Como tratar o câncer?
O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento combinadas. A principal delas é a cirurgia oncológica, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia (as mais conhecidas) conforme cada caso. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer, a condição clínica do paciente e a extensão da doença.
Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) apesar das dificuldades que muitos pacientes enfrentam pela demora tanto do diagnóstico quanto ao próprio tratamento.
Aindam tem-se utilizado a hormonioterapia e outra que está chegando aos tratamentos é a imunetarapia.
Radioterapia:
É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas (além das marcas no local) e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores, como as cirurgias oncológicas. Havendo esta combinação, haverá efeitos colaterais visíveis.
Quimioterapia:
É um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Dentro do corpo humano, cada medicamento age de uma maneira diferente. Por este motivo são utilizados vários tipos cada vez que o paciente recebe o tratamento. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo. O paciente pode receber a quimioterapia como tratamento único ou aliada a outros, como radioterapia e/ou cirurgia. Ressaltando que, aqui, há muito mais efeitos colaterais devido ao tipo de quimioterapia será aplicada.
Como todo tratamento, há benefícios e efeitos indesejáveis. A duração do tratamento é planejada de acordo com o tipo de tumor e varia em cada caso. Ainda que o paciente não sinta qualquer mal-estar, as aplicações de medicamento não devem ser suspensas. Somente o médico indicará o fim do tratamento.
Atenção: A informação compartilhada pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o seu Serviço de Saúde.
Fonte(s) de apoio: Ministério da Saúde www.saude.gov.br
#outubrorosa #câncer #câncerdemama #prevenção #campanhacâncerdemama #experiências #tratamentocâncer #saúdeemocional #saúdemental #éprecisofalarsobrecâncer