Compliance Humanizado
Mas o que seria um compliance Humanizado?
Na minha concepção compliance vai muito além de apenas seguir regras. É um estilo de vida!! Compliance é e sempre será sobre pessoas. Se não conseguirmos atingir e conscientizar o maior ativo de uma organização (as pessoas), o programa nunca será efetivo. O compliance humanizado é aquele que foca nas atitudes do ser humano: valores. Ética, moral, transparência, atitudes. A integridade corporativa só é plena e eficaz quando o tripé (Negócio – Colaboradores – Sociedade inserida) for respeitado e valorizado.
“ Compliance não é uma questão de ter e sim de ser!”
O compliance da nova Era tem um papel muito mais de apoio ao CEO/conselho, realizando todo embasamento e planejamento estratégico e decisório de uma organização. Atuando ativamente na análise acurada do mercado o qual está inserido, mapeando assim todos os riscos inerentes ao negócio, bem como oportunidades/ameaças; forças e fraquezas.
Com todo estudo tanto do mercado quanto do negócio em si, compliance também tem o papel de apoiar ativamente a área de gestão de pessoas e liderança. Traçando assim quais objetivos, metas, missão, visão, propósito, posicionamento da marca, valores, cultura organizacional, “fit” cultural, desenvolvimento da liderança e treinamentos dos colaboradores
A cultura de Compliance possui 4 pilares que são eles:
- Governança Corporativa – responsável por todos processos/procedimentos, costumes e políticas de uma organização. Também tem ênfase no bem-estar dos acionistas e como a empresa é vista no mercado.
- Planejamento Estratégico – Primeiro é estabelecer qual posicionamento e propósito da organização. Apoiar a alta gestão nas tomadas de decisões do rumo da organização. Quais objetivos, como atingir os objetivos. É prever os possíveis problemas e já realizar o planejamento de uma possível gestão de crise.
- Cultura Forte – São os valores não só compartilhados, mas também praticados pelos colaboradores de uma organização. Através de uma cultura organizacional forte você consegue influenciar e engajar seus colaboradores, tendo como consequência um aumento nos resultados da organização. É o tão conhecido “vestir a camisa da empresa”
- Liderança: São os colaboradores que farão com que toda a estratégia escrita seja realizada e todos os valores descritos na cultura sejam colocados em prática. Somente através do exemplo e da coerência entre o que se fala e o que se faz que um líder engaja sua equipe!
É através do desenvolvimento contínuo dos colaboradores (life long learning) que cada vez mais se terá equipes preparadas para atuar em um mercado cada vez mais complexo, volátil, ambíguo e incerto.
“Para se ter um compliance efetivo dentro de uma organização é preciso focar conscientização dos colaboradores.”