Como ter autoestima
Todos estão em busca de uma autoestima, mas afinal de contas como obtê-la ?
Essa é um das perguntas que recebo com frequência em meu Instagram, a autoestima é algo que precisa ser construída desda da nossa primeira infância.
Mas acredito que assim como eu, a grande maioria não foi ensinada, nem tão pouco estimulada a ter autoestima.
Mas HOJE eu e você temos acesso a informação e a possibilidade de mudar essa situação atual a baixa autoestima.
Quero compartilhar com você minha leitora como iniciei a minha jornada na construção da autoestima, através de autoconhecimento e atividades que aplico até hoje.
Sim até hoje, pois a construção e a realização da autoestima é algo que deve ser feito diariamente, assim como respirar.
Por muito anos da minha vida cresci me espelhando e almejando ser outra pessoa. Achava que se eu fosse parecida com fulano seria melhor vista ou até mesmo aceita.
Me espelhava não só em mulheres do meio artístico, mas até mesmo em mulheres a minha volta que além de uma beleza que sobre saia, havia uma energia contagiante, e uma autoconfiança que por muitos anos desejei ter.
A questão é que para a construção da sua autoestima muitas coisas estão relacionadas á ela como: sua autoimagem, autoaceitação e autoconfiança.
Você pode até desejar ter a beleza da Gizele Bundchen, fazer o corte de cabelo da Angelina Jolie, ter a pele da Bruna Marquezine, ter a autoconfiança da Claudia Raia.
Porém se você não se autoconhecer, exercitar para que todo o dia a sua autoestima seja construída, todas as suas tentativas falharam e a frustração virá sobre você.
Não adianta tentar se fantasiar, é necessário QUERER mudar, e para as mudanças acontecerem é preciso executar novos hábitos, e olhar para você de fato.
Exercício do espelho para autoestima
Inicialmente foi difícil, mexeu com a zona de conforto, no começo das atividades cheguei até pensar que seria besteira, de como seria bobo em faze-los.
Mas hoje compreendo que era só a minha mente tentando me sabotar com autocriticas e desculpas para continuar no conhecido. Afinal de contas por mais ruim que sua situação esteja hoje, sua mente já conhece e esta habituada com isso.
Tudo que é novo assusta, mexe com a zona de conforto.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas para sair dessa baixa autoestima, é necessário criar bons hábitos e mudar a mentalidade que tem sobre si.
Um dos exercícios que mexeu muito na minha jornada foi a do espelho.
Inclusive realizei ele com as Lindezas do grupo Linda Pra Mim, e foi surpreendente como um exercício tão simples pode mexer tanto.
Muitas quando realizaram o exercício choraram, outras não conseguiram se olhar nem por um minuto, algumas desviavam o olhar diversas vezes.
Convido-a agora a pegar um espelho e olhar para você o máximo de tempo que conseguir. Mas esteja atenta ao seu sentir ele será importante para continuidade desse exercício para autoestima.
Apos ter se olhando no espelho pelo máximo de tempo que conseguiu, peço que anote em um papel quais pensamentos vieram a mente, e de como se sentiu.
Depois olhe para a lista e observe cada palavra negativa, autocritica ou até mesmo de tristeza que você escreveu.
Feito isso para cada autocrítica, quero você busque algo positivo em você, busque soluções para objeções.
Por exemplo:
Se você pensou que esta gorda demais, de que coo você irá alcançar a autoestima se seu corpo não corresponde isso.
Você irá escrever e executar o que é necessário fazer dentro da sua realidade para alcançar o corpo que você deseja.
Ou se o pensamento foi de você é burra, fraca, pense esse pensamento é verdadeiro? dentro de tudo que você faz e é, realmente você é isso?
Percebe que ao olhar, sentir e escrever, nós trás clareza de como somos.
Do que é necessário fazer para chegar aonde se deseja chegar com a sua autoestima.
A autoestima não está no corte de cabelo, na maquiagem ou na bolsa nova que comprou. Mas sim em entender e compreender as suas reais necessidades.
E perceber as mentiras que sua mente tenta lhe contar todos os dias.