolvendo um agendamento online dos serviços para população que deseja fazer atendimento presencial e não pegar fila.  

E todas essas ações, estamos pensando em torná-las simples e de fácil entendimento. Pois acreditamos que só conseguiremos migrar do presencial para digital se humanizarmos esse atendimento com uma linguagem simples e fácil entendimento.

Além dos benefícios gerados ao cidadão, percebemos a economia do recurso financeiro. Um exemplo, só migrando as comunicações internas entre servidores através do memorando eletrônico, reduzimos cerca de R$ 815.000,00 em papel e R$ 2.750.000,00 de economia indireta, devido a utilização da ferramenta em 1 ano.

E a sua prefeitura, tem feito ações como estas? Compartilha no aqui ou mande mensagem! Pois é sempre bom conhecer as ações dos demais municípios, compartilhar ideias e inovar juntos!

Samara Anselmi

Fundadora da Sales House | Sales Coordinator na iSystems

8 m

Aline, sei que escrever artigos aqui no Linkedin não é uma tarefa simples! Parabéns pela sua dedicação. E saiba que, por aqui, estou acompanhando e torcendo pelo seu sucesso!!! :) 👏

Randolpho Carvalho Fonseca

Apaixonado por transformar a vida das pessoas

2 a

Ótimo caminho Aline, parabéns, tornar digital precisa de planejamento e redesenho dos processos.

Melissa Medeiros de Castro

Engenheira civil especialista em gestão de obras

2 a

Bem pontuado Aline! Parabéns pra você e todos os envolvidos. Que Palhoça siga de exemplo pra incentivar as demais prefeituras nesse caminho.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Aline Bittencourt

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos