Como um parafuso, uma porca e uma arruela de pressão podem trazer redução de custos para sua Empresa.
Em tempos difíceis se faz necessário olhar com atenção onde podemos cortar gastos e reduzir custos. Muitas vezes os gestores vão naquilo que já é de praxe do mercado como redução de mão de obra e dos custos fixos em geral. Porém, existem muitas oportunidades que não aparecem no radar do gestor, como por exemplo, uma simples arruela de pressão.
Vamos imaginar que você está na área de produção ou manutenção da sua empresa. Tenho certeza de que se você olhar para qualquer ponto verá um parafuso e uma porca unindo um dispositivo, peça ou equipamento.
Assim como tenho certeza que você encontrará um parafuso e uma porca para qualquer lugar que você olhe na sua empresa, também não tenho dúvidas de que verá esses elementos em diversos tamanhos.
Considerando que esses diversos tamanhos de parafusos requer elementos de travamento como arruelas, arruelas de pressão, arruelas dentadas e outros tantos dispositivos de travamento mecânico, essas peças acabam ocupando uma espaço considerável em seu estoque, sem contar o número de itens de inventário.
Isso por si só já se traduz em custo para sua empresa.
Agora imagine que além disso você também tenha paradas de equipamentos para reapertar esses elementos que afrouxaram por vibração, dilatação térmica ou qualquer outro fator externo a essa montagem: As chamadas preventiva de reaperto.
Aí é que seus custos explodem, pois ninguém quer ver o seu equipamento parado por muito tempo.
Se calcularmos o que se gasta com ocupação de grandes áreas de estoque, tempo de inventário e tempo de equipamento parado, veremos que em 1 ano estes custos chegam na casa dos milhares de reais ou até mesmo na casa dos milhões.
Uma solução eficaz para resolver esse problema é utilizar o travamento químico.
Quer saber como o travamento químico causa um impacto positivo na redução de custos da sua empresa?
Recomendados pelo LinkedIn
No próximo artigo eu vou explicar como podemos reduzir esses custos e tornar os nossos equipamentos mais produtivos.
Abraços!
Para sugestões, dúvidas e informações:
Analista
4 mEfeito formiga !
Professor na CEFET/RJ
4 mVou repassar aos alunos de duas disciplinas dos cursos tecnicos de Mecânica (Integrado: Introdução à Mecânica; Subsequente: Elementos de Máquinas). Trabalhamos estes elementos no primeiro semestre.