Compartilhar experiências é crescer
"Compartilhar experiências é crescer ", esta frase veio muito forte em minha mente esses dias e tem me levado a refletir, ainda mais quando vejo muito disso aqui no LinkedIn, por isso resolvi publicar meu primeiro artigo.
Esse não é um artigo de grande estudo, nem tão pouco pretendo com ele criar um grande impacto, mas com certeza vai de alguma forma poder ajudar alguém que esteja começando ou que sabe patinando na vida profissional e muito mais que isso vai me ajudar a crescer a nível pessoal e profissional, não que eu tenha alcançado um grande posto em minha carreira ou que eu seja um profissional de prestigio, mas acredito que alcancei grandes experiências e conquistas, muitas que eu nem tinha planejado.
Bom vou tentar aqui relatar um pouco da minha trajetória profissional e espero conseguir ajudar de alguma forma a quem ler ou até mesmo dicas de quem já trilhou algo parecido para que possa corrigir e melhorar meu modo de encarar essa minha trajetória. Bom vamos lá:
Tenho 36 anos, sou casado a 17, tenho três filhos e hoje sou Analista Financeiro Sênior, bacharel em Ciências Contábeis. Antes de iniciar minha carreira como profissional com carteira assinada, trabalhei como ajudante em uma empresa de concerto e instalação de maquinas de dentista, isso me ajudou muito pois abriu minha cabeça para o que era trabalhar, tem metas, obrigações, responder hierarquia, eu tinha 13 anos.
Depois disso consegui meu primeiro emprego, office-boy com 14 anos isso foi em janeiro de 1996, na empresa Weber Saint-Gobain, na época ainda Quartzolit, lá fiz serviços de office-boy, depois trabalhei no Faturamento, Expedição e por fim no Fiscal, fiquei lá até junho de 2000, época que a Saint-Gobain comprou a empresa e fui um dos que perderam o emprego. Foi uma experiência muito positiva, cresci como pessoa, e principalmente como profissional e sai de lá como auxiliar de escritório.
“Aqui abro esse parêntese para dizer o quanto é importante estar aberto a aprender e querer crescer, ainda mais quando se é jovem e se está iniciando no mercado profissional e uma carreira, pois foi o que aconteceu comigo, vi o quanto vale apena ser pró ativo, ser disciplinado, estar sempre bem-disposto e ser simpático com as pessoas”
Fiquei um tempo desempregado, e foi complicado pois foi bem na época em que minha esposa ficou gravida de nosso primeiro filho e nos casamos, até que consegui um emprego temporário de fim de ano em uma nas lojas Fancy como estoquista onde fiquei até o começo de janeiro.
“Aqui o segundo parêntese para afirmar que devemos estar preparados para tudo e disposto a enfrentar de cabeça erguida os problemas e também ser humilde”
E janeiro por indicação de um amigo consegui emprego na Empresa Eldorado Industrias Plásticas Ltda., onde entrei como Auxiliar de Escritório, mas fazendo função de office-boy. Nesta empresa fiquei de janeiro de 2001 até junho de 2009. Foi uma empresa que adorei trabalhar, pois fiz muitos amigos, onde pude crescer ainda mais como profissional e onde inicie minha carreira na área financeira. Nela passei para auxiliar financeiro e depois Assistente financeiro no Contas a pagar. Mas depois de 8 anos e meio chegou hora de buscar novos ares, mesmo até hoje sentindo saudade de trabalhar por lá novamente.
“Muitas vezes é preciso reconhecer que os ciclos terminam e estar disposto a encerra-los da melhor maneira possível, pois um novo ciclo está pronto para ser iniciado”
Depois por indicação de um amigo que fiz na Eldorado Industrias Plásticas, inicie meu trabalho na Minerva Collor Brasil Ltda., em julho de 2009. Onde comecei com Assistente Financeiro e passei a Analista Financeiro. Fiquei nela até dezembro de 2013. Nesta empresa tive um grande salto em minha carreira pois com ajuda da empresa cursei minha faculdade em Ciências Contábeis e pude atuar em toda área financeira, tendo a oportunidade de ser responsável por mais quatro funcionários.
“Aqui aproveito para dizer o quanto é importante saber agradecer, e também saber abraçar as oportunidades que nos sãos concedidas. Por isso não posso deixar de mencionar minha gerente, Dona Iria, a qual com sua experiência me fez crescer muito como profissional e me ajudou a entender muito o que é atuar nesta área”
Com este ciclo encerrado, iniciei um novo na empresa Hesselbach Company, empresa de consultoria em maio de 2014. Onde estou tendo a oportunidade de participar de muitos projetos na área financeira, o que me ajudou a crescer muito mais, pois aqui tenho contato com diversos tipos de clientes, e com isso aprendo com cada uma. Aqui já tive oportunidade de ter contato e trabalhar em projetos em empresa como “DuPont do Brasil” (onde fiquei dois anos e meio participando de um grande projeto de centralização da área do Contas a pagar e que sinto muitas saudades) e “Dow do Brasil. Hoje na empresa sou Analista Financeiro Sênior.
“ Posso dizer que tudo que vivi até hoje profissional e pessoalmente, conquistei foi com grande esforço e estando atendo as oportunidades, tentando ser o melhor que posso ser em cada área, atendo as oportunidades, disposto a aprender, a reconhecer os erros e assumi-los, buscando ter bons relacionamentos, ser simpático, profissional, participativo, saber escutar, falar, ..., em fim buscar estar disposto a crescer e compartilhar as experiências”
Espero poder ter conseguido partilhar um pouco da minha jornada até aqui e que de alguma maneira, possa ajudar alguém, até porque o que fiz aqui também me ajudou muito pois: "Compartilhar experiências é crescer ",