Como vencer o medo de falar em público.

Como vencer o medo de falar em público.

O medo de falar em público esta entre as fobias mais comuns entre as pessoas, como o medo da morte, aranhas e altura. Além de ser consideram considerado pela Associação Americana de Psiquiatria, um transtorno de ansiedade social. Estudos estimam que quase 75% da população é afetada de alguma forma, com maior ou menor intensidade, por essa condição.

É importante destacar que pode a capacidade de desenvolver sua marca pessoal, estabelecer-se como um líder inovador ou subir na hierarquia corporativa, pode ser prejudicada quando você tem essa fobia.

9 passos para transformar o medo de falar em público em uma superpotência

1º PASSO:

1.Visualize o local da apresentação

Faça um teste antes da sua apresentação para que não haja surpresas que possam desencadear os hormônios do estresse. Se você estiver sentado em um palco, puxe as cadeiras para mais perto da frente para criar uma conexão mais íntima com o público.  Dê uma olhada na altura das cadeiras – isso pode afetar sua escolha de roupa.

Se você estiver de pé, considere deixar o pódio de lado, ele cria uma barreira entre você e o público. Veja se há espaço para se movimentar no palco. Se houver, dê uma olhada na iluminação e prepare alguns movimentos.

2º PASSO:

2. Domine o conteúdo

Compreender realmente o seu conteúdo e o objetivo da sua apresentação vai ajudar a aliviar os nervos. Mas não memorize sua palestra, ou pode soar muito forçado e, se você esquecer uma palavra ou frase, ou receber uma reação inesperada do público, poderá ficar confuso. Experimente gravar várias vezes ao treinar sua apresentação para analisar como o público vai te ver.

3º PASSO:

3. Lembre-se: menos é mais

É claro que você tem muito conhecimento para compartilhar com seu público – você é o especialista. Mas lembre-se: a maioria das pessoas consegue se concentrar por apenas 20 minutos e consegue lembrar apenas três pontos, no máximo. Portanto, seja criterioso na escolha do conteúdo.

4º PASSO:

4. Seja criativo na introdução

O momento de abertura é o mais difícil, todos os olhos estão voltados para você e você ainda não estabeleceu uma conexão com seu público. Tente fazer uma pergunta retórica ou uma enquete – isso desviará a atenção de você.

5º PASSO:

5. Faça uma pose de poder

Antes de subir ao palco, lembre-se do quão capaz você é. Coloque os braços para cima e bem abertos e segure-os por um minuto. Isso pode fazer maravilhas pela sua autoconfiança.

6º PASSO:

6. Aprenda a controlar a respiração

Se você sentir seu coração disparado antes de subir ao palco, ou mesmo enquanto estiver lá, é útil ter algumas técnicas de respiração preparadas. É melhor praticá-las em momentos de baixo estresse, antes de realmente precisar usá-las. Um método que gosto é inspirar contando até três e prender a respiração e expirar na mesma contagem.

7º PASSO:

7. Seja memorável

Seu objetivo com qualquer apresentação é ensinar, não pregar. Você quer transmitir seu conhecimento de uma forma memorável. Uma maneira fácil de fazer isso é incluir histórias na sua apresentação. Os ouvintes têm 22 vezes mais probabilidade de se lembrar de algo quando está incluído em uma história.

8º PASSO:

8. Busque um gesto de apoio

Peça a um colega ou amigo que se sente na plateia onde você possa vê-lo. Estabeleça um sinal de apoio, como um aceno de cabeça ou um sorriso. Se os nervos começarem a surgir, procure aquele pequeno gesto positivo. E mesmo se você estiver em uma sala cheia de estranhos, faça contato visual com um rosto amigável – isso aumentará sua confiança e diminuirá o estresse.

9º PASSO:

9. Aceite a imperfeição

Se você perder a linha de pensamento ou tiver um branco momentâneo, deixe para lá. Ficar pensando em algo negativo só causará mais estresse, o que afetará negativamente o restante da sua apresentação. Lembre-se de que as pessoas não estão lá para julgar você, elas estão lá para aprender.


A Oratória é o poder da palavra! Em um mundo onde a comunicação é rápida, direcionada, técnica, formal e conceitual, ainda precisamos ter o compromisso de se fazer entender, de ensinar, de prender a atenção do público e no final deixar gravada a sua marca pessoal.

Hoje, saber falar em público é fundamental para que o profissional possa "vender seu peixe", ser o centro das atenções, na maioria das pessoas é desconfortável e até causa pânico, mas existem técnicas para desenvolver essa habilidade... No artigo apresentado por Jane Handson, consultora de comunicação na Forbes EUA, o qual utilizamos como fonte para nosso artigo, traz algumas dicas que poderão ajudar nesse momento de tensão.

em breve, traremos mais Artigos sobre o tema. Boa leitura a todos!


Biancarde Moura


SILVIO SÉRGIO FERREIRA

Diretor executivo na OMEGA REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS LTDA

1 a

Muito bom. Parabéns. Esse procedimento da pessoa falar em público, existe a muito tempo, porém poucas a utilizam e muitas vezes se perdem em suas apresentações.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Biancarde Moura

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos