As competências que um Key User devem ter
Dentro de uma equipe mobilizada, o projeto de implantação precisa de uma ou mais pessoas que vistam a camisa do projeto e que assumam o papel de “pai/mãe” do sistema. Essa pessoa é o usuário-chave, comumente chamado de Key User.
O termo hoje está amplamente difundido entre as organizações e traz algumas mudanças organizacionais. Por exemplo, colaboradores que antes eram vistos apenas como os com maior domínio em determinada área de negócio de uma empresa ganham papel e responsabilidades definidas. Key users são, portanto, o ponto focal em termos de disseminação de conhecimento nas ferramentas e regras de um processo de negócio.
Competências dos Key Users
- Capacitação e bom relacionamento com os colegas de trabalho
- Apoio nas decisões estratégicas
- Bons conhecimentos técnicos
- Domínio sobre as rotinas e processos da empresa
- Disponibilidade para executar as tarefas relativas ao projeto
- Motivação e senso de responsabilidade
- Demonstração dos resultados
Resumindo
Existe uma máxima que diz que saber é poder. Se saber for mesmo poder, o mesmo não podemos dizer sobre “saber é agir”. Muitas empresas investem enormes quantias de dinheiro para adquirir conhecimento, mas não sabem exatamente como transformar esse conhecimento em ação.
Para resolver esse cenário é que existe a figura dos key users, que são os disseminadores do conhecimento. O usuário-chave é extremamente importante na Gestão de Projetos, pois além de ser a pessoa apta a transformar o conhecimento em ação, será o ponto focal de interação.
Então...
Quantas competências Key User você leitor já tem?
O seu conhecimento te diferenciará no mercado, então desenvolva as competências faltantes e fique pronto para as oportunidades!