Como vencer os obstáculos na implementação lean six sigma
De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company, on line (2014) demonstrou que 80% dos executivos entrevistados de 184 organizações apontaram que a inciativa em aplicar o lean six sigma não atingiu os objetivos na geração de valor. Já 74% informaram que não atingiram a vantagem competitiva esperada, porque não conseguiram diminuir os custos previstos.
Alguns executivos têm dificuldade e dúvidas na identificação da metodologia mais adequada a ser adotada na organização sendo que, qualquer metodologia de melhoria contínua se for aplicada corretamente agrega valor ao negócio e uma prova disso são inúmeras publicações dos estudos de casos bem-sucedidos.
Muitas organizações investem alto para formar ou contratar especialistas em lean e belts com intuito de obter o retorno esperado, porém as mesmas têm dificuldade de utilizar os recursos destes especialistas com eficiência.
Até mesmo porque, hoje temos mercados plenamente competitivos, cenários econômicos flutuantes, tudo em torno da era da velocidade das informações, que exige das organizações reinventar-se todos os dias.
A implementação deve ser por fases com uma abordagem orientada e sequenciada para obter um desenvolvimento do alinhamento organizacional. Tudo se resume em criar novos hábitos, em apoio à criação da mudança organizacional voltada aos princípios lean six sigma.
Um outro risco ao fracasso é não ter objetivos e esforços alinhados aos objetivos estratégicos das organizações, assim como ter equipes que trabalham de forma independente e não alinhadas ao negócio.
Outra dificuldade das equipes é não saber identificar qual a maneira adequada para resolver os problemas de acordo com seu impacto e nível de complexidade. O fato de não mapear e ou realizar um diagnóstico adequado do fluxo para identificar os processos que geram maior impacto ou ameaça ao ramo do negócio, propicia esforços em atividades que não agregam valor.
A ausência de medições dos resultados de performance impede conhecer profundamente os problemas e a implementar melhorias.
A acomodação e a resistência a mudança podem colocar em risco a capacidade da organização de atuar previamente com respostas rápidas as constantes mudança de mercado e a desenvolver a capacidade de melhorar processos. O valor da gestão da mudança é tão importante quanto o trabalho da otimização dos processos.
E provavelmente você já se questionou: porque algumas pessoas resistem a mudanças? A mudança só ocorre quando as pessoas se sentem à vontade. Pois, cada indivíduo tem um modelo mental, personalidade e valores. Listei abaixo alguns passos que podem ser úteis durante a jornada da implementação:
1º passo – entender e aceitar que a resistência é algo normal;
2º passo – entender que as características da personalidade contribuem na mudança;
3º passo – tenha um plano de implementação alinhado as estratégias do negócio;
4º passo – relacione os princípios do lean six sigma a ações práticas diárias para despertar o interesse nas pessoas;
5º passo – envolva as pessoas e não coagi-las;
6º passo – conheça o perfil do seu público alvo e fale a mesma língua;
7º passo – concentre-se no objetivo;
8º passo – procure ouvir o que os críticos têm a dizer, valorize e questione as opiniões;
9º passo – reflita sobre as diferentes visões levantadas e melhore seus argumentos em defesa da mudança;
10º passo – aprenda com quem já implementou e compartilhe ideias e práticas.
Mesmo sendo algo de muito esforço, todos são agentes da mudança e responsáveis pelos ganhos. A organização adota uma cultura de mentalidade para a melhoria contínua, garante a sustentabilidade do negócio e melhora o relacionamento e satisfação com seus colaboradores e clientes.
Se você vivencia ou já vivenciou esta experiência única, compartilhe seu aprendizado, suas sugestões e práticas de como vencer os obstáculos da implementação lean six sigma.
Sócio na S9000 - DLO Assessoria Treinamento Inf
9 aLucila o Six Sigma assim como qualquer outra ferramenta / metodologia, exige o lado comportamental e o lado lógico. Documentar, parametrizar e desmistificar processos / controles de forma estruturada, consistente e com embasamento estatístico, nem sempre é bem vindo pela empresa ou pelos "donos" dos processos.
Doutor em Administração/Gestão de Projetos / Consultor associado Digital & Change
9 aEu vejo 2 características culturais do brasileiro que atrapalham muito o sucesso de implementações desse tipo de programa: - Resistência a "gastar" tempo no planejamento. Normalmente se parte direto para a execução, sem definir adequadamente os pontos básicos como "onde estamos", "onde devemos chegar" e "como vamos fazer"; - Falta de cuidado nos "detalhes". Normalmente as análises são superficiais, sem se dar a devida importância aos detalhes. Isso faz com que as ações não sejam "focadas" e os resultados obtidos fiquem aquém do esperado.
Analyst Sr / Forced Degradation / Validation Method / LSS Green belt / Lean Six Sigma
9 aMuito bom mesmo