Como transformar sua experiência de mercado em seu próprio negócio de consultoria
Em média, alguns consultores possuem um faturamento mensal de até R$ 20 mil, desde que o padrão de qualidade dos serviços seja realmente alto e consiga um destaque no mercado. Sem falar nas várias palestras que alguns consultores acabam dando, depois de se tornarem reconhecidos no mercado.
Até poucos anos atrás, o título “consultor” era mais ou menos limitado a diplomatas aposentados e trabalhadores colocados no topo das corporações. Em outras palavras, até bem recentemente, a posição de um consultor era mais honorária do que a atual. Mas isso tudo foi modificado visivelmente nos últimos anos.
O número de consultores destinados a resolverem quase qualquer problema que pudesse existir na vida das pessoas ou empresas, aumentou devido as falências de empresas e desemprego durante os últimos dez anos , o que faz com que o campo de consultoria continue aumentando. Na verdade, a consultoria independente é um dos negócios que tem crescido mais rapidamente no país hoje em dia!
Um consultor é um expert em reconhecer problemas e achar soluções que caibam a esses problemas. A necessidade de pessoas que resolvam problemas de negócios - entre grandes e pequenos negócios em geral - nunca foi maior do que hoje. As mudanças frequentes de cenário para um contratante, somadas às infinidades de situações de dificuldade que um negocio enfrenta quase que diariamente, criou esse “mercado de venda de expertise” para um profissional capacitado.
Pedir ajuda a um consultor quando os problemas aparecem é tão natural quanto esperar que o sol nasça toda manhã. Quando você não se sente bem, chama pelos serviços de um médico. Se o seu carro não funciona bem, você o leva a um mecânico. E é da mesma maneira com um homem de negócios quando encontra um problema inesperadamente; legal, de venda, ou relativo ao trato com seus clientes.
Outro lado onde pode haver a necessidade de um consultor, é no caso de um empreendedor se entusiasmar mais do que deveria e investir precipitadamente num negócio no qual ele não possui muita experiência ou até mesmo não possui experiência alguma. Muitos sonhadores investem todas suas economias em projetos questionáveis sem nem mesmo considerar a ideia de trazer um consultor de negócios competente para analisar e avaliar seus planos.
Mas não se engane, mesmo pessoas experientes estão propensas a superestimarem suas próprias ideias. A imagem do resultado final e a dedicação com um certo entusiasmo em direção ao alcance de um objetivo são os pré-requisitos mais importantes ao sucesso; no entanto, muito entusiasmo e dedicação também podem ser perigosos. A não ser que estes sejam baseados numa base sólida de pesquisa, onde a falta dela pode fazer com que as pessoas busquem precipitadamente arco-íris inexistentes. E é aí onde você pode entrar como um consultor de negócios.
Não é necessário que você tenha possuído ou operado um negócio bem sucedido para se tornar um consultor de negócios bem sucedido. Como também não há a necessidade de você ter gerenciado ou tido um título que comprovasse uma alta posição nos negócios. No entanto, você deverá ter a habilidade de vender o seu trabalho e um certo conhecimento na área em que pretende ajudar as pessoas.
O primeiro passo para se tornar um consultor
O primeiro passo é fazer uma avaliação honesta a respeito do seu próprio treinamento e experiência. Você pode ser um consultor tributário ambicioso reconhecido por suas habilidades. Pode ser também especialmente bom em áreas gerais do tipo:
Existem centenas de consultores pelo país especializados em Mala Direta e operações de Mala Direta, por exemplo. A maioria dessas pessoas gozaram um certo grau de sucesso nesse campo, sendo que descobriram a maneira mais fácil - aconselhando outras pessoas a como operarem bem e com certo nível de acerto. Há consultores para pessoas que desejam ter sucesso com venda como autônomo, merchandising de planos para festas, ou até mesmo marketing multi-nível. O mais importante de tudo isso é escolher uma área na qual você já tenha alguma experiência; uma área na qual você já tenha gasto algum tempo aprendendo a respeito e, é claro, uma área na qual você goste de trabalhar.
Quase todo mundo tem medo de se envolver com alguma responsabilidade. Essas pessoas alegam não ter experiência ou conhecimento. Soube de uma caso de uma jovem menina que estava procurando por emprego como vendedora. Ela tinha trabalhado por cinco anos como assistente de um gerente pessoal de um plano de fabricação e quando foi aconselhada a tornar-se uma consultora para pessoas que estivessem procurando por emprego na mesma área que ela possuía experiência, ou então que ela desse início ao seu próprio serviço de orientação, ela alegou falta de conhecimento, experiência e habilidade.
Quase todas as pessoas já tiveram um treinamento especial em alguma área de trabalho, sendo que também tiveram de assimilar melhor essas mesmas áreas através de estudos ou educação específica; sem esquecer o fato de que a maioria trabalhou a vida inteira ou quase, numa área ou empregos específicos. Então, por que uma mulher que tenha trabalhado por 20 anos como garçonete não poderia se apresentar como uma consultora para o programa de treinamento de garçonetes numa organização de restaurantes?
Um comprador experiente por exemplo, poderia ser um consultor para empresas que precisam resolver problemas recorrentes durante os processos de aquisição ou que desejam e reduzir seus custos. Também poderia ser um consultor para empresas que estejam começando apresentar crescimento e necessitem montar uma equipe de compras preparada e treinada.
Por onde começar
A verdade é que a maioria das pessoas não percebem a quantidade de conhecimento que possuem realmente, não enxergam que poderiam vender seus treinamentos, conhecimentos ou experiência. O importante é olhar para suas habilidades educacionais, combiná-los com algum treinamento especial ou à experiência no próprio trabalho e oferecer todo esse seu conhecimento para ajudar outras pessoas com problemas nas áreas de trabalho que você conhece bem.
Você não precisa de um tipo de escritório luxuoso para começar, especialmente se começar o seu negócio com base em seu tempo-livre. Um quarto de hóspedes, uma parte da sua garagem, ou até mesmo um canto da sala de jantar funcionarão muito bem. Se você tiver a sua própria contabilidade/arquivamento, precisará de um livro-caixa de qualquer tipo, talvez e uma ou duas gavetas-arquivo.
Precisará também de um computador, ainda que simples e um site se estiver pensando em fazer sua própria gestão da estratégia digital.
Ao invés de arcar com a despesa de comprar um telefone só para seus negócios, use seu telefone residencial e treine todos os membros de sua casa para atendê-lo de maneira a tratarem de negócios durante os horários semanais de trabalho. Guarde cópias de todas os e-mails de vendas enviados e, é claro, de todas as propostas de emprego às quais você se submeteu.
Levante seu sistema de arquivo com seu plano final em mente, assim você poupará muito tempo e frustrações. Disponha de forma que fiquem visíveis as pastas físicas que costumam ficar encostadas ao lado de livros ou guardadas em gavetas. A sugestão é que fiquem posicionadas de maneira a permitir-lhe visualizar o título da pasta-arquivo em qualquer lugar, de um lado ao outro do topo da pasta arquivo.
Assim, quando você adicionar clientes ao seu arquivo, poderá mantê-los em ordem alfabética sem precisar ter uma gaveta de aparência confusa na qual você precise pesquisar por cada título.
Também seria uma boa ideia manter suas contabilidades ativas em uma gaveta ou pasta separada, suas contabilidades “desejadas” em outra e todas as cópias de solicitação de orçamento, propostas, informações de contatos de negócios e outros, guardados numa terceira gaveta.
Você também vai precisar de cartões de negócios. Sua loja de impressão mais próxima pode fazer isso e ajudar-lhe a selecionar tipos de letras e design. Mas lembre-se que o mais usado hoje são os cartões digitais. (Clique aqui para aprender fazer seu cartão digital interativo)
A escolha de alugar, alugar ou comprar uma máquina de fazer cópias vai depender de você. Mas lembre-se de que o negócio não poderá andar sem cópias de arquivamento. Papel A4 significa uma privação de eficiência, sendo também que ir à esquina tirar cópias vai custar-lhe tempo e mais dinheiro.
Então esteja certo de colocar algum tipo de máquina copiadora e impressora nos seus custos de investimentos iniciais do seu negócio. Se for impossível logo no começo, use a velha impressora compatível com cartucho recarregáveis - você deve ter uma cópia a ser arquivada.
Se você for bom com palavras, poderá escrever suas próprias cartas de venda, sendo que a sua disponibilidade de tempo para se dedicar a isso deve ser um fator decisivo para se pensar em contratar um redator ou Copywriter**. Se você não for nem um pouco habilidoso (a) - contrate e sempre tenha pelo menos algumas cartas de vendas prontas em seu computador.
Copywriting é a estratégia de produção de textos persuasivos para Marketing e Vendas com o objetivo de gerar conversões e vendas. Alguns exemplos são emails, sites, anúncios, catálogos e outros. O profissional designado para redigir e desenvolver a "copy" é o copywriter.
Sobre o computador, caso você já tenha comprado um bom, mais moderno e mais caro. Em breve, quando você realmente mudar para aquele escritório dos seus sonhos, esse será um equipamento que talvez você não precisará mais se preocupar.
Recomendados pelo LinkedIn
Uma vez que você tenha decidido a área de consultoria na qual queira estar e tenha levantado o seu escritório ou espaço de trabalho, o próximo passo será fazer com que as pessoas saibam que você está disponível ao trabalho. Indiscutivelmente, use uma certa dose de senso comum e conhecimento já aplicado, antes de gastar qualquer quantia de dinheiro em propaganda.
Genericamente falando, você poderá obter algumas indicações, independentemente da área de problema à qual for especializado anunciando no grupo do Linkedin relacionado ao seu nicho. Utilize também uma conta comercial no Instagram e gaste uma pequena quantia anunciando através do botão promover anúncio, ou se você for um especialista em envio de e-mail em massa e tiver uma lista de clientes, esta é a hora de arregaçar as mangas e anunciar para eles que você se tornou um consultor de "xyz".
Cheque com sua Câmara de Comércio por uma lista de freguesia e publicadores de negócios especializados na sua área. Use os filtros do Linkedin e dê uma olhada nos fornecedores do tipo de negócio ao qual você queira servir e então selecione aqueles que corresponderem às suas necessidades. Lembre-se de ter foco, não ataque de forma amadora qualquer tipo de negócio.
Rádio ou televisão seria um completo desperdício de reais destinados à propaganda, nesta fase. Como você está começando, minha dica é: Erre rápido, erre barato e corrija rápido. Recomendo que invista em mídias digitais fazendo anúncio no: Google, YouTube, Facebook, Instagram ou Linkedin.
Quanto ao melhor horário para qualquer publicação orgânica a fim de atingir seus melhores clientes potenciais, parecem ser as primeiras horas do dia, quando essas pessoas estão começando seu trabalho. Concentre-se nisso e utilize de muito senso comum para escrever a mensagem de deseja transmitir. Até mesmo se você contratar os serviços de um redator de material de propaganda, esteja certo de falar aos seus clientes potenciais e convencê-los de poder ajudá-los a resolverem seus problemas ou melhorarem a lucratividade de seus negócios.
Lembre-se, você deseja chamar a atenção do seu cliente em particular e oferecer uma promessa de acabar com os seus problemas.
Sempre converse com o tipo de pessoas que você deseja atingir, enfatizando os benefícios de seus serviços. Não é um bom negócio apontar ou até mesmo discutir preço no anúncio ou no telefone, quando as pessoas responderem. Sempre pegue o nome, endereço de e-mail e número de telefone e então explique a respeito de seus serviços em geral. Levante um encontro com data e hora marcada para ver o negócio e a operação deste, analise as necessidades que ele tem e faça uma proposta escrita que resolva os problemas do seu futuro cliente.
Existe um bom número de fatores envolvidos para estabelecer sua remuneração, mas começando com um negócio pequeno e iniciante e, até que sua linha atinja mais clientes regulares, você deveria apostar no máximo por 250 reais a hora (dependendo do seu negócio). Conte com uma ou duas horas por cliente em um dia, dedicando 20 dias por mês para trabalhar com seus clientes, você estará falando em 5000 a 10.000 reais por mês. Multiplicando isso por 8 ou 10 horas/ dia, você estará ganhando 40.000 a 50.000 reais por mês. Para um consultor independente, você está bem empregado.
Pessoas que têm acesso a informações sigilosas nesse negócio dizem que uma pessoa pode deixar seu emprego regular na Sexta-Feira, começar um negócio de consultoria na Segunda-Feira e, no período de seis meses, Ter uma renda de mais de 600.000 reais por ano. Isso já basta para dizer que um negócio de consultoria iniciante faturaria de 250.000 a 500.000 reais fora as despesas de escritório e outras taxas, no seu primeiro ano de negócios. " Uau ! "
Há ainda um outro método muito importante de achar novos clientes, via e-mail marketing. Ele é feito por uma página de captura e depois quem deixou o e-mail recebe conteúdos de valor que despertam curiosidade, conscientizam e depois oferecem o produto ou serviço através de uma carta de vendas.
Imagine uma abordagem direta como esta:
VOCÊ ESTÁ TENDO ALGUM PROBLEMA EM REDIZIR CUSTOS NA SUA EMPRESA???
Eu posso te ajudar! Mostrar-lhe como reduzir 20, talvez até mesmo 30% dos seus custos na sua empresa! Expanda seu mercado! Aumente sua lucratividade!
Seja o que for que você precise, eu posso AJUDAR! Seja quais forem o seus problemas, eu posso RESOLVÊ-LOS! Ligue agora, e deixe-me explicar.
Depois da mensagem no anúncio, adicione o seu número de telefone e seu nome, seguidos de sua identificação como um Consultor de engenharia da qualidade. (Use a sua especialidade e adapte o texto a sua realidade)
Um e-mail marketing com a carta de venda de uma solução usa mais palavras do que um anúncio, porém soa mais suave e força o leitor a responder da maneira como você o direciona.
Sua carta de venda pode ter qualquer extensão necessária a contar sua história e atingir seus objetivos e para ser bem sucedida, deve incorporar a forma “AIDA”:
Outro ponto a ser lembrado ao escrever as cartas de venda: Sempre atraia pelas necessidades e desejos por parte da pessoa que estiver lendo a carta. Ela começará a ler a fim de ver se seus serviços podem beneficiá-la. Ela estará muito interessada em maiores lucros, custos de produção reduzidos e maior eficiência.
Ela também estará procurando por respostas aos seus problemas mais urgentes. Mantenha estes elementos em mente quando estiver escrevendo uma carta de venda, seja você o escritor ou um copywriter contratado.
As pessoas que recebem e-mails com cartas de venda respondem mais a uma carta que esteja bem direcionada, que pareça pessoal, em oposição a uma que seja feita de forma genérica. A carta de vendas quando direcionada deve ser uma “carta perfeita”, não apresentando um tipo ou estilo muito genérico.
Como um consultor, seu cabeçalho deveria ser simples, ao mesmo tempo em que estivesse transmitindo ao leitor um senso de classe. Passe em sua escrita a melhor qualidade possível e transmita uma sutil mensagem de sucesso. Especialistas em e-mail marketing afirmam que esta técnica quando usada é quase infalível na maioria dos casos.
Basicamente, sua carta de vendas deve fazer por você o mesmo que a “indicação de um amigo próximo”, ou seja, deve despertar o interesse da pessoa que está lendo o seu texto para responder o seu e-mail e lhe permitir marcar um encontro a fim de discutir suas necessidades como seu cliente.
Se tiver escrevendo um anúncio escrito ou uma carta de venda, o mais importante é que você tenha o objetivo claro em sua mente - o que você deseja que o leitor faça. Com isso em mente, você não precisará usar a abordagem de “venda tradicional”, como alguém que estivesse pedindo por dinheiro no primeiro contato.
Tudo o que falta é encontrar com o cliente potencial, escutar seus problemas e, ouvindo o que ele precisa, escrever uma proposta para resolver seus problemas. Isso significa vender o seu trabalho ao cliente potencial - assegurando a ele de que você sabe do que está falando e de que pode fazer com ele se torne mais bem sucedido.
Este artigo é um plano que pode conduzir-lhe a bem suceder-se como um Consultor de Negócios na sua área.
Lembre-se, no entanto, que nenhuma soma de pesquisa, leitura, prática de escutar ou investimento pode tornar-lhe bem sucedido antes de você colocá-lo em prática. Ação por sua parte é o ingrediente mais importante a ser adicionado - e isso só depende de você.
O Seu futuro está em suas mãos.
Caso precise de mim para esclarecer eventuais dúvidas, estarei por aqui, e se você gostou desta leitura, compartilhe com as pessoas da sua rede aqui no Linkedin.
Gerente de Aprendizagem | Learning Manager | Gerente de Qualidade, Melhoria Contínua e Excelência Operacional | Gestor de Projetos Lean Six Sigma | Consultora em Gestão da Qualidade e Eficiência Operacional
3 aExcelente dicas!!!
Utilizo marketing digital e Inteligências artificiais para alavancar empresas e negócios. 🚀
3 aFlavio Edson Faria da Silva olhe este artigo que fiz. Acredito que possa lhe ser útil.
Utilizo marketing digital e Inteligências artificiais para alavancar empresas e negócios. 🚀
3 aAndressa Magnago Fontes olhe este artigo sobre consultoria.