Como surgiu a calha articulada TRX e será uma grande inovação na robótica?
Como uma ideia se tornou num produto
Dois funcionários da igus® depois da Feira de Hannover sentaram-se e começaram a falar, começaram com a típica frase: "Olha, o que aconteceria se…?" O resultado foi nada mais nada menos do que uma inovação no mundo da robótica.
Um era responsável pelos cabos elétricos flexíveis chainflex® e o outro estava a trabalhar nas calhas triflex® R, que podem ter movimentos em três dimensões. Queriam criar um produto perfeito para ambas as áreas. A primeira ideia foi um cabo elétrico telescópico, que foi rapidamente rejeitado como uma "ideia louca". Então, pensaram em como otimizar ainda mais o movimento de um sistema de retração com um cabo flexível através da eliminação de componentes. Na altura, não havia alternativa aos sistemas de retração para os robôs industriais e em muitas aplicações, ainda não existe.
Mas faltava ainda alguma coisa: Algo que pudesse ser utilizado e que permitisse poupar espaço e peso e, mais importante, reduzir os custos. Porque é que as calhas articuladas triflex® R não podem, elas mesmas, fazer também o trabalho do sistema de retração? "Como um elástico", disse um deles. O outro respondeu: "Sim! Tal como um elástico!"
Mas, como em todas as boas histórias, os desafios ainda estavam por chegar. Averiguou-se a possibilidade de simplesmente reutilizar uma calha triflex® TRE.60.087.0.B e colocar-lhe um elástico. O elemento central de ligação dos elos com elevada resistência à tração, pode-se movimentar em três dimensões, é uma das características especiais e pontos fortes das calhas triflex® R TRE e não pode ser substituído de forma simples.
A equipa de desenvolvimento e vendas decidiu experimentar um design completamente novo, que tem praticamente o mesmo aspeto que as calhas TRE existentes.
Após várias reuniões e testes, a TRXE foi apresentada na Feira de Hannover de 2021 como um desenho de estudo.
Recomendados pelo LinkedIn
O que se pretendia alcançar como inovação da robótica na TRX?
No mundo da automação, o fornecimento fiável e em segurança de energia em movimento, desempenha um papel crucial. As empresas estão constantemente à procura de inovações que sejam simultaneamente duráveis e eficientes. Neste contexto, uma "ideia louca" tornou-se numa inovação da robótica. Foi inovadora e tornou-se especialmente popular na indústria de embalagens.
Estrutura da calha TRX + Durabilidade + Eficiência
As calhas TRX são compostas por módulos especiais que permitem que a calha articulada dobre em qualquer direção. Isto aumenta a flexibilidade e evita tensões ou dobras desnecessárias nos condutores. A flexibilidade não se limita ao movimento tridimensional; a forma oscilante dos elos da calha também permite o movimento telescópico. O elástico no meio da calha TRX garante que esta se contraia novamente.
Longa duração vida e isenção de manutenção: Um dos grandes pontos fortes das calhas TRX é a longa duração de vida. A calha articulada é feita em polímeros de elevada performance e resistentes ao desgaste, garantindo um funcionamento fiável mesmo em condições extremas.
Eficiência energética e segurança: As calhas TRX também são eficientes em termos energéticos. A conceção otimizada minimiza o atrito, o desgaste e, sobretudo, o peso, reduzindo o consumo de energia. Isto beneficia tanto o desempenho económico como ecológico.
Conclusão
As calhas articuladas TRX da igus® são, sem dúvida, um marco no desenvolvimento das calhas articuladas. O design inovador, durabilidade, eficiência energética e simplicidade torna-as numa solução orientada para o futuro no fornecimento de pacotes de energia aos robôs e à indústria no geral. Com as calhas TRX da igus® provou-se que uma brincadeira descontraída entre colegas pode resultar numa inovação de alta tecnologia.
Saiba mais em: https://www.igus.pt/info/triflex-r-trx?C=PT&L=pt