Comunicação clara: quase um “playbook mágico” para negócios
Em artigo muito interessante publicado na terça-feira (28) no Financial Times, a investidora em startups June Angelides sustenta que não acredita num “manualzinho” mágico que sirva para todos.
No momento atual, em que todos fazem o balanço “deste ano estranho”, os desafios básicos continuam os mesmos, afirma a capitalista de risco. Como usar os recursos disponíveis para criar um produto ou serviço crível?
Ela prescreve quatro pontos principais para mais um ano de trabalho remoto. Anote aí:
1 – Proposta clara.
2 – Liderança e empatia.
3 – Construção de uma forte rede de network fora e dentro de sua organização.
4 – Estar preparado para o inesperado.
Eu acrescentaria mais um “human skills”: manter a calma. Pesquisa recente (The School of Life) mostrou que essa é uma das habilidades mais desejadas por líderes, além de espírito empreendedor e comunicação.
Pode não existir manual mágico para empreendedores, mas a comunicação assertiva e efetiva traz benefícios fantásticos para executivos em 2021.
Patrick Wyman, apresentador do podcast “Tides of History”, concorda. Ele foi um dos especialistas reunidos pelo site de conteúdo Future.com (da icônica firma de capital de risco Andreessen Horowitz, que publica conteúdos fantásticos sobre tecnologia e inovação).
O site reuniu vários especialistas para responder à pergunta “Como a expertise está sendo redefinida na era moderna?”
A resposta de Patrick: “Não estamos com uma crise de especialização, mas de explicação. É preciso, qualquer que seja sua disciplina técnica, fazer o público em geral entender o que você está dizendo e porquê”.
Da mesma forma, se as empresas conseguirem comunicar seu propósito, o que estão fazendo e porquê – terão chegado bem perto de um manual com poderes mágicos.