Comunicação Assertiva no Universo Corporativo

Comunicação Assertiva no Universo Corporativo

“Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia o saudoso Chacrinha!

No universo corporativo, não é diferente. Quando faço trabalhos na área de desenvolvimento organizacional nas empresas, bem como quando atendo em coaching executivo, a Comunicação é a maior necessidade diagnosticada.

Percebe-se que as consequências de quando a informação não chega da forma que deveria, são significativas: retrabalhos, conflitos nos relacionamentos, clima organizacional ruim, demissão de funcionários, com impacto claro nos resultados. As causas dos problemas gerados pela comunicação ineficaz vão desde a falta de checagem de entendimento do solicitante e solicitado, baixa escuta ativa, inexistência de feedback de comportamento e desempenho, pouca objetividade gerando desinteresse do outro, falta de clareza no que se quer informar, utilização inadequada de estratégias para comunicação em massa, falta de clareza e objetividade no cascateamento das informações por parte das lideranças, ou mesmo omissão da passagem das informação, entre outras.

Hoje em dia questiona-se muito sobre como reter talentos; e em época de crise, com empresas realizando reestruturações, se a Comunicação não for transparente e clara, bem como a falta de feedback acabam sendo motivadores destes talentos buscarem outras oportunidades fora.

Que soluções podemos sugerir então para que haja melhoria na Comunicação?

Primeiro ouvir os funcionários, para diagnosticar os maiores problemas existentes. Segundo, com o resultado pedir sugestões de ações e traçar um plano para tal (RH com as lideranças); terceiro comunicar o que está sendo realizado.

Além das ações corporativas, existe a necessidade de ações individuais, em especial das Lideranças para melhorar a Comunicação, como : checagem de entendimento do que é transmitido, utilização de linguagem adequada ao interlocutor, cuidar da forma que transmite a informação ou feedback ( por mais que o conteúdo esteja correto, perde-se o interlocutor quando se fala de forma agressiva ou prolixa ); e dar foco a troca de feedback constante ( não esperar apenas os momentos de avaliação de desempenho formais exigidos pela empresa ) ; e pedir feedback também da equipe, pares e chefia praticando a escuta ativa.

Ressalto a importância do RH e seus líderes avaliarem periodicamente o que houve de evolução, o que ainda necessita melhoria e promover constantemente ações para tal que, sem dúvida, terão impacto positivo nos resultados.

LILIAN KOZLOWSKI WIZENBERG

SOCIA DA LIB CONSULTORIA EM RH

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Lilian Kozlowski Wizenberg

  • Equilíbrio Físico, Mental e Espiritual durante a quarentena

    Equilíbrio Físico, Mental e Espiritual durante a quarentena

    Do Livro Vermelho de C.G.

    1 comentário
  • A terceira Inteligência: Espiritual

    A terceira Inteligência: Espiritual

    Mudanças no paradigma sobre inteligência SQ = Spiritual Quotient No início do século 20, o QI era a medida definitiva…

    23 comentários
  • O impacto do estresse no ambiente Corporativo

    O impacto do estresse no ambiente Corporativo

    Detectei durante os meus processos de coaching que a exigência de resultados em curto prazo é um dos principais motivos…

    3 comentários
  • Analogia das Relações

    Analogia das Relações

    Depois de pensar muito sobre o assunto, concluímos que existem dois tipos de relacionamentos no mundo corporativo, os…

    7 comentários
  • Quem é que mais prejudica sua vida?

    Quem é que mais prejudica sua vida?

    Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida..

    2 comentários
  • O que realmente é importante pra você?

    O que realmente é importante pra você?

    O que é importante de verdade para você? Você sabe o que é realmente importante na sua vida? Aquilo que realmente faz a…

    16 comentários
  • O VERDADEIRO EXEMPLO DE LIDERANÇA

    O VERDADEIRO EXEMPLO DE LIDERANÇA

    Trabalho no universo Corporativo há quase 30 anos.Cansamos de trazer exemplos de Liderança! Encontrei um exemplo…

    5 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos