Como usar as redes sociais sem sermos usados?
Redes sociais: problema ou solução?
Para todo mundo que trabalha com elas, ou precisa delas para divulgar seu trabalho, acredito que sejam um pouco dos dois.
Pensando nisso, escrevi uma edição da Newslenta, minha newsletter quinzenal. Se você ainda não a assinou, aproveite para se inscrever e não perder os próximos conteúdos.
No texto comentei sobre como não ter perfis on-line é um privilégio. Você concorda? Abandonar as redes sociais está fora de questão para quem, igual a mim, depende delas para atrair trabalhos, divulgar projetos e interesses ou vender algo. Para muito de nós, a verdadeira questão é:
Como usar as redes sociais sem sermos usados?
Então propus uma resposta...
Disponibilidade Programada
Talvez a resposta não seja tão lógica, mas mágica. Devemos aprender, como ilusionistas, a desaparecer e reaparecer sob nosso comando. Chamo isso de Disponibilidade Programada.
Trata-se de um misto de regras de etiqueta na internet, organização da agenda e conjunto de hábitos para melhorar nossa saúde mental. Afinal, o efeito das redes no cérebro já foi comparado ao das drogas.
Recomendados pelo LinkedIn
A partir disso, separei dez dicas para ajudar você que deseja ser menos dependente das redes.
10 dicas para usar as redes sociais como divulgação
Apesar do tom imperativo, não quero ser caga-regra. Apenas sugiro o que funcionou para mim e pode também funcionar para demais freelancers, conteudistas, artistas etc.
Vamos lá?
Por fim, nunca é demais lembrar: se as redes sociais subitamente acabassem, como ameaçaram recentemente, o público conheceria você e seu trabalho? Cuidado com a superdependência de intermediários.
***
Gostou desse conteúdo? Tem muito mais para você assinando a Newslenta!
Jornalista | Especialista em Políticas Públicas
3 aNossa, me identifico muito!
Redator SEO | Revisor | Freelancer em Marketing de Conteúdo Digital | Escritor
3 aQuanto mais pessoas leem, mais descubro gente com os mesmos problemas e dilemas.