Como ter Ideias Criativas

Como ter Ideias Criativas

Apesar da ideia criativa ter o curioso hábito de aparecer em momentos inusitados nem sempre é resultado de um momento revolucionário de “Eureka”. Pelo contrário, muitas vezes é o resultado de uma série evolutiva de acertos e erros.

A verdadeira criatividade raramente acontece do nada. Na maioria das vezes é o produto de duas ou mais variáveis que se conectam de uma maneira nova.

As descobertas nem sempre são sobre invenções, mas sobre a intervenção necessária para notar algo novo, inesperado e intrigante. Para que isso aconteça, você precisará soltar suas expectativas, ficar curioso e fascinado...

Se você ficar fascinado por uma nova ideia, é provável que haja algo significativo sobre isso para se considerar. Uma pessoa fascinada não precisa ser motivada, gerenciada ou "incentivada".

Quer uma ideia inovadora? Comece com uma questão inovadora - uma que comunique a essência do que você está tentando criar. Comece com a pergunta certa e 50% da resposta já estará resolvida.

Se você quiser um avanço, você precisará fazer uma pausa. Os verdadeiros inovadores raramente seguem o caminho reto e estreito. Se você se encontrar preso a um problema ou projeto espinhoso, afaste-se por um tempo.

Dê um tempo para se concentrar no desenvolvimento de sua ideia mais inspirada. Desligue! Incube! Faça uma Imersão! Mantenha-se consciente sobre novas soluções e elas virão até você durante este tempo de inatividade.

Em outras palavras, a mente consciente trabalha horas extras na tentativa de resolver um problema ou atingir um objetivo. Incapaz de encontrar o avanço, o desafio é transferido para o subconsciente, que então começa a descobrir a “ideia criativa” em seu próprio tempo.

A diversidade de insumos é essencial para a criação e o desenvolvimento de ideia criativa. Infelizmente, a maioria de nós tende a ficar dentro de guetos intelectuais familiares.

Nós saímos com as mesmas pessoas dia e noite - geralmente pessoas que concordam conosco, por meio de algum ato indefinível de “karma”, estão juntas a nós como “carne e unha”.

Saia com uma tribo diferente. Vá além do habitual. Procure estranhos, ou, no mínimo, pessoas fora do seu campo de atuação. Se você deixar sua área de conforto e concordância, se encontrará catapultado para novas maneiras de ver, pensar e agir – tudo isso são precursores da ideia criativa.

Use à parte do ser humano que é intuitivo - a parte que é sintonizada, conectada e criativa. É lá que as crianças vivem. O resto de nós apenas visita, preferindo ficar no mundo da racionalidade lógica, linear e analítica do cérebro esquerdo.

Embora não haja nada de errado com a coleta de dados, o vício dela subverte nossa capacidade de originar ideias inovadoras.

Viva um pouco neste mundo da intuição. Vá ao cinema, ao barzinho, assista TV, leia romance, sonhe acordado. Fique num estado alterado, livre da gravidade normal da vida diária.

É por isso que os cineastas nos pedem para suspender a descrença. É por isso que os facilitadores de brainstorm nos pedem para suspender o julgamento.

É neste estado de suspensão que nossa criatividade inata fica livre para decolar para a superfície – sobrevoar ao redor de todos os guardiões do cérebro esquerdo.

Suspenda o julgamento. Suspenda a avaliação. Suspenda seu vício a praticidade. O que existe do outro lado é “combustível nuclear” para o fogo da sua criatividade ainda inexplorada.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos