COMO TER IDEIAS ORIGINAIS?
Fonte: Mostra Científica

COMO TER IDEIAS ORIGINAIS?

O conteúdo da publicação a seguir é baseado no livro "Originais – Como os inconformistas mudam o mundo" do autor Adam Grant.

Provavelmente você já pensou em querer ter aquela ideia revolucionária, uma ideia na qual mudasse sua vida e as vidas das demais pessoas trazendo o progresso para a humanidade. E com certeza já percebeu que essa ideia é difícil de ser desenvolvida, e o pior, às vezes ela aparece e não temos estímulos suficientes para tornar a ideia realidade. Tá, reconheço que criar o primeiro automóvel, o primeiro avião, inventar a rede mundial de computadores, desenvolver um smartphone exclusivo e até fundar uma mídia social de milhões de usuários, essas são ideias que foram no mínimo incríveis, mas que exigiram um alta preço de seus criadores.

Uma ideia não precisa ser necessariamente revolucionária em escala mundial, aquela ideia capaz de criar algo que ofereça uma solução para um problema cotidiano enfrentado em sua empresa, na sua cidade, no bairro que reside, já é uma ideia válida. Pense bem, acredito que você deverá ter pensado algo que poderá ser útil. Muitas vezes, pensamos se o estresse oriundo da implantação dessa solução compensará, e assim, muitas das vezes desistimos. Descobrimos, que, ter uma ideia não necessariamente seja a etapa mais difícil, implantar ela é a etapa mais complicada.

Mas o problema vem depois de ter a ideia: como você transforma aquilo em realidade? " Adam Grant

A partir de agora vou disponibilizar para você alguns pontos essências para você se tornar Original. O Top 5 foi baseado no conteúdo do canal Lucas Conchetto do YouTube em seu vídeo sobre o livro Originais.

1 – Uma maneira de produzir algo original é produzir muito: Os originais não recebem esse título porque eles criaram uma única coisa e essa coisa é original. Não, eles criaram muito, muito mesmo, eles produziram em excesso. E dentro dessas muitas criações algo era original. Beethoven produziu mais de 600 músicas, em certas vinha a genialidade/originalidade.

2 – Originalidade envolve "quebrar as regras": Para ser original você precisa fazer o que não foi feito. E para isso, muitas das vezes, as regras que existem não servem.

3 – Para construir é preciso destruir: Muito do trabalho original é pegar o que já existe e descartar. Ou pegar o que já existe e desmontar e aproveitar pequenos fragmentos. É preciso abandonar coisas que já foram criadas e isso muitas vezes causa dor.

4 – Costuma ser mais arriscado agir cedo do que tarde: Coisas sólidas elas são construídas no longo prazo, não adianta pressa na tomada de decisão. Precisa-se de sabedoria, de inteligência, de estratégia. A originalidade não envolve a velocidade, ela envolve cuidados na elaboração das ideias e muitas vezes uma certa procrastinação.

5 – Ser Original tem a ver com atitude: A originalidade tem muito mais a ver com atitude, coragem, "quebrar regras", destruir padrões, ser subversivo, do que praticamente só inventar, só desenvolver coisas que não são originais.

Obs: essa publicação não substitui a leitura do livro!!!

Abraço!

Henrique Fernando Pies


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos