Comunicação Assertiva - Seja ela síncrona ou assíncrona

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Estamos o tempo inteiro conectados, com acesso a diferentes aplicativos, plataformas e ferramentas de comunicação. Mas qual será o grau de assertividade da nossa comunicação (escrita ou falada)? Será que estamos nos comunicando da forma correta, pelas vias adequadas, e nos fazendo compreender?

É fato que, para se conviver bem com as pessoas e para se trabalhar bem em equipe, as habilidades comunicativas são necessárias, bem como faz-se necessário seu aprimoramento no decorrer da vida. Uma boa comunicação é fundamental nas relações pessoais e profissionais, sobretudo em uma realidade na qual metodologias ágeis vão ocupando espaço: a eficiência na comunicação garante qualidade nos comandos, nas ações e relações.

Diferentes tipos de comunicação fazem parte do nosso dia a dia.

A COMUNICAÇÃO SÍNCRONA é a comunicação de maneira direta. É a oportunidade de passar a mensagem e obter a resposta prontamente, materializando um diálogo imediato. São exemplos: as aulas ao vivo (presenciais ou remotas), as reuniões por videoconferência, a ligação pelo telefone, uma conversa na mesa de um café.

Já da COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA não espere uma resposta imediata. Por ser atemporal, não combina com a ansiedade. Enviando uma mensagem de texto, um áudio nos aplicativos ou um e-mail, não temos a garantia da resposta; estar on-line nem sempre significa estar disponível.

Muitas relações não ficam claras pelo fato de a comunicação não ser assertiva. Nem sempre as informações são encaminhadas nas ferramentas de comunicação mais apropriadas. Por vezes, mensagens importantes se perdem nos grupos ou são até “ignoradas” pela quantidade de e-mails corporativos a todos os funcionários, mesmo não sendo específicas para o seu setor.

PARA UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA:

*Aprenda a ouvir com consciência e não apenas pensando no que vai responder ou argumentar em seguida;

*Tenha clareza e objetividade ao falar;

*Garanta o embasamento quanto ao que deseja comunicar;

*Fique atento(a) ao momento certo e quanto ao uso da ferramenta adequada;

*Inspire e ensine o que sabe como bom intermediador ou boa intermediadora.

Pierangela Nota Simões, PhD

Fonoaudióloga | Professora de Ensino Superior | Pesquisadora

3 a

Parabéns pela análise Luciana Bononi!

Rosangela Anderle

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I - Alfabetização

3 a

Precisamos ser mais assertivos na nossa comunicação. Excelente conteúdo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos