Como tornar a Automação Residencial acessível a qualquer tipo de morador
Artigo publicado na revista Lumiere Electric, edição 226, março de 2017
O mercado de Automação Residencial no Brasil está perto de atingir duas décadas de existência. Desde o final dos anos 90, começamos a observar a movimentação de empresas e profissionais que de modo pioneiro deram os primeiros passos para introduzir tecnologias à época desconhecidas e inovadoras. Logicamente, o mercado era então restrito a residências de alto padrão, pois os equipamentos disponíveis eram importados e exigiam um projeto e instalação dedicados, oferecidos ainda por poucos profissionais.
Decorrido este período de tempo, observamos que o mercado ainda está longe de atingir o seu potencial pleno. Muitas coisas mudaram na tecnologia, novas empresas surgiram, tanto fabricantes como integradores de sistemas, mas a demanda existente segue ainda sem ser atendida.
Neste artigo vamos buscar algumas explicações, baseados em nossas observações ao longo destes vinte anos e também em teses coletadas em diversas fontes de pesquisa, principalmente elaboradas em países onde o desenvolvimento do mercado de “casas inteligentes” tenha atingido um patamar diferente do nosso.
A integra do artigo pode ser baixada aqui