Como tocar as pessoas pela palavra
Eu sempre acreditei no poder palavra. Muito. Quando comecei a trabalhar na revista Vida Simples, há cinco anos, fiquei muito instigada em ver os diversos depoimentos de gente que dizia "a revista conversa comigo". Comecei a me interessar por essa "conversa" e mergulhei fundo nisso. Descobri nesse caminho que a escrita não pode ser desvinculada da pessoa (de quem escreve um texto, por exemplo). É preciso estar presente nas palavras. Existe uma verdade ou veracidade incrível nisso. A conversa se estabelece por meio de um texto. A questão é que muita gente não se dá conta disso. Se apoderar da palavra, estabelecer uma conversa verdadeira com o outro (aquela que marca, que é lembrada anos depois) é o que abordo num projeto itinerante, que iniciei no começo deste ano. É um curso (Simples: Escrita Criativa e Afetuosa). Quer dizer, tem gente que me diz que é mais do que um curso, mas uma divisor de águas na vida. Às vezes eu acho isso meio exagerado, mas depois percebo que estamos desconectados das obviedades da vida e chegamos até mesmo a esquecer que somos "gente conversando com gente". O curso já passou por Belo Horizonte, Rio, Curitiba, São Paulo (com turma extra) e agora chega em Porto Alegre. Quem aparece? Gente que gosta de escrever, que trabalha com comunicação ou que quer se encontrar pelas palavras. Tem jornalista, tem assessor de imprensa e tem psicólogo, consultor de recursos humanos, empreendedor, médico, advogado, professores. No último curso, uma senhora delicada me chamou e disse: "vim aqui porque preciso escrever. Quero deixar cartas para o meu filho. Será meu legado". Cada um aparece por um motivo diferente, mas todos se encontram na escrita. E isso tem sido lindo, gratificante, enriquecedor. E, no final, cabe para qualquer um. É sempre gente conversando com gente. Em Porto Alegre, o curso será no dia 17 de setembro, das 10h as 19h. Você pode se inscrever no site da Coolhow (http://bit.ly/2bnz9gC) ou escrever para contato@coolhow.com.br . Ou falar comigo, por aqui. A próxima parada é Recife.
Jornalista Especializada em Conteúdo e Projetos Editoriais. Criadora de conteúdo para LinkedIn Executivo. Storytelling, Comunicação Interna, Ghost Writing, Comunicação e Segurança Ocupacional. Mãe do Matheus e do Lucas.
8 aQue legal, Ana! Avise-me quando voltar a São Paulo (cdalvia@cdalvia.com.br)!
Advogada Especialista em Direito Público - Professora Universitária - Ouvidora - Gestora de Sistemas para soluções de problemas
8 aSimplicidade perfeita!!! Parabéns !!!
Atendimento Sênior da Thomson Reuters na Jeffrey
8 aAna adoro seu trabalho..pena que estou em Atibaia.. será que um dia vc vem pra Bragança ou Campinas?.gde abco
Consultor, mentor e escritor Liderança e Comunicação
8 aParabéns pelo seu trabalho e, pelo caminho da boa escrita, da boa "conversa" traduzida pelo alfabeto, proporcional um encontro com o que ha de melhor no seu humano. Sucesso e PAZ... Que tenhamos muitos cronistas, poetas e romancistas neste mundo e, se possível, a contar boas histórias e deixar um legado, como te propôs a aluna do curso. Que venham os Salomões, Sócrates contemporâneos.