Comparando a série The Boys com o CASO MARCIUS MELHEM.

Comparando a série The Boys com o CASO MARCIUS MELHEM.

O que a série The Boys ensina sobre a Comunicação de Crise?

1° Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho 

Na série, o personagem Profundo que, se sentia superior no ambiente de trabalho, ao conhecer a Luz Estrela e ela apenas mencionar que na adolescência tinha ele como herói e crush, considera isso como abertura para assediar a colega de trabalho colocando a genitália para fora. 

2° Tempo de Organizar a Crise Interna

Após o assédio cometido dentro da organização, a Luz Estrela continua fazendo os trabalhos ao lado do colega, sempre com nojo pelo o que houve. A cúpula administrativa tinha conhecimento do ocorrido, porém, preferiu esperar para se posicionar e arquitetar um plano a fim de não gerar uma crise com a opinião pública. 

3° Silêncio para Planejar a Gestão de Crise

O setor de comunicação da organização mente e envia o funcionário Profundo para uma cidade onde ele não tenha nenhuma visibilidade, assim poderá contornar a situação e minimizar o ocorrido até gerar o esquecimento pela opinião pública. Com o Profundo longe, apenas falam que estava resolvendo alguma tarefa do trabalho, mas sempre sem soar nenhum alerde. 

4° A Bomba Explode

O caso ganha notoriedade após a Luz Estrela comentar para os canais de comunicação que um de seus colegas a assediou ao colocar os órgãos genitais para fora. A imprensa e opinião pública repercutem o caso nas redes sociais e as taxas de aprovação da marca com os públicos de interesse caem drasticamente.

5° O Pedido de Desculpas

Depois que a opinião pública forçou a marca a se pronunciar, o Profundo foi obrigado a gravar um vídeo, falando que reconheceu o erro, que está mudando, sempre comovido e com cara de psicológico abalado durante os meses de reclusão.

6° Sempre alguém da Opinião Pública NÃO Esquece

A repercussão nas mídias digitais pode com o tempo cair, mas sempre alguém irá lembrar e questionar a marca e procurará o assediador para tirar satisfação pelo ocorrido. 

7° Reconstrução da Reputação

O departamento de comunicação busca reconstruir a imagem do Profundo e da marca para com a opinião pública. Ao gerar aos poucos empatia e reciprocidade, as pessoas que tem contato com ambos sentem uma dúvida sobre o que a mídia fala, pois houve a identificação com a imagem carismática do personagem construído para Profundo, mesmo sabendo do seu erro. 

8° Assédio é CRIME, mas para GRANDES CELEBRIDADES a Cadeia é Ausente

Ao ser acusado e provarem que ele é culpado, a marca gere toda a comunicação para que não seja preso, e claro, tenta diminuir o impacto negativo. Porque depois dessas ações e com tempo, a opinião pública deixa de ser tão presente na cobrança pela resolução do caso e punição do criminoso, logo, cai no esquecimento.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bruno Pornadzik

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos