Como uma boa identidade visual pode impulsionar o sucesso do seu negócio?
Nosso primeiro artigo trata sobre um assunto que provavelmente muitos empreendedores ainda têm dúvidas: qual o papel da identidade visual no sucesso de uma empresa?
Primeiramente, vamos esclarecer os termos. Afinal, o que é identidade visual? A identidade visual é a representação gráfica de uma organização. Ela é algo substancial em uma marca, pois é responsável por fazer um apelo em todos os sentidos. Complexo? Vamos te explicar!
A marca se trata da representação dos valores de um negócio, da comunicação e da imagem, de forma abrangente Como é sua empresa? Como você deseja que ela seja percebida? Ela é dinâmica, viva, alegre, sóbria ou simples?
É a identidade visual que irá representar as características da sua marca esteticamente e também é encarregada de comunicar os ideais da sua empresa.
A identidade da marca junto a mensagem e os valores que pretendem ser transmitidos pelo seu negócio é o que torna uma simples imagem estática em algo dinâmico, capaz de provocar sentimentos e ideias. Ser único, diferente e ter uma essência é o que pode fazê-lo sobressair em um cenário competitivo cada vez mais exigente, onde só a qualidade do produto não é suficiente para se destacar.
Portanto, falar sobre construir uma boa identidade visual é bem mais do que apenas aparência. Afinal, a identidade visual é um importante componente do Branding, que é o conjunto de todas as ações necessárias para gerir uma marca. Todas essas ações são coordenadas em um processo disciplinado para aumentar a fidelidade do cliente.
Mas, branding, identidade, tudo isso não é muito complexo? Por ter essa complexidade, ambos se tornam processos sistêmicos, onde existe uma metodologia para trabalhá-los.
Como falamos anteriormente, construir uma marca se trata de um processo disciplinado, e nele há etapas a serem realizadas. Veja como funciona a metodologia para iniciar a criação de uma nova marca:
1 - condução da pesquisa
Marcas surgem de ideias, criatividade, mas é necessário muita pesquisa e estudos para conduzi-la. Essa etapa é crucial para nortear os processos seguintes.
2 - esclarecimento da estratégia
É necessário definir as estratégias a serem utilizadas, assim como as metas que o seu negócio pretende alcançar. Junto a uma equipe especializada, faça um estudo das estratégias coerentes para o seu negócio.
3 - design da identidade
Investir em um sistema de identidade visual fará toda a diferença para ter uma boa marca. O sistema se trata de todo um composto integrado, que inclui fontes de apoio, reduções da marca, possíveis aplicações, etc. que foram estudados e testados para garantir a coerência visual e qualidade da sua marca em ambientes impressos e digitais.
4 - criação de pontos de contato
Essa é a fase da criação dos pontos de contato da sua marca com o seu público. Onde está o seu público? Nas redes sociais, supermercados ou lendo jornais? É fundamental conhecer o seu público - alvo para levar sua marca até ele. Afinal, não se deve colocar esforços e investimentos onde seu público não estará presente, não é mesmo?
5 - gestão de ativos
É hora de gerir todos os ativos da sua marca, para pôr em prática o trabalho de Branding e garantir que as estratégias pensadas sairão fora do papel. Esse trabalho deve ser contínuo, pois o valor da marca é algo que se constrói a longo prazo. Marcas fortes são criadas através um trabalho constante.
Dedicar esforços ao design da sua marca e ao Branding fará que sua empresa seja recompensada com competitividade duradoura no mercado. Além disso, esse trabalho facilitará na construção de valor da marca, o que é um algo valioso num mercado cada vez mais competitivo.
Ficou em dúvida? Nossa equipe é especialista em criação de novas marcas e sempre prezamos pelo trabalho estratégico. Estamos dispostos a auxiliá-lo a ter uma marca de sucesso. Gostou da ideia? Que tal tomar um café conosco? ;)
DIRETORA na AGUA FRESCA LINGERIE
5 aAcredito muiiito!