Como um trabalho voluntário reposicionou minha carreira
Era uma quinta-feira. Eu e minha esposa havíamos acabado de lanchar no Bragas – uma hamburgueria próxima à minha residência – e me dirigi ao caixa para pagar. A loja é pequena, com mesas e cadeiras de plástico na rua mesmo. Logo após digitar a senha do meu cartão, eu, tomado de vergonha, fiz a pergunta: “quem faz as redes sociais de vocês?”. A atendente riu meio sem graça. “A gente mesmo, mas não entendemos nada”. E eu aproveitei a deixa: “estou estudando esse tema há dois anos. Será que poderíamos conversar para que eu possa começar a fazer sem cobrar? É que preciso de experiência”.
Alguns meses depois eu estava liderando a entrada da Valia – um dos maiores fundos de previdência privada do Brasil – no Facebook. Consegui chegar exatamente onde tanto queria: trabalhar com mídias sociais e marketing digital em uma empresa de grande porte. E aquele trabalho voluntário no Bragas foi crucial para que eu conseguisse reposicionar minha carreira.
Vale ressaltar que conhecimento eu tinha. Havia feito uma pós e uns cinco cursos práticos, mas não tinha experiência. Eu estava há 10 anos trabalhando com Comunicação Empresarial. Havia passado por muita coisa bacana das quais me orgulhava. O problema era que nenhuma delas era em marketing digital, e era exatamente para onde eu estava sonhando em seguir com minha carreira.
Logo após assumir as redes do Bragas, vieram elogios dos clientes da hamburgueria, que sentiram a diferença. Algum tempo depois os donos pediram para postar que estavam precisando de mais um motoboy. Contrataram um auxiliar de cozinha em seguida. As demandas aumentaram, principalmente no delivery. Com a ajuda das redes sociais, o Bragas começou a crescer mais rápido. Foi exatamente isso que falei na entrevista na Valia. Graças ao trabalho voluntário, não tinha apenas estudo, mas prova de que consegui aplicar o que havia aprendido. E consegui a vaga.
Minha dica para você, que está insatisfeito
É muito comum ouvir de amigos que estão insatisfeitos no trabalho, querendo parar de fazer X e começar a fazer Y, ou provar para o chefe que podem fazer B além de A. Quando pergunto o que estão fazendo para mudar, a maioria responde que já estudou, mas o mercado de trabalho está ruim... que ninguém dá oportunidade para recomeços.
Então conto minha história e dou o conselho: crie sua oportunidade. Se voluntarie, obtenha uma história bacana de sucesso e use isso a seu favor. Passe a olhar as inúmeras oportunidades que ONGs, igrejas e pequenos empreendimentos podem te dar. E ofereça seus serviços.
"Ah, mas eu não tenho tempo". Será mesmo? Será que algumas horas da manhã de sábado ou de domingo para reposicionar sua carreira não seriam melhor investimento do que apenas reclamar e esperar cair do céu a oportunidade que você tanto quer?
Minha experiência no Bragas deu tão certo, que eles se tornaram oficialmente meus clientes, e me indicaram para outros empreendedores. Se há algo que me deixa feliz é ouvir a história dessas pessoas, e mostrar como a comunicação e o marketing digital podem ajudá-los. A cada reunião, lembro do dia em que me oferecei para trabalhar de graça no Bragas. Sem isso, nada teria sido possível. Pensa em reposicionar sua carreira? Que tal você também dar esse primeiro passo?
Jornalista com experiência em comunicação corporativa, comunicação para a sustentabilidade e diálogo com a comunidade.
5 aParabéns, João! Eu acompanho de perto a sua carreira profissional e vejo a diferença que seu trabalho fez (e está fazendo) no Bragas e em outros projetos dos quais você participa. Concordo com você! Às vezes precisamos, de fato, criar as oportunidades, e não esperá-las aparecer. Sucesso sempre, amigo!
key Accounts Rep II em Imunologia
5 aQue história legal. Parabéns! Objetivo + estratégia + ação = resultado. Obrigada por compartilhar conosco.
Liderança Orientada por Valores | Branding & Cultura Organizacional
5 aQue bacana, João Paulo Balbino! Concordo com você, quem está buscando uma nova oportunidade precisa se movimentar em busca de caminhos que permitam isso. O trabalho voluntário é realmente uma ideia incrível nesse sentido. Parabéns e sucesso!
Senior Consultant @ Deloitte | Innovation, Change Management, Digital Transformation, Service Design, Design Thinking, Strategy
5 aEstou há um ano atendendo justamente micros e pequenos empreendimentos. É um mercado carente de profissionalismo e de consistência de Conteúdo. Tem oportunidade à beça! Parabéns por conseguir alcançar seus objetivos 👏
Muito bacana sua experiência João. Parabéns pela virada e trajetória. Abraço