COMO VOCÊ RECONHECE UM LÍDER?
Esta pergunta é facilmente respondida pelos gurus da administração e de recursos humanos, mas eu tenho uma resposta um tanto fora do que esta nos livros.
Em minha opinião, você reconhece um líder pelo amor que ele é capaz de dar a seus liderados.
Posso dizer que em toda minha carreira pude reconhecer esta capacidade em três ou quatro líderes, os quais me ensinaram muito. É claro que não foram perfeitos o tempo todo, mas sei que nas coisas mais importantes eles souberam me formar e fazer com que ficasse motivada a maior parte do tempo em que estava ao lado deles.
No inicio de minha carreira não tinha a maturidade para reconhecer o quanto aprendi com os desafios colocados e a forma peculiar de cada um.
A história mais marcante foi minha primeira líder em Recursos Humanos. Ela provocava a curiosidade e a criatividade de todos os liderados, sabendo explorar o que as pessoas tinham de melhor.
Ela sabia conduzir a equipe com amizade, respeito às capacidades individuais. Com certeza amava o time e estava sempre disposta a ensinar tudo que sabia, sem receio, pois percebia que a equipe iria para onde ela “ousasse voar”.
Ainda hoje, mesmo distante, consigo aprender com as lições e os constantes aprendizados que a vida dela é. Fabulosa líder que me fez gostar de desenvolver e de acompanhar o crescimento de quem estiver disposto a “abraçar” tudo que aparece como oportunidade, desafiando-se a cada momento.
Como consultora, tive uma lição de confiança e de provocação constantes. Meu líder era capaz de fazer emergir minhas habilidades, envolvendo-me em projetos aos quais eu nunca havia trabalhado ou se quer estudado a respeito.
Ele confiava em mim e me colocava “no fogo”, pois sabia que apesar de algumas faíscas, o incêndio era controlado com garra e determinação. A vontade de fazer com que as coisas acontecessem era mais forte do que o receio de errar.
Ele me ensinou que nada é impossível e que quando se tem o objetivo de realizar, o caminho estará preparado.
Foco, direcionamento e contraponto são fundamentais para garantir que um liderado seja colocado no caminho certo.
Os questionamentos sempre vinham quando um trabalho já havia sido completado e revisto nos mínimos detalhes.
Ele sempre estava ali para fazer o contraponto de minhas idéias. Via pontos que não haveria questionamentos, mas que sempre dava um “toque” diferente em todo trabalho.
"Ele sempre dizia que fazíamos uma “dobradinha” perfeita".
O estímulo e a motivação eram configurados quando ele me envolvia como parte da solução, como ator mobilizador de mudanças.
Apesar da peculiaridade de cada líder, todos tinham algo em comum: A CRENÇA EM SUA EQUIPE.
Aprender com estilos diferentes dos líderes nos da uma base sólida para formar a equipe e saber explorar as competências de cada talento.
Esta é minha homenagem aos queridos líderes que me trouxeram até aqui.
Cristiane Maziero
Fundadora da Allure Desenvolvimento Humano | Psicologia Transpessoal, Neurocoaching
7 aGratidão Giovani..bjs
Gestão de Pessoas, Neurociência e Cultura
7 aEu acrescentaria dizendo que os líderes nos inspiram a nunca perdermos nossa essência , jamais abrir mão dos nossos valores e nos encorajam a vencer nossos medos e limitações. Acredito que são aquelas pessoas que se permitiram a cometer erros na tentativa de acertar, aquelas que quebraram paradigmas abraçando os desafios e de alguma maneira deixam seu legado para aqueles que tem ousadia para sair da platéia e brilhar no espetáculo chamado "VIDA". Gratidão por compartilhar suas experiências. Abraço #Cristiane Maziero