COMO TER LUCRATIVIDADE NA ERA DA INDÚSTRIA 4.0?
SE ANTECIPANDO ÀS TENDÊNCIAS DO FUTURO
O CAMINHO: CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO, INVENÇÃO, ESTRATÉGIA, EXECUÇÃO
Nova era, novo contexto, novo comportamento do consumidor, consumidor no centro, percepção do valor proposto, nova economia, plataformas, intercambio e construção de valor para todos, tradição x disrupção.
As expressões acima nem eram ouvidas há pouco tempo passado. Estamos vivendo a era da revolução da indústria 4.0. A era do conhecimento, que foi democratizado pela tecnologia. Temos mais contexto e menos controle. Temos mais aprendizado e menos ensino. A cada dia a tração das mudanças ocorre com mais rapidez.
Como esse cenário de mudanças rápidas pode ser utilizado a favor da lucratividade?
Com a rapidez das mudanças, como inovar, praticar a economia consciente, extrair das oportunidades a criação de novos modelos de negócios, construir um mundo melhor para a sociedade, preservar o meio ambiente, seja qual for a intenção conectada ao seu propósito?
RESULTADO = ESTRATÉGIA + EXECUÇÃO
A resposta para essas questões é simples. Nos preparando, vendo à frente dos acontecimentos, analisando as tendências e nos antecipando em agir, nos adaptando ao novo, ao futuro. É necessário se antecipar as mudanças. Não há tempo para primeiro assimilar as mudanças, criar uma estratégia para depois executá-las.
Simples, porém não é fácil de executar. O nosso tempo e recursos são limitados e o que mais nos impede de anteciparmos as tendências e executá-las é vivermos a solução dos problemas da rotina diária. Com isso, limitamos nossas possibilidades, deixando de utilizar nosso tempo e recursos para analisar, criar e desenvolver soluções que atendam as tendências futuras. É necessário fazer uma mudança de “mindset”, nos desligando dos problemas do cotidiano e abrindo espaço para a criatividade, que propiciará uma visão das tendências e a ação para criar soluções inovadoras.
Para atender o novo comportamento do consumidor e as exigências da sociedade é necessário inovar constantemente. E para inovar e estar à frente da concorrência devemos direcionar tempo e recursos para as tendências do mercado no futuro. Com a globalização o seu concorrente pode vir de qualquer mercado ou de qualquer produto onde o consumidor tenha que fazer uma única escolha e seu concorrente atenda ao mesmo propósito. Portanto, seja sempre sua “versão Beta”.
O FUTURO JÁ PRESENTE
Ao falar de inovação, é recomendável lembrar que a inovação não é sinônimo de tecnologia moderna, como é entendido por muitos. Além da tecnologia, a inovação pode ocorrer em: mudança no modelo de negócios, novos métodos de marketing, criação ou alteração de novas estruturas organizacionais, um novo processo de produção, a criação ou melhoria de um produto etc.
O empreendedor do futuro é aquele que pode antecipar a visão das tendências e mudar rapidamente se adaptando ao novo. Nesse cenário as startups levam vantagem sobre as organizações tradicionais pela agilidade na mudança.
O líder do futuro é aquele capaz de construir equipes de alto impacto utilizando a Inteligência Emocional para obter o melhor de cada indivíduo e que saiba utilizar o fato de ter cinco gerações convivendo na sociedade e no trabalho, devido à longevidade e à democratização do conhecimento.
CONCLUSÃO
Sua organização está limitada a resolver pendências ou está aberta a se antecipar às tendências do futuro?
Sua lucratividade está conectada com a sua capacidade de se antecipar às tendências do futuro e criar, inovar, inventar, desenvolver estratégias e executá-las com eficiência e rapidez.
Comprador Estratégico Sênior | Indirect Sourcing Specialist | Procurement - Multiplan
5 aOlá Dalva, parabéns pelo artigo!