Como você usa o Wi-Fi público?
Se você está na rua constantemente e sempre fica na dúvida se vale a pena deixar de usar seus dados móveis seguros para se conectar a uma rede desconhecida, seja de uma ou restaurante, saiba que isso é normal. Afinal, todo cuidado é pouco, e as informações sensíveis de nossos dispositivos ficam à mostra em qualquer rede local. Se essa rede for desprotegida, esses dados ficam vulneráveis a ataques. Sem falar, claro, no fato de que a maioria dessas redes sempre estão lotadas, o que deixa o acesso rápido à Internet praticamente inútil.
Leia em nosso blog:
De todo forma, para quem usa um Wi-Fi público, a confiança na rede se baseia em alguns aspectos principais.
1. Falta de autenticação para acessar
Redes que não exigem nenhum tipo de login, senha ou autenticação são mais vulneráveis a invasões e ataques de hackers. Se o acesso é totalmente aberto, é um alerta de que a rede pode não ter medidas de segurança apropriadas.
Recomendados pelo LinkedIn
2. Ausência de certificado HTTPS
Em redes que usam uma página inicial para login, a falta de um protocolo HTTPS (ou seja, com o símbolo de cadeado na barra de endereço) é um sinal de alerta. O HTTPS ajuda a proteger dados transmitidos entre o dispositivo e o servidor; se a página é HTTP, as informações são mais facilmente interceptadas.
3. Conexão sem criptografia
A maioria dos roteadores modernos usa criptografia WPA2 ou WPA3 para proteger as conexões. Redes que utilizam criptografia WEP (antiga e fácil de quebrar) ou que não utilizam nenhuma criptografia (conexões "abertas") representam um risco alto - pois qualquer pessoa com habilidades básicas pode interceptar o tráfego.
4. Nome da rede suspeito
Redes que imitam o nome de redes legítimas (por exemplo, "Starbucks Wi-Fi Grátis" ao lado de “Starbucks Wi-Fi”) são comuns em locais públicos e indicam tentativas de roubo de dados. Se o nome da rede parece estranho ou muito genérico, como “Wi-Fi Público de Graça”, pode ser um hotspot falso.
Além destes, há outros aspectos listados que você pode conferir no artigo completo em nosso blog. Não se esqueça também de assinar esta newsletter para ficar por dentro de todas as novidades semanais.