Como tomar decisões certas em momentos de crise?
Como você reagiu perante este momento? Está tomando boas decisões? Esta pandemia do coronavírus está causando um impacto grande em todos os setores. Tenho conversado com vários clientes, mentorados e empresários para entendê-los e ajudá-los neste momento difícil. Alguns ainda continuam vendendo, mas com demanda reduzida, outros estão impossibilitados ou muito limitados, devido ao tipo de negócio.
É muito importante que todos os empresários tenham calma e cuidado na tomada de decisões. Daniel kahneman, em seu ótimo livro: Rápido e Devagar - Duas Formas de Pensar, aborda que temos 2 sistemas que definem a forma como tomamos decisões: O 1° é mais rápido, intuitivo e emocional e o 2° é mais lento, racional e lógico.
Medo, falta de conhecimento e até mesmo orientações erradas podem prejudicar ainda mais o seu negócio com decisões tomadas utilizando o sistema 1, que é mais emocional.
Minha recomendação é que você consiga analisar o cenário usando o 2° sistema e até mesmo os 2 ao mesmo tempo. Como fazer isso?
- ANÁLISE DE DADOS: quem não fazia antes ou não usava de forma estratégica, agora é a hora de usar os dados, seja usando para traçar cenários financeiros ou até mesmo para estudar e segmentar sua base de dados de clientes e potenciais clientes.
- EVITE DESESPERO AO VENDER: Evite vender no desespero. Já vi algumas empresas oferecendo serviços e produtos com grandes descontos para fazer caixa. Ex: Hotel Urbano. Esta pode ser uma boa estratégia, porém precisa ser muito bem calculada e eles possuem especialistas analisando essas estratégias. Vender e não conseguir entregar lá na frente pode ser muito pior. Criar uma planilha com 3 tipos de cenário é muito importante (pessimista, neutro e otimista)
- CUIDADO: PARA QUEM VAI VENDER? Analise bem para quem irá vender e também as condições de pagamento. Neste momento, muitos empresários estão preocupados com as vendas e esquecem que muitas pessoas e outras empresas podem não conseguir pagar. Vender um produto e não receber pode ser pior do que não vender.
- NEGOCIE COM RESPONSABILIDADE: Acredito que todos ou a maioria já estejam tomando essas medidas, mas faça com responsabilidade, pensando sempre em manter um bom relacionamento com funcionários, fornecedores, parceiros e clientes. Após a crise, se você ajudou, se foi empático, se conseguiu analisar e tomar boas decisões, seus parceiros irão lembrar das suas boas atitudes e as más também.
- VALORIZE A SUA REPUTAÇÃO: Não é tão simples construir uma boa reputação e se posicionar de forma positiva no mercado. As pessoas estão preocupadas com a situação financeira e não estão tão abertas para adquirir alguns serviços e produtos. Criar produtos/serviços fora do seu posicionamento e tentar forçar a venda é um erro. Faça uma análise e avalie sua abordagem com seus clientes e sua comunicação em todos os seus canais de marketing. Tudo o que você comunica reflete em como as pessoas te enxergam. Falarei um pouco mais sobre este assunto no próximo post.
Vamos seguir as orientações de ficar em casa, mas não de pararmos! Conseguimos usar este momento para rever todas as estratégias dos nossos negócios. Vamos pensar positivamente, sempre utilizando o lado lógico do nosso cérebro para planejarmos, inovarmos e tomarmos decisões conscientes.
Sergipe Reciclagem
4 aExcelente Marlos. Estou fazendo exatamente dessa forma.
Communication Strategies /Internal Communication/ ESG Commites Member
4 aOI Marlos, muito pertinente seu post. Obrigada e sucesso.
Especialista em Gestão de Tráfego Pago
4 aBoas dicas Marlos Machado. A um serve como "alicerce" para todas as outras...