Como você pode contribuir para reduzir as emissões de CO₂

Como você pode contribuir para reduzir as emissões de CO₂

Muito se fala sobre a emissão de gases de efeito estufa proveniente de empresas, produtores rurais e fontes de energia. 

 

Entretanto, diariamente, nós, enquanto indivíduos, também contribuímos para essas emissões por meio do consumo de produtos, serviços e alimentos. Abaixo, apresento alguns exemplos de atividades cotidianas que têm impacto nas emissões de gases de efeito estufa: 

 

1.Deslocamento: o uso de veículos a combustão para o deslocamento diário é uma das principais fontes de emissões no Brasil e no mundo. Optar pelo transporte público, carros elétricos, compartilhamento de caronas, bicicletas e caminhadas pode reduzir significativamente esse impacto.


2.Consumo de energia: o uso de eletricidade para aquecimento, refrigeração, iluminação e aparelhos elétricos contribui para as emissões de gases de efeito estufa. Para minimizar esse impacto, é possível adotar medidas como:

  • Utilizar lâmpadas LED e aparelhos mais eficientes em termos energéticos. 
  • Desligar luzes e aparelhos elétricos quando não estiverem em uso. 
  • Instalar sensores de presença nas luzes externas. 
  • Investir em painéis solares ou outras fontes de energia renovável. 

 

3. Alimentação: a produção e distribuição de alimentos são grandes fontes de emissões de gases de efeito estufa. Tomar medidas como escolher alimentos de origem local (reduzindo a necessidade de transporte e armazenamento), consumir produtos da estação, locais e da época, minimizar o desperdício de alimentos e optar por alimentos produzidos de forma sustentável pode ajudar a reduzir essas emissões. 

 

4. Resíduos: o descarte inadequado de resíduos contribui para a emissão de metano em aterros sanitários. Separar os resíduos orgânicos dos recicláveis, praticar a compostagem caseira ou doar para projetos de compostagem comunitária que transformam os resíduos em adubo e mitigam a geração de metano são ações positivas. Além disso, reciclar, escolher produtos com embalagens recicláveis ou compostáveis, reutilizar embalagens e reduzir o consumo de produtos descartáveis são formas eficazes de reduzir a geração de resíduos. 

 

5. Consumo: comprar produtos que requerem muita energia para serem produzidos e transportados também contribui para as emissões. Optar por comprar produtos que requerem menos energia e menos transporte contribui para a redução das emissões. Priorize produtos locais feitos com práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental.


Tem questões sobre o tema ou tem interesse em adotar estratégias climáticas na sua empresa para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono? Fale com a gente ola@jundu.earth


Jundu, a transição inevitável. Estejam com a gente. Estamos aqui por vocês.

Texto por William Hiroshi Sato, Founder da Jundu.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos