Como ter um melhor desempenho no trabalho?
Seu desempenho profissional está interligado com o seu desempenho pessoal. Seu desempenho profissional está interligado com o seu desempenho pessoal. Para melhorar sua performance no trabalho, é necessário que haja uma mudança no mindset. Existem requisitos base para que você decole no ambiente organizacional e se destaque no mercado de trabalho atual, cada vez mais exigente.
Eu estava pesquisando sobre o assunto e achei essa matéria da InfoMoney, então resolvi compartilhar com vocês. Ela fala sobre 10 práticas de coaching que você pode aplicar em si mesmo, com o intuito de melhorar o seu desempenho no trabalho. Aqui estão elas:
1. Pense positivo. Quando você consegue manter o pensamento positivo, é mais fácil enfrentar situações de adversidade com calma e uma visão ampliada. Não foque no problema, foque em sua solução.
2. Livre-se do passado. Existe um ditado que provavelmente você já ouviu, “Quem vive de passado é museu”. Embora seja bastante conhecido, ele traz uma lição importante. O passado prende-nos, e com isso perdemos experiências e oportunidades no presente. Desvincule-se.
3. Foque suas energias para o futuro. Em suas tarefas realizadas, sempre lembre de se perguntar se aquela lhe trará frutos e se vale a pena ser feita naquele momento. Caso não seja, delegue-a e preserve suas energias para afazeres de maior importância.
4. Formule suas metas pessoais e profissionais. As metas são fundamentais em qualquer processo. Elas servem como um guia para ir de seu estado atual para o estado desejado. Mantenha suas metas alinhadas com os norteadores estratégicos e a cultura de sua organização.
5. Festeje cada meta realizada. É de suma importância reconhecer que os objetivos alcançados são de mérito seu. Então festeje seu sucesso, e se o fez com ajuda de sua esquipe, compartilhe a felicidade com ela.
6. Tente meditar. Comece prestando atenção em sua respiração. Acompanha-la ajudará você a conseguir controla-la melhor futuramente. A respiração é peça essencial para seu estado físico e mental. Concentre-se no momento, pratique a mindfulness.
7. Filtre os pensamentos alheios. Ouça o pensamento dos outros com calma e atenção, afinal, nascemos com duas orelhas e apenas uma boca. Ouça mais, julgue menos e fale menos. Entretanto, não se esqueça de reservar o direito de decidir em conformidade com seus princípios e valores.
8. Traga o diálogo para seus relacionamentos. Quando você se abre para ouvir o próximo e dialogar, você é o maior beneficiado. É uma qualidade de um verdadeiro líder, pois assim você consegue abrir espaço para que seus subordinados confiem na sua imagem e se comprometam com suas tarefas e responsabilidades.
9. Lembre-se de que não existe um jeito certo. O seu próximo nem sempre pensará igual você ou terá as mesmas ações para um mesmo problema. Não esqueça que são pessoas diferentes com valores e mentalidades distintas, e isso não significa que apenas um está correto. Pratique a tolerância.
10. Por fim, seja você! A melhor dica deste artigo é, afinal, a última. Nunca perca sua essência, é ela quem atrai admiração e respeito das pessoas a sua volta. Use-a a seu favor e inspire positivamente seus funcionários e/ou colegas de equipe.
Esse é o artigo, pessoal. O que acharam? Concordam com o que foi dito ou pensam de uma maneira diferente? Têm mais alguma dica ou uma delas a ressaltar? Compartilhem!