COMO TURBINAR O ATENDIMENTO COM O PACS E OTIMIZAR O FLUXO DE LAUDOS
A abreviação #PACS vem do Inglês Picture Archiving and Communication System ou, Sistemas de Comunicação e Arquivamento de Imagens no Português. Através dele, o armazenamento de imagens, comunicação e melhorias entre os setores dos serviços de saúde otimizaram. Um sistema PACS eficiente é capaz de atender todo o fluxo de trabalho da equipe de diagnóstico, desde a aquisição da imagem até ao diagnóstico. No artigo anterior vimos as 7 etapas do atendimento em Radiologia Digital para o bom fluxo do PACS e hoje veremos algumas dicas “de ouro” para otimizar o trabalho de sua equipe de #Radiologia.
A implementação do PACS já se faz presente em diversos Hospitais e Clínicas do universo #healthcare, porém a administração de imagens #DICOM deve ser um trabalho em equipe, afinal, o Pós Implementação é que garantirá o sucesso e a meta de seu departamento.
TREINE SUA RECEPÇÃO DE FORMA EFICAZ:
É fundamental que seu cliente se sinta “único” ao ser atendido não é verdade? Para o #HIS (Hospital Information System) o famoso “sistema do hospital” não é diferente!
A duplicidade de registro é um problema recorrente nas recepções. Para eliminar este problema é crucial que seu colaborador entenda como funciona o atrelamento das imagens junto com o HIS. Treine seu time, faça-os compreender a importância e complexidade de seu trabalho.
Por que?
Isso evita o “sumiço” de imagens e consecutivamente o atraso do laudo.
MONITORE SUA WORKLIST:
Ninguém gosta de ficar horas num serviço de saúde aguardando atendimento não é verdade? A monitoração da #Worklist e as etapas do atendimento do cliente no setor de imagem é responsabilidade de todos! Abuse das telas de atendimento do HIS, é possível até mesmo obter o tempo médio de atendimento para cada cliente em seu estabelecimento.
Para que?
Eliminar reclamações da caixinha de sugestões e ouvidoria.
TREINE OS PROFISSIONAIS DE IMAGEM!
Para cada protocolo, incidência, alteração ou inclusão de imagem faz-se necessário a correta inclusão em sistema #RIS (Radiology Information System) o segundo famoso “PACS”.
Um exemplo bem simples: O atendimento ao politraumatizado geram várias incidências radiográficas como Crânio, Colunas, Tórax, Abdome, Pelve e dos membros. Se para cada estrutura o profissional realizar 2 incidências (frente e perfil por exemplo) teremos mais de 30 imagens diferentes do mesmo paciente. Neste caso será necessário que o profissional da radiologia abra uma respetiva aba para cada incidência realizada e que registre o cassete em sua aba correta.
Por que?
Organização do sistema e e para otimizar o fluxo dos laudos. O radiologista localizará o seu exame de forma muito mais eficaz, sem necessidade de “cliques” desnecessários ou evitar ligar para o PACS, perdendo um tempo considerável na produtividade.
TREINE OS AUXILIARES DE SALA!
Outro problema que resolve de forma muito eficiente os problemas de perda das imagens é treinar os auxiliares de sala. As imagens de uma Ultrassonografia por exemplo, também deve ser enviada para o PACS. No final de cada atendimento ou plantão, cheque se o médico ENVIOU as imagens dos equipamentos para o sistema.
Por que?
Os equipamentos dispões de vários comandos distintos, “Fechar” não é o mesmo que “Fechar e Enviar” por exemplo.
CONFIRA SEU TRABALHO
Muitos desencontros de imagens podem ser evitados pelo próprio executor do exame. Sabemos que um departamento de saúde tem inúmeros desafios, porém verificar o seu exame em sistema é fundamental para que você não tenha problemas futuros. Utilize a Worklist dos pacientes atendidos no final do plantão.
Como?
Filtre a Worklist pelos exames que você realizou, a conferência das imagens também é um dos deveres de quem a realizou.
CONCLUSÃO:
É garantida a satisfação dos estabelecimentos que investem em equipamentos de alta tecnologia e um sistema HIS e PACS eficientes, porém tê-los e não abusar dos recursos disponíveis é como ter uma Ferrari parada na garagem. Você nunca encontrará seus benefícios se não souber utilizar. Treine seus profissionais dispare de forma significativa a produtividade de seu estabelecimento.
Técnica em Radiologia: Raio-x, Mamografia, Densitometria Óssea, Intensificador de Imagem,Tomografia Computadorizada.
3 aQue conteúdo bacana Daniel! Estou justamente lindando com o HIS e PACS. Adoreiii
Experienced Technical Consultant | Philips
4 aTexto incrível! A melhor parte e que é uma das maiores dificuldades do profissional, é fazer aquisição em cada aba. Até o usuário entender e aceitar a questão, gastou-se um bom tempo rsrs.