Como você alcança seus objetivos?

Como você alcança seus objetivos?

A resposta simplista é ser consistente, conforme leio muito por aqui.

Mas, para mim, não é realmente o suficiente que não possamos pensar uma solução alternativa melhor.

A consistência é importante, mas carece de nuances.

Sempre tive um sistema bastante simples que funcionou para mim quando o apliquei.

1) Decidir para onde quero ir:

Se você não tem um destino em mente, nunca chegará.

Eu sempre começo assumindo qualquer projeto ou iniciativa com uma análise do que estou tentando alcançar e o que é "bom".

Trata-se de saber qual é o seu destino.

2) Descobrir onde estou:

Este é frequentemente esquecido, mas é muito importante - se você deseja alcançar algo ou assumir um novo objetivo, deve começar fazendo um balanço honesto de onde está.

Isso pode ser difícil porque, se você for sério, há um nível de introspecção necessário aqui que pode ser bastante doloroso.

Decidi no Natal que queria ficar MUITO melhor fisicamente quando fizesse 50 anos (janeiro de 2031)... fazer um balanço de onde eu estava em termos de saúde não foi divertido.

Mas foi necessário.

Você tem que ser honesto porque, se estiver perdendo tempo mentindo para si mesmo, não terá chance de sucesso.

3) Mapeie o caminho que deseja seguir:

É como qualquer viagem de carro... Você se senta e pensa no caminho que deseja seguir para atingir os locais que deseja ver, mas também quer ter certeza de que chegará ao destino.

Eu moro na São Paulo, se eu quiser ir para a Minas Gerais, não adianta entrar no carro e começar a dirigir porque vou ficar muito frustrado em pouco tempo.

O caminho de onde você está até o seu destino mostrará as coisas que você precisa fazer, as ações que deve realizar e os sacrifícios que deve fazer para chegar lá. Pule esta etapa por sua própria conta e risco.

A maneira mais rápida de falhar é não ter um plano de como ter sucesso.

4) Planeje alguns sinais no caminho para o sucesso:

Eu gosto de definir algumas metas e "objetivos" para mim mesmo para qualquer coisa que eu esteja fazendo. Podem ser qualquer coisa, desde que mostrem progresso e sejam mensuráveis.

A melhor parte dessas placas de sinalização é que elas permitem que você calcule a distância percorrida em sua jornada e quanto tempo levou para chegar lá. Elas são uma medida de tempo e realização. Também é um ótimo lugar ao longo do caminho para parar e comemorar seu progresso.

As pessoas que não comemoram seus sucessos tendem a fracassar porque perdem a alegria do impulso.

5) Faça ajustes ao longo do caminho:

Os marcos de sinalização são ótimos para isso porque lhe dão um momento para fazer uma pausa, medir onde você está, quanto tempo levou para chegar lá, avaliar o que está funcionando e o que não está e, se necessário, revisar seu plano.

Há muitas razões para fazer ajustes ao longo do caminho. Talvez você esteja rastreando melhor do que pensava ou talvez tenha ganhado alguma nova vantagem ou ponto de alavancagem que pode levá-lo até lá mais rapidamente.

Ou, alternativamente, talvez esteja em uma rotina mais difícil do que você pensava e você precisa recalibrar totalmente seu plano.

Apenas começar cegamente e fazer a mesma coisa todos os dias e não fazer ajustes é uma ótima maneira de não chegar aonde você está indo.

E é aí que "apenas" que ser consistente pode prejudicá-lo.

Se você decidir que precisa fazer X todos os dias durante um ano para obter os resultados desejados, mas por qualquer motivo não está funcionando, ser consistente é prejudicial.

Você está fazendo a coisa errada... repetidamente. Você provavelmente está se distanciando de seu objetivo, com consistência.

A consistência é importante, não se engane sobre isso - se você colocar o esforço certo ao longo do tempo, a consistência pode ajudá-lo a superar muitas desvantagens.

Mas a consistência também pode prejudicá-lo se você estiver constantemente fazendo a coisa errada.

Essa é a chave aqui.

A ideia de "Apenas seja consistente" é muito simplista.

Consistência não é o destino.

O resultado desejado é o destino.

"Faça as coisas certas para onde você está em sua jornada de forma consistente" é a resposta. É sobre a ação, não a consistência. Quando ouço a ideia de "Apenas seja consistente", penso no filme Forrest Gump.

Forrest começa a correr.

Ele não sabe para onde está indo ou por quê.

Ele apenas corre.

Então ele chega ao oceano, então ele se vira e volta para o outro lado e continua correndo. Finalmente, um dia ele decide que não quer mais correr, então ele para.

Ele era consistente sem propósito ou plano. Não seja como Forrest Gump. Use a consistência como alavanca para executar seu plano com as ações certas

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paulo José

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos