Como usar o GPS do rádio para otimizar sua operação

Como usar o GPS do rádio para otimizar sua operação

Uma das funções que mais impulsionou a adoção dos rádios MOTOTRBO no Brasil foi a LOCALIZAÇÃO GPS. 

Gostaria de compartilhar com vocês mais detalhes de como funciona o serviço de localização GPS disponível nos sistemas MOTOTRBO. 

Para começar a utilizar o serviço é necessário utilizar um rádio que possua módulo de GPS integrado. Os rádios DGM8000e/8500e, DGP8050e/8550e (e suas versões ATEX), os rádios R7 e ION possuem módulo de GPS integrado. 

No caso dos rádios portáteis, a antena já é combinada RF + GPS. Já nos rádios móveis existem dois conectores separados na parte traseira, sendo um para a antena de RF e outro para a antena de GPS. Existem opções de Antenas Combinadas para rádios móveis, bem como a opção de manter uma antena só para RF e uma antena separada para GPS. 

O serviço de localização GPS está disponível em TODOS os tipos de sistemas MOTOTRBO, desde uma operação ponto a ponto sem repetidor, passando por IP SITE CONNECT, Capacity Plus, até o Capacity Max.   

Para trabalhar com o GPS é necessário utilizar um software de Monitoramento para interagir com os rádios. A Motorola possui diversos parceiros certificados que desenvolveram softwares para essa finalidade. No site www.motorolasolutions.com você encontra o catálogo completo de todos os softwares disponíveis para a nossa região. 

Bom, agora vamos ver os detalhes mais específicos do funcionamento GPS no MOTOTRBO. 

Ao ligar um rádio portátil em uma área aberta, o tempo para ele adquirir sinal de GPS é de no máximo 2 minutos. No caso dos rádios móveis é de no máximo 1 minuto. 

O ponto mais importante a se destacar é que o rádio não fornece atualização de posicionamento sem uma solicitação vinda de um servidor de aplicativo de localização. Ao se registrar no sistema, o aplicativo faz uma solicitação explícita de atualizações para esse rádio, especificando um ou diversos métodos de envio de localização (os chamados 'triggers'). 

Ao receber a solicitação do servidor, o rádio confirma que a instalação do(s) método(s) solicitado(s) pelo servidor foi realizada com sucesso.  

Depois que o método está instalado no rádio, não é necessária uma nova intervenção do servidor. 

Caso a opção LRRP PERSISTENTE - SALVAR não esteja habilitada, toda vez que o rádio for desligado o(s) método(s) de envio de GPS é apagado, e todo o ciclo se repete quando o rádio for ligado novamente. 

Caso a opção LRRP PERSISTENTE - SALVAR esteja habilitada, o(s) método(s) de envio de GPS permanece(m) na memória do dispositivo mesmo após ser desligado, e não é necessária uma nova intervenção do servidor. Isso reduz a quantidade de mensagens do servidor para o rádio e é particularmente recomendado em sistemas que possuam grande quantidade de rádios. 

Os rádios MOTOTRBO suportam 6 métodos de envios de GPS, e dependendo da operação mais de um método pode ser implementado simultaneamente nos rádios. 

1 - O primeiro método é o de ATUALIZAÇÃO ÚNICA DE GPS, no qual o aplicativo realiza uma solicitação de envio ÚNICO de coordenada de GPS para saber onde o rádio está naquele exato momento e nada mais. 

2 - O segundo método é o mais utilizado nos sistemas MOTOTRBO, que é o de ATUALIZAÇÕES PERIÓDICAS, no qual o aplicativo realiza uma única solicitação que contém um intervalo de tempo PERIÓDICO para que o rádio envie sua localização. Dessa forma o rádio envia sua localização no intervalo de tempo especificado pelo servidor sem a necessidade de novas interações. 

Para que o rádio pare de reportar sua localização, o servidor deve enviar um comando de cancelamento do envio periódico.  

3 - O terceiro método é o GPS DE EMERGÊNCIA, no qual o rádio enviará uma coordenada de GPS imediatamente após o usuário pressionar o botão laranja e a Emergência ser processada pelo sistema. 

No caso da Emergência seguida de Voz, o GPS é enviado assim que a primeira chamada de voz for encerrada. 

Para sistemas que utilizam sinalização de Emergência, normalmente esse é um método ativado junto com o de Atualizações Periódicas. 

4 - O quarto método é o de ATUALIZAÇÃO BASEADA EM EVENTOS, no qual o servidor de aplicação solicita o envio de GPS na alteração de estado de pino de telemetria. Esse método é mais comum de ser utilizado em rádios móveis. 

Se, por exemplo conectarmos um rele ao mecanismo de um guincho, sempre que ele for acionado o rádio enviará um pacote de GPS reportando o exato local que cada operação de reboque foi realizada. 

5 - O quinto método é o de ATUALIZAÇÃO POR DISTÂNCIA PERCORRIDA, no qual o aplicativo realiza uma única solicitação que contém a distância percorrida entre atualizações para que o rádio envie sua localização. Dessa forma o rádio envia sua localização após deslocar a distância específica em relação a atualização anterior. 

Quando esse método de envio é o principal utilizado no sistema, é recomendado também utilizar o método de ENVIO PERIÓDICO com um intervalo bem logo, por exemplo, a cada hora, para que a localização seja reportada mesmo quando o rádio estiver parado por longos períodos.  

6 - O sexto e último método permite que o rádio envie pacotes GPS enquanto está transmitindo uma chamada de voz, ou seja, sempre que o usuário iniciar uma chamada de voz, o rádio passa a enviar localização junto com os pacotes de áudio.  

Essa função é particularmente importante para centrais de operação de guardas ou serviços de emergência que precisam acompanhar a localização de viaturas enquanto as mesmas estão empenhadas em uma ocorrência e utilizando o canal de voz de maneira intensa.  

Esse método requer utilização do gateway de dados MNIS em conjunto com as licenças NAI DADOS nas repetidoras.   

Com todas essas opções disponíveis é esperado que uma grande quantidade de dados seja produzida pelos rádios, e por isso é necessária uma forma eficiente de se processar toda essa informação. 

Através do GPS APRIMORADO, que é suportado por todos os sistemas que possuam repetidoras, são criadas janelas de sincronismo que permitem o processamento de até 180 atualizações por minuto em cada slot em sistemas convencionais, ou de até 900 atualizações por minuto em cada slot em sistemas troncalizados. 

Com todas essas opções de configuração do serviço de GPS que a plataforma MOTOTRBO possui, muitas empresas abandonaram outras plataformas de rastreamento para manter apenas os rádios MOTOTRBO, que foi avaliado e aprovado por órgãos fiscalizadores de diversos segmentos do mercado.

Elton Borgonovo

Conecto as pessoas nos momentos que mais importam. VP Latam na Motorola Solutions.

2 a

Artigo muito útil, Rodrigo. 👏 👏 👏 👏

Jeff Silberberg

Partner DAPage, LLC & Owner, CompuDesigns, Inc.

2 a

Would like to read your article, is there an English translation available?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rodrigo Cabral

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos