Como trazer a sua empresa para a internet
O atual momento em que vivemos gerou um senso de urgência para empresas que ainda não tinham um posicionamento online. A maior parte dos seguimentos tiverem que correr atrás do prejuízo e se adequar à nova realidade. Digo prejuízo, pois se sua empresa não está posicionada no ambiente online, você pode estar perdendo uma bela “galinha dos ovos de ouro”. Se você não quer mais perder oportunidades, ou melhor, quer encontrar ainda mais oportunidades, leia esse artigo, pois ele pode te ajudar a ter sucesso na hora de trazer o seu negócio para a web.
Defina seu público alvo
Essa talvez seja mais famosa “dica” para quem quer vender cada vez mais. Ela é famosa justamente por ser a uma das mais importantes questões para se observar. Uma empresa tem que estar ciente para quem ela quer vender uma solução. Seu produto é voltado para crianças, adolescentes, adultos? Ou talvez um para um público específico, como por exemplo, pais que praticam caminhada na natureza e gostam de acampar? Bom, isso você vai ter que pesquisar e descobrir. Mas sempre tenha em mente. DEFINA O SEU PÚBLICO.
Tenha uma linguagem
Descobriu quem é o seu público alvo? Sabendo quem é o público com quem você quer se relacionar, é possível adotar tipos de linguagem ideal para se comunicar com ele. Se a sua solução é voltada para advogados, terá que adotar uma linguagem mais formal. Mas se o seu público for a geração mais nova, você pode adotar uma linguagem mais informal e talvez até usar gírias.
Redes Sociais Certas
Não saia por aí criando perfis para sua empresa em toda e qualquer rede social. Descubra aquela que mais faz sentido para o seu negócio. Imagine que você tem uma empresa de fotografia, o ideal seria que você criasse um perfil no Instagram e Pinterest, pois são as redes propícias para isso. Mas se você é uma empresa que vende soluções para empresas (B2B) talvez o mais interessante seja focar esforços no LinkedIn. Saiba escolher!
Foque na Satisfação do Cliente
Criou os perfis nas redes sociais escolhidas? Agora foque na satisfação do seu consumidor! Se você receber mensagens através destas redes, responda o mais rápido possível. Ninguém gosta de ficar horas esperando para ter uma resposta. Interaja com o seu público, seja nas mensagens diretas, comentários, menções avaliações, etc. O importante é nunca deixar de trocar aquela ideia ou até mesmo agradecer. Lembre-se, a pessoal investiu o tempo dela para te deixar um comentário. VALORIZE!
Tenha um site
Ter perfil nas redes sociais ajudam a sua empresa sim, mas será que elas darão à sua empresa todo o potencial que ela tem de atingir cada vez mais pessoas e consequentemente fechar mais negócios/vendas? Um site complementa a sua estratégia online. Uma empresa que tem um site, transpira mais credibilidade. Pensa só, qualquer empresa pode ter rede social, mas poucas tem um site para chamar de seu.
Produza conteúdo
Alguns profissionais de marketing dizem que de uns anos para cá, o conteúdo se transformou na chave do sucesso para as empresas. Simplesmente pelo fato de que, quando a sua empresa nutre o público com conteúdo relevante, tira as suas dúvidas e faz de tudo para ajudá-lo, ela se torna uma empresa mais confiável e admirada. Produza conteúdos relacionados a solução que você vende. Mas não esqueça de levar em conta de quem é o seu público, pois ele é o que dirá qual conteúdo você deve produzir. Pode ser um e-book, podcast, audiobook, um post blog, etc. O processo de criação de conteúdo não é simples, você tem que encaixar todos os tópicos citados acima e fazer eles trabalharem juntos. Desde saber a linguagem adequada e consequentemente conhecendo o seu público até onde distribuir o conteúdo pronto. O caminho e o trabalho levam tempo e dedicação, mas quando você chegar no objetivo, colherá bons frutos.
Esse foi meu primeiro artigo aqui no LinkedIn. Espero que o leitor possa tirar um bom proveito dessas minhas dicas rápidas.
Para quem não me conhece, além de SEO, estudo marketing e branding estratégico. Escrevo também para o blog da Stalltech.
Abraços
Psicóloga clínica | Psicologia das relações de trabalho | Planejamento e Transição de carreira | Palestrante | Professora | Softskills | Educação Corporativa
4 aOi Mahteus, Excelentes dicas, o mercado digital nunca esteve tão disputado e aberto como agora e as suas dicas certamente ajudarão quem busca por esse espaço. Obirgada por compartilhar!