Como você pode se colocar no fluxo de criatividade para produzir melhor
As águas de um rio seguem seu fluxo mesmo com pedras pelo caminho. Elas desviam, passam por cima, criam um novo movimento e continuam fluindo com leveza para frente. Se você já se comprometeu com a execução de um trabalho desafiador, mas produtivo, deve ter sentido a sensação de ser levado pela inspiração.
O fluxo de criatividade é muito parecido com o movimento das águas.
O famoso estado do Fluxo Criativo é quando as coisas acontecem sem que você perceba que estão acontecendo.
Fluxo criativo ou “Flow” é o que nós buscamos quando queremos ter mais criatividade nas atividades realizadas
Para os atletas, “estar na zona” significa ficar totalmente absorvido por uma atividade. É o estado no qual nos entregamos inteiramente em uma tarefa, ou seja, você não está pensando em nada além do que está fazendo, mesmo que o desempenho não seja o ideal.
A partir do momento que você entra no flow, tudo ao seu redor parece desaparecer. Nessa hora, sua criatividade e as habilidades de execução são mais poderosas. Você não percebe o tempo passar e as ideias surgem como se fossem caídas do céu.
“Nossa, descobri o que preciso fazer. Se eu for por aqui, escrever aquilo ali e falar dessa forma, vou conseguir fazer o que preciso”
Quando foi a última vez que isso rolou na sua vida?
Para Murilo Gun, referência quando o assunto é criatividade, o flow é a alta performance criativa. Ele acontece quando você consegue colocar na mesa as habilidades que realmente domina. ´É descobrir o fazer e saber exatamente como fazer.
Estar no fluxo criativo, na minha visão, é conseguir fazer o que precisa ser feito sem que haja muito esforço. Tem dias que sento para escrever, minha cabeça ferve e tudo o que consigo são 500 palavras. Sofridas, mas escritas. Em compensação, tem noites que duas horas me trazem 4 páginas recheadas de parágrafos. As palavras saem tão rápido quanto a imaginação acontece. É assim quando entro no flow.
Com tantos estímulos ao nosso redor, encontrar o estado de fluxo é um desafio na vida criativa
O flow acontece quando você se desconecta do mundo e se concentra no que está fazendo. Se vive no mesmo mundo que eu, deve ter consciência da dificuldade que é se desligar. São 24 horas, e a gente não para um minuto sequer. Esse excesso de distração é uma pedra no sapato da nossa criatividade.
Com o celular, o Tik Tok e as mil e uma responsabilidades disputando nossa atenção, encontrar o flow criativo tem sido um desafio cada vez maior na vida humana. É aí que entra o alerta: se estar no estado de Fluxo nos faz mais criativo e gera trabalhos inovadores, precisamos buscar esse momento para que as coisas sejam bem feitas – e para que haja mais qualidade de vida, é claro.
Pensa aqui comigo: como você pode criar e alcançar seus objetivos se estiver sempre distraído ou preocupado demais com suas ansiedades e conflitos internos?
Não dá. É por isso que você precisa fazer uma busca ativa pelo estado de flow e o estilo de vida criativo, ou seja, viver uma dinâmica de rotina que afasta as coisas que tiram sua capacidade de concentração e prioriza os hábitos que promovem a inspiração.
Como aumentar a inspiração e começar a entrar em seu fluxo de criatividade
1) Tenha clareza sobre qual ambiente é melhor para você
Onde você fica confortável? Isso não é só sobre espaço físico. Todo mundo tem seus próprios instintos, comportamentos ou atividades que são uma porta de entrada para o fluxo criativo. Reconhecer esse ambiente de inspiração que gera movimento é importante para você incluir cada vez mais isso na sua rotina.
Como o que funciona para o seu melhor amigo não necessariamente servirá para você, a auto-observação é o caminho mais interessante para buscar o flow. Depois de descobrir quais estímulos trazem seu estado mais criativo à tona, tente se envolver nessas atividades de gatilho com mais frequência.
O inverso também merece atenção. Quais coisas te afastam do fluxo? Trabalhar em um ambiente barulhento? Dividir a atenção entre o papel e a televisão? O segredo é perceber o que te distancia do fluxo criativo e evitar esses tipos de comportamentos.
Recomendados pelo LinkedIn
2) Desenvolva uma nova habilidade com frequência
Escolha algo para aprender. Depois que ficar muito bom nisso, encontre outra coisa para estudar. Vale o que quiser, o lance é continuar aprendendo. Quando você abre mente para uma nova atividade, fica mais fácil alcançar o estado de fluxo.
Se concentrar no aqui e agora para fazer algo novo coloca seus pensamentos irritantes ou críticos de lado. Você nunca fez isso antes, ainda não entrou no modo automático, então precisa estar inteiramente ali.
Quando você está envolvido, consegue entrar no flow. Da mesma forma, na maioria das vezes, as atividades habituais não exigem muito das suas habilidades. Quando você vê, já fez e nem sabe como.
3) É difícil, mas vale a pena tentar se desconectar do mundo para focar em um único ponto
Eu sei que já é a décima quinta vez só no último mês que você ouve essa orientação, assim como tenho consciência de que é mais fácil falar do que fazer: estar aqui agora, viver no momento, etc etc. Se fosse simples, todo mundo estava fazendo, mas é importante tentar para se conectar com a sua criatividade.
Tenho para mim que grande parte das pessoas que sentem que não são criativas, na verdade, tem dificuldade de prestar atenção no que estão fazendo. Você já deve ter caído na armadilha de achar que é multitarefa. Quer a verdade? Até somos, mas não para tudo. A criatividade requer foco e atenção plena.
“Qualquer coisa que treine a atenção, amplifica a criatividade. Quase qualquer prática de mindfulness funcionará.”
Philip Kotler
Você precisa sempre estar no fluxo de criatividade para criar?
Entrar no fluxo da criatividade é incrível. As coisas fluem e seu trabalho rende. Quem me dera se todos os dias fossem assim na nossa vida criativa, mas as coisas não funcionam desse jeito. Se você ficar esperando a inspiração chegar, vai travar o andamento do projeto.
Quem deixa para trabalhar só nos dias de conexão profunda com a criatividade pode ter muitos problemas com prazos e conclusões.
Não relacione o estado de fluxo com a disciplina. É interessante que você tenha uma rotina de criação e siga seu planejamento com compromisso. Muitas vezes, você vai precisar sentar e trabalhar sem vontade, mas a boa notícia é que o movimento gera inspiração.
Manter o comprometimento com a execução, priorizando o silêncio e a concentração te coloca no estado de flow com mais frequência do que ficar parado torcendo para que essa conexão aconteça de repente.
Tudo o que você faz influencia na sua capacidade de se conectar com seu eu criativo. Depois de um bom tempo me dedicando à escrita criativa e ao estudo da criatividade, entendi que, para entrar no estado de flow com mais frequência, precisamos viver um estilo de vida que estimula as boas ideias.
Tudo flui quando você se conecta com o que faz sentido pra você.
-------------------------------
Acompanhe
No Instagram: @Taynaamelo
Livro digital sobre criatividade: Você, artista e criativo
Leia o livro: Lá na Lua
Assine a Newsletter: Canal Biig Bag