Como a sua equipe irá se lembrar de você e da sua liderança?
Ao longo da sua carreira, independentemente do cargo ou posição que ocupava na hierarquia, você provavelmente já trabalhou com vários líderes diferentes.
E, com certeza, se lembra de alguns deles com carinho, enquanto outros não remetem a memórias muito positivas. Se hoje você ocupa uma posição de liderança, ou pretende ocupá-la no futuro, qual deles deseja ser?
Qual tipo de líder é você?
Imagine duas pessoas em cargos de liderança. A primeira sendo aquela que elabora um plano de ação e delega a execução das atividades para o time.
Já a segunda pessoa, por outro lado, cria um plano de ação em conjunto com o time, consultando a opinião dos especialistas, analisando qual a melhor solução para o problema e como unir o time em prol daquele mesmo objetivo.
Em qual dessas equipes você preferiria estar?
Você percebe que são diferenças sutis? Na teoria, o resultado de ambos é o mesmo: a construção e execução de um plano de ação. Entretanto, ao contrário da segunda, a primeira pessoa não tem uma liderança que constrói um ambiente colaborativo, leve e produtivo, não contribui com o crescimento coletivo e individual do time.
Isso não significa que a primeira pessoa é uma líder ruim. Na maior parte das vezes, é a falta de orientação ou de aprimoramento das soft skills que prejudicam o desempenho de alguém em cargo de liderança.
Recomendados pelo LinkedIn
A sua liderança constrói?
Em outro artigo meu, falei sobre as fases da liderança: o líder fazedor, herói, mentor e facilitador, sendo que geralmente a pessoa transita entre eles em diferentes momentos e situações – afinal, nenhuma jornada é linear.
E é justamente por todo esse contexto que é tão importante manter-se em constante desenvolvimento. Os desafios só vão se tornando maiores, assim como a equipe, e é preciso estar apto a enfrentar esses novos cenários. Mas, através da preparação, a jornada fica mais positiva.
A liderança facilitadora é aquela que constrói. É aquela que entende sua responsabilidade como a de contribuir com o desenvolvimento de seus liderados, tornando-se um guia e, é claro, um facilitador. É esse líder que será lembrado com carinho e admiração no futuro.
E como chegar lá?
Existem diversas formas de se desenvolver como líder. As minhas ferramentas favoritas são o coaching de liderança, a Inteligência Positiva e o aprimoramento das soft skills. Cada uma com seu direcionamento e metodologia, mas que atingem resultados muito similares.
Mas, acima de tudo, o primeiro passo você já deu: entender que existem formas de evoluir e formas de transformar o potencial de um grupo em algo muito maior.
Eu atuo como Coach de Liderança, mentora de Soft Skills, e facilitadora de programas de desenvolvimento, contribuindo com executivos, líderes e times que querem enfrentar suas jornadas da melhor forma possível. Se quiser conhecer meu trabalho com líderes, clique aqui e saiba mais.
Empreendedorismo na prática, Mentoria para empresários, Planejamento e Inovação
1 aGosto muito destas provocações, Tatiana Pires Trivellato!!! Obrigado!
Owner, Entrepreneur, HR Director, Consultant and Professor.
1 aExcelente reflexão, Tatiana. Você sempre nos brinda com insights tão profundos e impactantes. Obrigado!