Compliane: os desafios na implementação e como superá-los
As empresas estão cada vez mais conscientes da importância de implementar um programa de compliance para garantir a conformidade com as legislações vigentes.
Desde a promulgação da Lei n.º 12.846, conhecida como Lei Anticorrupção, em 2014, o assunto tem sido amplamente discutido no ambiente corporativo.
O compliance consiste em um conjunto de medidas e procedimentos implementados pelas empresas para assegurar o cumprimento das leis e regulamentações pertinentes, bem como das políticas internas da organização.
Através do compliance, uma empresa demonstra seu compromisso com a governança e a transparência no cotidiano, por meio da conduta de seus profissionais e da execução das diferentes atividades que compõem seu negócio.
Isso porque um programa de compliance tem como objetivo prevenir a ocorrência de práticas ilegais ou antiéticas, tais como corrupção, fraude e lavagem de dinheiro.
Nesse contexto, a implementação de um programa de compliance assume importância estratégica para as empresas, visto que reduz potenciais riscos legais e reputacionais, além de aumentar a confiança de fornecedores, parceiros e stakeholders.
Desse modo, um programa de compliance eficiente pode elevar a eficiência operacional e a competitividade da organização.
Não obstante os benefícios mencionados, a implementação de ações pode enfrentar obstáculos. Os principais desafios podem ser resumidos em:
(i) escassez de recursos;
Recomendados pelo LinkedIn
(ii) ausência de conhecimento sobre leis e regulamentações pertinentes e as melhores práticas de compliance;
(iii) resistência de funcionários em incorporar altos padrões de ética e transparência;
(iv) deficiência na comunicação; e
(v) ausência de monitoramento.
Para superar esses obstáculos, é crucial que as empresas mantenham um forte compromisso da alta administração, invistam em treinamento e capacitação, estabeleçam uma cultura de compliance, comuniquem de forma clara e transparente as políticas e procedimentos, e realizem monitoramento contínuo do programa de compliance para assegurar sua eficácia e eficiência.
Por fim, a simples implementação de um programa de compliance não é suficiente. É necessário garantir sua eficiência. No decorrer do processo de implantação e efetivação, alguns desafios podem surgir, mas com planejamento e conhecimento é possível superá-los com facilidade.
Pesquisador | Estagiário de Pós-Graduação
1 aExcelente! A amplitude do Compliance traz possibilidades para seguridade empresarial e corporativo, assegurando a todos as boas práticas.