COMO UMA EMPRESA PRODUZ RESULTADOS?
Quais são os resultados que você espera da sua empresa?
Um bom orçamento e capacidade de realizá-lo são fundamentais, porém, o resultado é consequência de um complexo mecanismo, no qual as peças precisam estar encaixadas e funcionando corretamente.
Tudo se inicia com o propósito; ter muito claros a missão (o que o negócio é), a visão (onde se pretende chegar) e os valores (as crenças e princípios dos quais a organização não abre mão). O propósito é a bússola que guia o comportamento e as decisões da organização durante sua jornada.
Em seguida, deve-se estabelecer a estratégia; como a empresa pretende alcançar seus objetivos, qual será o seu posicionamento, como ela combinará suas atividades e alocará seus recursos para gerar valor.
Contudo, toda estratégia requer uma equipe capaz de executá-la. Entram em cena as pessoas, outro fator fundamental para a geração de resultados. Se as pessoas não estão aptas a executar a estratégia, é preciso saber se elas têm potencial e se podem ser desenvolvidas no timing necessário. Do contrário, pode-se buscar no mercado. Além disso, é condição essencial que as pessoas tenham alinhamento aos valores da organização. Sem essa sintonia não há suficiente incentivo à realização do propósito.
Outro fator importante são os processos, ou o passo-a-passo de cada a atividade a ser desenvolvida. Processos padronizam e tornam escalável a realização da atividade. É imprescindível que agreguem valor e sejam coerentes com a estratégia. Do contrário, serão mera burocracia.
Recomendados pelo LinkedIn
Para que estratégia, pessoas e processos funcionem em consonância, a estrutura também é fundamental. Os recursos físicos e tecnológicos dão o suporte necessário para que a empresa realize suas atividades.
E como assegurar a coesão entre esses fatores? Entram em cena a liderança e a cultura.
É papel da liderança dar direcionamento e engajar a equipe em torno da estratégia. Nessa função, cabe ao líder comunica-la eficazmente, motivar a equipe, dar feedbacks, avaliar e proporcionar os recursos necessários.
Por fim, a cultura também se mostra muito relevante, pois proporciona uma integração mais profunda entre todos os elementos citados acima. Ela é um conjunto de padrões profundamente enraizados e naturalmente utilizados pela organização para solucionar seus problemas. Tais padrões são considerados por todos como a forma correta para perceber, pensar e sentir em relação à empresa.
Em suma, resultados empresariais são a consequência de um propósito, materializado pela conjunção de estratégia, pessoas, processo e estrutura e estes, por sua vez, combinados e influenciados pela liderança e pela cultura organizacional.